Demanda por procedimentos estéticos aumenta entre os homens
Com crescimento de 18% entre 2021 e 2022, relatório mostra maior busca por ginecomastia e lipoaspiração
Foi-se o tempo em que cirurgia plástica e procedimentos estéticos eram “coisas de mulher”. Cada vez mais, o mercado de estética tem ganhado espaço entre os homens e pelos mais variados motivos, como mostra o relatório anual da ISAPS (sigla em inglês para Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética).
E esse comportamento não se limita apenas às cirurgias plásticas, mas aos cuidados gerais de beleza! Conforme mostra o relatório anual da Research and Markets, “o mercado global de cuidados pessoais masculinos cresceu de US$ 58,06 bilhões, em 2022, para US$ 63,53 bilhões em 2023”, um aumento de 9,4%.
Os mais procurados pelos homens
Apesar de, segundo a ISAPS, as mulheres representarem 85,7% no número de procedimentos estéticos, a procura entre os homens teve um aumento de 18% entre 2021 e 2022. No último ano, a maior demanda para o sexo masculino foi de ginecomastia — cirurgia de redução das mamas realizada por famosos como Eliezer — e lipoaspiração.
Ainda de acordo com este levantamento, os tratamentos com toxina botulínica e ácido hialurônico seguem sendo os procedimentos não-cirúrgicos mais comuns para homens e mulheres de todas as faixas etárias: sobre este primeiro, foram mais de 9 milhões de procedimentos realizados no mundo inteiro em 2022, um aumento de 26,1% em comparação com o ano anterior.
A cirurgiã plástica Sileny Lopes, especialista em métodos com laser e cosmiatria, também aponta que os tratamentos para flacidez facial foram bastante requisitados pelos homens: além da toxina botulínica, ela lista os bioestimuladores injetáveis, tratamentos para calvície, (tanto clínico, quanto cirúrgico), blefaroplastia para remover excesso de pele das pálpebras (acima de 40 anos) e ritidoplastia para realizar um lifting facial (acima de 60 anos).
Entre os procedimentos não-invasivos, o farmacêutico e pesquisador Ricardo Loss também destaca outros métodos pedidos pelos homens:
• Epilação à laser: eliminação definitiva dos pelos corporais)
• Criolipólise: combate a flacidez, fortalece o músculo e elimina gordura corporal através do congelamento das células adiposas
• Limpeza de pele e peeling facial
• Tratamentos capilares e combate à calvície
“Principalmente homem que estão começando a ficar calvos começam a fazer os tratamentos estéticos com intradermoterapia (aplicação de ativos no couro cabeludo) ou PRP capilar (sigla para ‘Plasma Rico em Plaquetas’, método que fortalece e estimula o crescimento dos fios), tudo isso para não precisar do transplante. Normalmente, alguns deles, quando não tem mais como fazer o tratamento capilar, procuram o transplante capilar”, exemplifica.
Na parte corporal, ele cita métodos minimamente invasivos de definição abdominal como os mais procurados. Procedimentos íntimos, como tratamento nos glúteos e o preenchimento peniano (sem intervenção cirúrgica) são outras técnicas bastante requisitadas.
Preconceito e tabus
Há alguns anos, o homem que dedicava mais tempo para se cuidar era alvo de piadas mesmo no seu círculo de amizades. Com o aumento de debates sobre masculinidade tóxica e famosos dando visibilidade ao assunto, o procedimento estético deixou de ser um tabu. Para Loss, essa mudança reflete no cuidado que o homem tem escolhido ter com o próprio corpo:
“Eles têm buscado cada vez mais se sentirem mais bonitos, com a autoestima melhor, de forma a melhorar essa parte externa. Aos poucos, os homens estão entendendo que a estética não é algo superficial, mas que também reflete na saúde, no bem-estar.”
Sileny acredita que a exposição nas redes sociais foi outro fator que estimulou essa maior busca por autocuidado: “Uma maior exposição nas redes sociais, reuniões online na qual eles, continuamente, ficam observando a própria face, isso também teve um peso nessa mudança. A imagem pessoal interfere diretamente no sucesso profissional.”
“Percebo motivações diferentes, alguns almejam novos cargos, estão em novos relacionamentos, querem melhorar autoestima após algum trauma ou buscam acompanhar as parceiras que se cuidam bem”, detalha a médica sobre o aumento na busca por procedimentos entre os homens.
Fonte: gshow 04.12.2023