Cosmetólogo da ABC assume a presidência da IFSCC
É a primeira vez na história da cosmetologia mundial que um brasileiro assume a presidência da International Federation of Societies of Cosmetic Chemists
Jadir Nunes, vice-presidente administrativo da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), que esteve à frente da Comissão Organizadora da 22ª Conferência Internacional IFSCC – International Federation of Societies of Cosmetic Chemists, realizada recentemente no Rio de Janeiro, acaba de assumir a presidência da entidade.
A IFSCC é uma federação global dedicada à cooperação internacional nos campos da tecnologia e ciência cosmética. Fundada em 1956 e sediada em Londres, congrega 47 associações, que representam 58 países e mais de 15.000 profissionais e pesquisadores do setor cosmético que visam o alto nível de padrões nos aspectos científicos e educacionais relacionados à cosmetologia.
“Com a representatividade brasileira na presidência da IFSCC, o País ganha em visibilidade, credibilidade e se coloca, definitivamente, no cenário da ciência cosmética mundial, junto a países referências no setor, como França, Japão, EUA, Alemanha, Inglaterra, entre outros. Estou muito honrado com essa conquista”, destacou Nunes, lembrando que a ABC é a associação que representa oficialmente o país na IFSCC. “A atuação da ABC, junto à comunidade científica nacional, possibilitou elevar a posição do Brasil para o 4º lugar no ranking da IFSCC que avalia o desempenho dos países por meio da quantidade trabalhos científicos aprovados nos congressos da Federação. Graças a um intenso trabalho, mantemos essa posição desde 2010, e estamos atrás somente do Japão, Estados Unidos e França”, explicou.
A posse de Nunes na presidência da IFSCC ocorreu logo após a Conferência Internacional 2013, evento que a ABC conseguiu trazer pela primeira vez ao Brasil e que contou com a participação de 600 congressistas, que conferiram as tendências da indústria cosmética nas áreas de inovação, tecnologia e formulação.
“Venho me preparando para assumir esse cargo desde 2009, após o Congresso da IFSCC em Barcelona, ocasião em que houve a aprovação do Brasil como sede da Conferência em 2013. Agora à frente de todas as decisões estratégicas da Federação, além de oferecer suporte aos demais membros da diretoria da IFSCC, o desafio maior é fazer com que a entidade se fortaleça em algumas regiões chaves do globo como China, Leste Europeu, África e Ásia. A América Latina também tem muito a ganhar, já que somos o único representante da região no Praesidium (diretoria) da entidade”, acrescentou Jadir Nunes, presidente da IFSCC até a próxima Conferência Internacional, que será em outubro de 2014 na França.
Sobre a ABC
A Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) é uma entidade fundada em abril de 1973 com objetivo de promover o desenvolvimento da Cosmetologia. A atuação da entidade é fundamental para o desenvolvimento dos setores tecnológico, científico e regulatório do âmbito cosmético e de seus profissionais, por meio de comitês, grupos técnicos, grupos de trabalhos e aconselhamento para as áreas de Vigilância Sanitária, Metrologia e Meio-Ambiente, e no processo de integração ao Mercosul.
A ABC é representante oficial do Brasil junto a IFSCC (International Federation of Societies of Cosmetic Chemists) – sociedade que congrega cerca de trinta e cinco entidades internacionais, além de representar o Brasil junto à comunidade internacional científica da Cosmetologia, participando e promovendo atividades para o aperfeiçoamento da integração mundial e troca de informações.
Para mais informações acesse: www.abc-cosmetologia.org.br
Fonte: Segs