Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Euromonitor Matérias Especiais WGSNConsumo de sabonetes em barra no Brasil só perde para a Índia

Consumo de sabonetes em barra no Brasil só perde para a Índia

  • Written by:

Vendas cresceram 10% em 2022 e atingiram mais de US$ 1,6 bilhão

Por Estela Mendonça 

Segundo maior mercado global de sabonetes em barra, atrás apenas da Índia, o Brasil respondeu pelo consumo de mais de 390 mil toneladas no ano passado, totalizando US$ 1,633 bilhão em vendas, valor 10% maior em relação a 2021 e quase 10% de todo o consumo mundial.

Premiumnização

Vanessa Verea, groupper de Personal Care na Nivea, reforça que o mercado de sabonetes no Brasil é um dos mais desenvolvidos dentro do universo de higiene e beleza, com 99% de penetração. Ela avalia que o mercado tem evoluído através da premiumnização, já que a dinâmica da categoria está mudando. Os consumidores estão buscando outros benefícios nos produtos, como cuidado com o corpo, sustentabilidade e fragrâncias diferenciadas.

Vanessa Verea, groupper de Personal Care na Nivea

“O brasileiro é o povo que mais toma banho no mundo, mas, especialmente após a pandemia, a nossa relação com o banho mudou. Agora, esse é um momento de relaxamento, autocuidado e conexão com nós mesmos. O banho se tornou algo semelhante a um ritual na vida da mulher brasileira”, observa Vanessa, lembrando que isso pode impulsionar a demanda por sabonetes que ofereçam experiências sensoriais diferenciadas e ingredientes reconhecidos pelo cuidado com a pele, que promovem hidratação, além de oferecerem fragrâncias relaxantes e texturas suaves.

A executiva aponta também a sustentabilidade como ponto relevante para a categoria.  Cada vez mais pessoas estão optando por produtos feitos com ingredientes naturais e orgânicos, que são obtidos de forma sustentável, livres de componentes químicos agressivos. “Além disso, os consumidores estão buscando por marcas que tenham propósitos claros e reais. E como nossa essência é o cuidado com a pele e com as pessoas, continuamos oferecendo produtos de alta qualidade, inovadores e que acompanham as diversas necessidades dos nossos consumidores”.

Em 2022, a marca apostou em dois lançamentos importantes: o novo Nivea Antibacteriano 3 em 1, que elimina 99% das bactérias, cuida e protege a pele, e a linha Natural & Essencial com óleo vegetal que contém certificação de sustentabilidade (RSPO).

“Nossos produtos são compostos por 99% de ingredientes naturais e possuem duas variantes, Aloe Vera e Hibisco. Ambas as fragrâncias foram desenvolvidas com notas que proporcionam sensação de frescor natural na pele, poder de energização e revitalização”.

Referência em saboaria

Legenda: Denise Coutinho, diretora de marketing da Natura Brasil

A Natura, referência em saboaria, acompanha seus consumidores desde os primeiros dias de vida, com a linha Mamãe e Bebê, até a vida adulta, com as linhas Tododia e Ekos.

“Natura Tododia se destaca por lançamentos sazonais que acompanham o clima do país, trazendo ingredientes e fragrâncias condizentes com a época, como as linhas de verão e inverno”, comenta Denise Coutinho, diretora de marketing da Natura Brasil.

Focada em trazer para conhecimento público os benefícios que a biodiversidade do país tem a oferecer, a marca Natura Ekos é responsável pela maior utilização de bioativos brasileiros, aliando a tecnologia às pesquisas realizadas no Norte do país, principalmente na Amazônia.

Além de entender os principais benefícios dos ingredientes naturais, também promove pesquisas de base para compreender a cultura local, para que a extração dos bioativos seja feita de forma responsável, privilegiando a agricultura familiar e utilizando os recursos renováveis de forma racional.

