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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Empresas & NegóciosDesafio BASF: inscrições de soluções para cabelos crespos e cacheados vão até 10/07

Desafio BASF: inscrições de soluções para cabelos crespos e cacheados vão até 10/07

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Hair Care 360° selecionará soluções inovadoras e disruptivas  com foco em diversidade, inclusão e sustentabilidade

Por Estela Mendonça 

Startups de todo o Brasil têm até o dia 10/07 para inscrever soluções inovadoras e disruptivas que ajudem a transformar a rotina dos cuidados com o couro cabeludo e os fios de pessoas com cabelos ondulados, cacheados e crespos, tornando-a mais eficiente, prática e acessível, no novo desafio de inovação aberta da BASF Hair Care 360°, em parceria com a The Bakery, empresa global de inovação corporativa com clientes em 22 países e foco na gestão, governança e execução de iniciativas de inovação.

Soluções digitais inovadoras, ingredientes biotecnológicos, formulações sustentáveis, dermocosméticos alinhados ao movimento de skinificação e de cuidado com o couro cabeludo, projetos de personalização e customização e metodologias de testes especializados estão entre as propostas que podem concorrer aos vários benefícios do programa.

Seleção e benefícios

Um comitê composto por especialistas nas áreas de Sustentabilidade, Inovação, Digitalização e Cuidados com Cabelo será responsável pela avaliação das propostas, com base em critérios como inovação, originalidade e potencial de impacto positivo na sustentabilidade e no mercado de cuidados com cabelos da América do Sul, além da viabilidade técnica, sustentável e legal dos projetos. Também serão avaliados o modelo de negócio, a estratégia de implementação, a capacidade de executar o projeto e a escalabilidade no prazo estabelecido.

Serão selecionados duas startups, que receberão recursos financeiros para realização de testes com duração de um mês, consultoria da rede global de especialistas da BASF, acesso ao mercado e parceiros estratégicos e espaço físico ou recursos para trabalho remoto, conforme disponibilidade.

Fabio Cahen, diretor de Personal Care da BASF para a América do Sul

Programa Hair Care 360°

A iniciativa faz parte do programa Hair Care 360°, ecossistema para desenvolvimento de soluções para cabelo, que visa fomentar a inovação para atender as necessidades dos diferentes perfis de consumidores, abordando características físicas, sociais, estilos de vida, entre outros aspectos. “Queremos investir no desenvolvimento de soluções que realmente contribuam para facilitar a vida das pessoas e principalmente, para que se sintam felizes e encorajadas a assumir o cabelo que quiserem ter, valorizando a autoestima e a singularidade dos consumidores”, afirma Fabio Cahen, diretor de Personal Care da BASF para a América do Sul.

Inclusão, sustentabilidade, foco no consumidor, inovação e ciência são pilares da dessa iniciativa que vai promover o intercâmbio entre parceiros e stakeholders para testar e validar inovações sustentáveis e inclusivas para cabelos. “Nosso objetivo é fomentar o ecossistema e aliar as possibilidades de inovação a soluções que sejam mais inclusivas, por meio da nossa expertise científica e conexões com diversos clientes e parceiros”, explica o executivo.

Diversidade brasileira

Cahen destaca que o Brasil é o melhor laboratório do mundo para produtos para os cabelos porque tem pessoas com todos os tipos de cabelos existentes. “Queremos entender o que o consumidor quer para os seus cabelos, valorizar as demandas de cada tipo de fio, promover a diversidade de interesses, estilos, experiências e entregar soluções inovadoras junto a nossos clientes”.

As previsões para o mercado também avalizam a iniciativa da BASF no país, que já ocupa a quarta posição no ranking global de consumo de produtos de hair care, com vendas de US$ 4,9 bilhões em 2022, segundo a Euromonitor, que também prevê um crescimento expressivo de mais de 40% até 2027, quando o consumo no Brasil deverá atingir US$ 6,8 bilhões.

Na avaliação de Cahen, nesse mercado em franco crescimento, há diversas oportunidades de inovação que vão além dos produtos e tratamentos tradicionais para o cabelo, como xampu, condicionador e máscara, citando como exemplo o aumento de 16% para 30% do consumo de produtos para modelar o cabelo na pesquisa da Mintel atual (2022) em comparação com a anterior. “Além disso, customização e personalização têm aparecido como tendência importante do segmento abrindo espaço para diversos serviços e soluções digitais”.

Ondas de oportunidades

O executivo da BASF observa que, além da constante demanda por inovação de produtos, a variedade de fios presentes no Brasil oferece uma oportunidade única de desenvolver soluções que atendam às necessidades especificas, garantindo a alta performance, mais sustentáveis e acessíveis. Dados do relatório de Cuidados com Cabelo no Brasil de 2023 da Mintel indicam que mais de 70% da população brasileira possui cabelo ondulado, crespo ou cacheado, mas apenas 10% dos produtos lançados no ano passado têm indicação para esses tipos de cabelos (GNDP, Mintel – Lançamentos de produtos para cabelo no Brasil em 2022).

Inscrições até 10/07

Ressaltando que o aumento do hábito de optar por estilos naturais de cabelos cacheados e crespos está relacionado a questões culturais e de identidade, incluindo a necessidade de maior bem-estar e diversidade, Fábio Cahen convoca: “Se você possui alguma solução que possa contribuir com este desafio, inscreva-se no Hair Care 360º”.

As startups interessadas devem se apressar para enviar suas propostas até o dia 10 de julho, por meio de um formulário online disponibilizado no site oficial do Programa: Hair Care 360°.

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