Consultoria aponta também que empresas de bens de consumo enxergam os benefícios, mas ainda enfrentam dificuldades em adotar práticas sustentáveis
Com os temas de meio ambiente, social e governança (ESG) cada vez mais em evidência, um levantamento da Bain & Company aponta como isso tem influenciado a indústria de bens de consumo. Após ouvir mais de 4000 consumidores no Brasil, o levantamento apontou que:
•66% dos brasileiros comprariam mais ou se tornariam mais leais se a empresa tivesse maior comprometimento com o meio ambiente;
•50% frequentemente compram de empresas comprometidas com o meio ambiente;
•Consumidores no Brasil acreditam que sustentabilidade é muito relevante, mas admitem ter barreiras físicas para reciclar mais;
•Em uma escala até 5.0, 4.6 é o nível de importância da sustentabilidade para os brasileiros;
•91% dos consumidores fazem ações diárias para diminuir o consumo de plástico;
•34% aumentaram a separação de resíduos recicláveis em casa durante a pandemia da Covid-19;
ESG na Indústria de Bens de Consumo
Outro levantamento feito pela Bain entrevistou executivos de 20 das maiores empresas de bens de consumo apontou que o tema já é prioridade para 100% dos entrevistados. Entre os assuntos mais considerados por eles estão saúde e bem estar, descarte consciente, emissões de gases de efeito estufa, gestão dos recursos hídricos e cadeia sustentável, além de considerar diversidade e inclusão em todos os aspectos.
Os benefícios são inegáveis, observados tanto do ponto de vista ambiental, social e de governança, quanto nos retornos financeiros. Entre eles, o levantamento aponta como principais:
•5 a 6 vezes mais crescimento
•4 vezes aumento na penetração no mercado doméstico
•3 vezes mais lealdade do consumidor
•2 vezes mais valor de marca
•Bilhões de dólares em acesso a novos segmentos de mercado
Nos últimos 20 anos, o desempenho de empresas desta indústria se mostrou comprovadamente mais alto.
No entanto, apenas 5% dos executivos entrevistados pelo estudo dizem ter incorporado o conceito com sucesso em suas marcas e afirmam que sustentabilidade ainda não é realidade para muitas delas. O desafio se dá ao superar as barreiras de agradar o consumidor com produtos com valores sustentáveis e, ao mesmo tempo, manter preços competitivos.