Lama negra

“No geral, sabonetes sólidos tendem a durar mais que sabonetes líquidos, sendo uma opção mais econômica”, avalia a química Helena Fontes do Kur My Home Spa, que também aponta outras vantagens, como embalagens menores em relação aos líquidos, impactando em menor escala o meio ambiente, além de poderem aplicados diretamente sobre o corpo, garantindo boa espalhabilidade e não necessitando do uso de esponjas.

Helena Fontes, química do Kur My Home Spa

Helena destaca, ainda, que em sua formulação podem ser incorporadas partículas esfoliantes, para esfoliar áreas do corpo mais propensas a desenvolver cravos. Um exemplo da marca é o sabonete facial em barra Lama Negra.

“Com argila preta, é rica em minerais que ativam a circulação, auxiliando na oxigenação e nutrição dos tecidos, além de favorecer a renovação celular. Tem efeito hidratante, adstringente, antisséptico e proporciona tonicidade à pele. Ajuda no controle de oleosidade, sendo uma opção complementar no tratamento da acne”.

A marca também conta com o Sabonete de Amêndoas e Avelã da Kur My Home Spa,  uma opção em barra para lavabo ou banho, que também contém extrato de camomila e glicerina vegetal. Juntos, limpam, tonificam, nutrem, hidratam e regeneram a pele. Já o Sabonete de Leite de Aveia da Kur My Home Spa é uma opção em barra que possui uma bucha vegetal esfoliante em sua composição.

100 vezes mais vitamina C

Lançada no mês passado pela Árago Dermocosméticos, a Linha Skinderm, um tratamento intensivo desenvolvido com a Ameixa Kakadu plum, uma super fruta australiana, que tem 100 vezes mais Vitamina C do que a laranja, conta com o sabonete em barra, que traz a combinação de argila amarela, óleo de semente de uva, Vitamina C vegetal, silício e sais minerais, que proporcionam uma ação antioxidante e remineralizante.

“Além de deixar a pele limpa e hidratada, promove a renovação celular e ação dermopurificante, e ainda forma um escudo antipoluição cutâneo, combatendo o estresse oxidativo”, explica Elaine Veríssimo, diretora de pesquisa e desenvolvimento. O produto é indicado para todos os tipos de pele e pode ser usado tanto no corpo quanto na face.

Vitaminas aplicadas

A vitamina C também é a aposta da Cloy. O sabonete corporal Vitamine-C também possui creme hidratante vegetal e manteiga de karité, elementos marcantes na composição dos sabonetes da marca e que fornecem super hidratação. De acordo com a head de marketing, Michéle Miranda, a decisão do lançamento surgiu após estudos que apresentaram o constante aumento na procura por cosméticos com vitaminas aplicadas. “A escolha da vitamina C, além de trazer várias vantagens para a pele, traz também algo característico dos nossos produtos, que é a experiência sensorial durante o banho com fragrâncias jovens, energizantes e aderentes ao perfil da consumidora da marca”, comenta.

Sabonete íntimo

A pantys e a B.O.B lançaram em parceria o Sabonete íntimo em barra pantys & B.O.B. O produto é hipoalergênico, clinicamente e dermatologicamente testado e traz uma sensação de frescor, limpando suavemente, enquanto mantém a flora saudável. “O objetivo desse produto não é mascarar os cheiros próprios da  vulva, e sim cuidar dessa região sensível que precisa de um carinho extra”, defende a marca. Ele conta com ácido lático vegetal, manteiga de ucuuba e Aloe vera.

Aminoácidos naturais

“As formulações de limpeza em barra são os grandes clássicos da beleza sem água, pois fazem parte de nosso cotidiano e da história, desde o surgimento das primeiras versões obtidas por saponificação”, lembra Julianna Gonçalves, coordenadora técnica da área de Ciências da Vida da Colormix Especialidades.

