Cosméticos veganos viram tendência na indústria
O frio e a baixa umidade do inverno trazem sérias consequências para a pele. Rachaduras nos lábios e ressecamento são os problemas visíveis causados por essas condições impróprias da atmosfera.
A pele ressecada ainda causa coceira e as feridas costumam se espalhar pelo corpo como um alerta de que é preciso tomar cuidados especiais. Além disso, o banho quente, comum nessa época, atua como mais um fator devastador, pois a água aquecida remove a oleosidade natural que funciona como uma barreira de proteção da pele.
A indústria vem buscando soluções para o problema, criando produtos que limpem e hidratem a pele, promovendo o skincare para repor os nutrientes perdidos e procurando substâncias que sejam indicadas para os diferentes tipos de pele. “A pele no inverno fica mais sensível às agressões pelos fatores externos. Nessa hora, o importante é aumentar a barreira de proteção e repor a gordura natural da pele”, afirma a cosmetóloga da USP Joyce Quenca.
Ácido Hialurônico é indicado para combater os efeitos do frio sobre a pele
As substâncias naturais viraram uma tendência nas fórmulas dos produtos desenvolvidos pelos laboratórios. Há hidratantes que trazem na sua composição a lecitina de soja, óleo de café, tomate, andiroba, entre outros. Mas é uma substância natural produzida pelo próprio organismo que surge como maior aliada na produção de poderosos hidratantes que acabam também por ajudar a prevenir estrias, evitar a flacidez e aumentar a sensação de bem-estar.
A Novexpert, empresa francesa que atua em mais de 10 países, está renovando a linha de produtos 100% naturais com ácido hialurônico, que foi estrategicamente pensada para melhorar a qualidade da pele nessa época de frio, voltada para a hidratação da pele e antienvelhecimento. “O ácido hialurônico é uma substância produzida pelo próprio organismo que preenche os espaços entre as células e está presente em todos os órgãos do nosso corpo. Sendo que a quantidade na pele representa mais de 50% do total”, ressalta a Dra. Bettina Sanson, médica dermatologista e membra da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e SBDC (Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica).
Produtos veganos e naturais crescem no gosto do consumidor
Quando o assunto é ressecamento da pele causada pelo inverno, o ácido hialurônico é indispensável. O skincare é um exercício de autocuidado, que mantem a pele saudável e com menos sinais do envelhecimento. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. E nesse contexto, a rotina de skincare com produtos veganos caiu no gosto do consumidor. Usando componentes naturais na composição das suas fórmulas, os produtos veganos potencializam os resultados. “A Novexpert desenvolveu uma linha de produtos naturais que promovem a limpeza da pele, reforçam a hidratação e ainda contribuem para prevenir os sinais do envelhecimento e dar sustentação à pele”, completa Sanson.
Fonte: Jornal Tribuna 17.08.2022