Cuidados com o couro cabeludo: um mercado em alta
O segmento profissional de cuidados com o couro cabeludo apresentou um forte acréscimo nas vendas em 2021.
Um crescimento uniforme de cerca de 12% foi observado em todas as regiões e em quase todos os mercados dos países cobertos no relatório da Kline, Professional Scalp Care Products: Global Market Snapshot, que foi publicado recentemente. O mercado de cuidados com o couro cabeludo ainda constitui um nicho e fica atrás do mercado geral de cuidados com o cabelo, porém a queda em vendas que experimentou durante a pandemia foi, em compensação, muito menos abrupta. Globalmente, existem três fatores principais que estimulam a demanda por produtos para o couro cabeludo:
Saúde do couro cabeludo
O dia a dia estressante, a poluição e o envelhecimento são algumas das razões pelas quais a demanda por produtos para o couro cabeludo está crescendo. Ao passo que os consumidores estão enfrentando mais problemas relacionados ao couro cabeludo, mais investidas têm sido feitas para proteger e manter um couro cabeludo saudável – e serviços de salão voltados a esses propósitos são igualmente importantes. De fato, o preço médio de serviços para couro cabeludo nos Estados Unidos subiu em 18% na primeira metade de 2022, em comparação a 2021, de acordo com a Kline PRO (base de dados da Kline voltada para produtos e serviços de varejo de salões).
Lançamentos
Todo ano há uma onda de lançamentos de produtos de cuidados pessoais com funções voltadas para o couro cabeludo. O Professional Hair Care Intelligence Center (Centro de Inteligência em Cuidados Profissionais com o Cabelo) da Kline mostra que 13% de todos os novos produtos pertencem à categoria de cuidados com o couro cabeludo e queda capilar. A queda de cabelo é a principal motivação por trás dos produtos para couro cabeludo em países ocidentais, como os Estados Unidos, mantendo-se também como uma das principais funções na grande maioria dos mercados. No caso de países asiáticos, o envelhecimento é a principal razão pela procura de produtos para couro cabeludo: no Japão, mais do que a metade dos produtos focaliza perda/desbaste de cabelo, com a hidratação sendo uma outra característica importante desses produtos.
Abaixo, listamos alguns dos lançamentos mais impactantes no Brasil.
Alta penetração em mercados-chave
Apesar dos Estados Unidos e do Japão serem os mercados líderes em produtos para couro cabeludo, a maior parte do crescimento veio de outros países. O Canadá, por exemplo, se destacou com um aumento em vendas de mais de 50% em 2021 – mas o segmento de cuidados com o couro cabeludo ainda é um nicho no mercado canadense de cuidados com o cabelo, assim como mencionado para o Brasil.
Com os crescentes níveis de estresse e doenças durante a pandemia, a demanda por produtos visando o couro cabeludo aumentou significativamente, mesmo em países em que esse tipo de produto não era anteriormente proeminente. A República Tcheca, a Eslováquia e a Hungria representaram, em conjunto, o segundo mercado de couro cabeludo com crescimento mais rápido, contabilizando um aumento de 20%. Tratamentos para couros cabeludos sensíveis e para queda de cabelo ganharam popularidade nessas regiões, principalmente no segmento de take-home (produtos comprados no salão para serem utilizados em casa).
No Brasil, o mercado de cuidados com o couro cabeludo manteve-se diversificado, com produtos voltados para a prevenção da queda capilar e para a limpeza, nutrição e relaxamento do couro cabeludo. Assim como em muitos outros mercados, as tendências de cuidados com a pele migraram para os cuidados com o cabelo, com produtos para cabelo contendo, por exemplo, niacinamida e o ácido láurico em sua formulação, compostos comumente encontrados em produtos para pele. Apesar de ainda ser um mercado nicho no Brasil, a tendência dos cuidados com o couro cabeludo seguiu avançando no país em 2021, especialmente com o crescente apoio de profissionais da saúde na formulação e prescrição de produtos para tratamento do couro cabeludo, seguido da expansão desses produtos para as prateleiras de farmácias, além das tradicionais lojas de varejo e dos salões.
Fonte: Factor Kline 19.11.2022