Julianna Gonçalves, coordenadora técnica de Ciências da Vida da Colormix

Para Julianna, os sabonetes em barra não apenas se enquadram na tendência de produtos waterless, ou sem água em sua composição, como também podem ser verdadeiros sinônimos de praticidade e sustentabilidade. “A tendência clean beauty valoriza produtos seguros, que são obtidos a partir de fontes e processos mais naturais, limpos e éticos, quanto às suas características de origem e aspectos sociais envolvidos”.

Para atender às tendências de mercado, a especialista da Colormix Especialidades indica o surfactante em pó Eversoft ULS-100S (Sodium Lauroyl Glutamate). “Obtido a partir de aminoácidos naturais, é ideal para formulações de produtos suaves, além de proporcionar à pele uma sensação agradável e sedosa, possuir alto poder de formação de espuma e excelente biodegrabilidade”, afirma Jullianna, citando também como possibilidade o SCI (Sodium Cocoyl Isothionate), uma versão menos densa, que facilita a sua manipulação e forma barras com melhor compactação e mais brilho.

Para personalizar e atribuir novos benefícios às barras, o destaque da Colormix Especialidades é o Wala Moringa Oil, bioativo da flora africana, de fácil absorção, sensorial sofisticado e não oleoso, além de altamente estável. Estudos de eficácia demonstraram que ele aumenta os níveis de hidratação da pele e retenção da perda de água transpidermal, além de atuar no restabelecimento da barreira cutânea e na normalização do microbioma da pele.

Foco na espumação

Vanessa Barros, gerente de Produtos Beauty & Personal Care da IMCD Brasil, observa que os consumidores buscam cada vez mais formulações inovadoras, texturas diferenciadas e efeitos sensoriais associados à preocupação com o meio ambiente, segurança e bem-estar. “Encontrar ingredientes que atendam estas demandas sem comprometer a performance está se tornando cada vez mais relevante e desafiador”.

Vanessa Barros, gerente de Produtos Beauty & Personal Care da IMCD Brasil

Para vencer esses desafios em sabonetes em barra, a IMCD e sua representada Innospec oferecem o Iselux Flakes (Sodium Lauroyl Methyl Isethionate) e o Pureact I85P (Sodium Cocoyl Isethionate).

Vanessa explica que o Iselux Flakes, produto sólido (escamas) com 80% de ativos, sem conservantes, biodegradável e com quatro anos de prazo de validade, faz parte da nova geração de isetionatos. Trata-se de um tensoativo aniônico suave, sulfate free, que pode ser utilizado em formulações como surfactante primário ou secundário, proporcionando uma espuma densa, cremosa, luxuosa e duradoura, com benefícios de condicionamento. “Além de uma explosão de espuma, comparado ao Less, o Iselux Flakes tem alto grau de vegetalização, excelente solubilidade em água a frio”.

Já o Pureact I85P, derivado de fontes renováveis e biodegradável, é um tensoativo aniônico suave sólido (pó) com 85% de ativos, sulfate free, derivado de coco e também com quatro anos de prazo de validade, que promove uma espuma densa e cremosa. “A IMCD e nossa parceira Innospec oferecemos soluções para aplicações possíveis em todos os sistemas de limpeza”, complementa Vanessa.

Combinação de tensoativos

Fernanda Teodoro, pesquisadora especialista da Stepan, conta que, entendendo a importância que os sabonetes em barra representam para o consumidor, o time de Pesquisa e Desenvolvimento de Personal Care da empresa realizou novos testes com vários surfactantes aditivos em pó e pasta  para ajudar a melhorar o desempenho dessas formulações, sem alto impacto no custo.

Fernanda Teodoro, pesquisadora especialista da Stepan

“O LATHANOL® LAL POWDER (Lauril Sulfoacetato de Sódio) em conjunto com o STEPAN-MILD® GCC (Gliceril Caprilato/ Caprato) adicionados à massa base de sabonete na concentração de 0,5%, demonstrou ser a  combinação e a proporção ideal para o melhor desempenho do sabonete em barra”, afirma Fernanda, explicando que o LATHANOL® LAL POWDER é um tensoativo aniônico que possui cadeia carbônica de origem natural, conferindo ao produto espuma cremosa, suave e de longa duração, com sensação hidratante na pele.

Por sua vez, o STEPAN-MILD® GCC é um ester que também possui cadeia carbônica de origem natural, proporcionando sensorial suave e hidratante para a pele, além de melhorar o volume de espuma dos produtos de higiene.

De forma complementar, a associação desses dois ingredientes melhora o volume e a estabilidade da espuma, além de reduzir a média de área de bolha, conforme mostra a imagem abaixo.  “Com essa combinação é possível obter sensorial semelhante aos sabonetes em barra feitos pelo processo de fabricação syndet, mas com formulação feita pelo processo de extrusão”, complementa Fernanda.


Ação hidratante

O processo de limpeza pode muitas vezes ressecar a pele. Vanessa da Silva Freitas, coordenadora de serviços técnicos na BASF, ressalta que os consumidores estão cada vez mais em busca benefícios que vão além da fragrância, e que possam trazer um equilíbrio entre uma limpeza efetiva e ação hidratante.

Vanessa Freitas, coordenadora de serviços técnicos na BASF

Pensando nisso, a BASF recentemente realizou novos testes para dois ingredientes de alta performance, de seu amplo portfólio, para aplicação de sabonetes em barra: o Lamesoft® PO 65 e o Hydrasensyl® Glucan Green.

Vanessa explica que o Lamesoft® PO 65, um ingrediente composto por éster oleico e tensoativo não iônico, coco glucosídeo,  atua como um bio-repositor da camada lipídica natural presente na pele, que muitas vezes pode ser removida durante processo de higiene. “É um ingrediente muito versátil comumente aplicado na indústria em sabonetes líquidos e shampoos e que agora também possui testes de performance que respaldam sua aplicação em sabonetes em barra”. Os novos testes demonstraram ele pode garantir até 58% de aumento da hidratação, sem interferência na espuma, qualidade da barra ou sensorial.  “O ingrediente possui 100% de índice de naturalidade, é produzido localmente, e possui diversos benefícios para pele e cabelo”.

O Hydrasensyl® Glucan Green, por sua vez, faz parte do portfólio de bioativos e é produzido por processo biotecnológico através da fermentação de levedura e possui propriedades suavizantes, reduzindo a liberação de mediadores pró-inflamatórios, como interleucina-8, interleucina 1-alpha, e prostaglandina E2, além de manter hidratação, garantindo o aumento de 15% de hidratação da pele em duas semanas para aplicações enxaguáveis.

“É importante destacar que além desses ingredientes inovadores, que conferem benefício adicional de hidratação para pele, a BASF também detém um portfólio amplo de tensoativos, estabilizantes e outros ingredientes que podem ser utilizados para formulações de sabonetes em barra”, completa Vanessa.

A barra é pop

Natália Vargas, especialista em tendências na WGSN, empresa de tendências de comportamento e consumo, destaca o crescente interesse pelo formato em barra não apenas em sabonetes em barra, mas produtos de higiene e beleza de várias categorias.

Natália Vargas, especialista em tendências na WGSN

“Como a sustentabilidade está se tornando algo indiscutível no universo da beleza, esse formato vai ser um dos preferidos das gerações mais novas. Por isso, os sabonetes em barra estão de volta com força total, atraindo esse consumidor que quer gastar menos e proteger o planeta”.

Considerando que produtos que são ativados por água, como os corporais, de higiene, para sobrancelhas, shampoos, perfumes e afins, rendem quatro vezes mais lavagens que um produto líquido.

Natália aposta no aumento do interesse por produtos de beleza em barra.  “Como a sustentabilidade está se tornando algo indiscutível no universo da beleza, esse formato vai ser um dos preferidos das gerações mais novas”.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Web Design Company