Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Empresas & NegóciosDSM lança vitamina B12 para uso cosmético na in-cosmetics Paris

DSM lança vitamina B12 para uso cosmético na in-cosmetics Paris

  • Written by:

Vitamina rosa biotecnológica modula reguladores para reduzir microinflamações na pele, sendo mais uma aliada no cuidado preventivo e da melhora da saúde da pele.

Por Estela Mendonça

O uso dermatológico da vitamina B12 vem ganhando força nos últimos anos, especialmente na Ásia, seguida pela Europa. Envolvida no metabolismo celular, já se sabe que sua deficiência está relacionada à hiperpigmentação, dermatite atópica, eritema, vitiligo e outros problemas de pele. Na dermatite atópica, por exemplo, é capaz de suprimir a produção de citocinas dos linfócitos T, que podem iniciar os processos inflamatórios da doença. A vitamina B12 também é eficaz como eliminador de óxido nítrico, que em quantidade excessiva é conhecido por causar coceira e vermelhidão no eczema.

A DSM é pioneira no estudo e desenvolvimento de vitaminas para uso cosmético e recentes estudos levaram a novas descobertas sobre os benefícios da Vitamina B12 no uso tópico para os cuidados da pele, levando ao desenvolvimento da Vitamina B12 para aplicação cosmética. Um novo grau de vitamina B12 é capaz de modular os reguladores epigenéticos (miRNAs), nos queratinócitos para reduzir as microinflamações resultantes das exposições que a pele sofre diariamente.

Segundo Luis Julian, gerente técnico regional da DSM, nos estudos sobre o mecanismo de reações inflamatórias da pele ficou evidenciado que o inflamassoma nos queratinócitos é um elemento chave. Ele explica que raios UV, poluição ou qualquer estresse oxidativo induzem a formação do inflamassoma NLRP3, especialmente nos queratinócitos. “Este inflamassoma é responsável por regular a resposta imunológica, desencadeando a resposta inflamatória pela produção de citocinas como IL-1b e IL-18. Se este inflamassoma for cronicamente ativado, causa irritação na pele e envelhecimento prematuro”.

Luis Julian, gerente técnico regional da DSM

O inflamassoma é um complexo multiproteico intracelular (NLRP3, ASC e Pro-Caspase-1). “Com uma triagem no painel de expressão gênica baseado em 105 miRNAs, identificamos 22 miRNAs significativamente modulados pela vitamina B12, em particular o miR-22-3p. A Vitamina B12 inibe a expressão de RNA mensageiro e da proteína NLRP3 e a ativação mediada pela NRLP da Caspase-1 e reduz a ativação do complexo ASC. Ou seja, a Vitamina B12 atua em diversos mecanismos que diminuem a presença de inflamassomas na pele”, explica Julian.

Produzida por fermentação

A Vitamina B12 (Cianocobalamina), lançada pela DSM, tem um índice de origem natural de 68,7% e é produzida por fermentação bacteriana não OGM. Julian destaca que ela alivia a pele sensibilizada e estressada e ajuda a reduzir coceira, irritação, inflamação, vermelhidão e rachaduras na pele, além de prevenir os fotodanos e a proteger os danos na barreira cutânea induzidos pela inflamação, ao mesmo tempo em que ajuda a acelerar a recuperação e regeneração das células. “Ela também confere aos produtos uma agradável cor rosada, que remete especialmente à proteção e cuidado, segundo estudos sobre psicologia das cores”.

Uma importante descoberta nas pesquisas da DSM é que a vitamina B12 reduz a degranulação de mastócitos pela inibição da liberação do mediador pró-inflamatório histamina. Julian explica que os mastócitos podem ser ativados por fatores de estresse ambiental, como alérgenos, luz UV, poluição e radicais livres. A degranulação, que é a liberação de mediadores pró-inflamatórios, como a histamina, citocina e protease, entre outros, resulta coceira, irritação, vermelhidão e pele sensível. “Teste in vitro demonstrou que a vitamina B12 (0,00015%) inibe significativamente a degranulação de mastócitos em 27%. Esse mecanismo de ação ajuda a proteger os danos da barreira da pele por inflamação e alivia a pele sensível e irritada”.

Alívio da dermatite atópica

Os benefícios também foram demonstrados em testes clínicos em homens e mulheres com dermatite atópica leve. Divididos em dois grupos, um deles aplicou 0,07% de vitamina B12 e outro o placebo, durante 12 semanas de tratamento. A vitamina B12 apresentou em 100% dos casos melhora nos parâmetros utilizados, com redução significativa do eritema, com alto nível de tolerabilidade em todos os pacientes.

Ampla aplicação

A aplicação tópica, segundo Julian, é a forma de administração mais adequada para atingir o alvo periférico, destacando que a Vitamina B12 pode ser uma grande aliada em produtos com foco preventivo contra as microinflamações e cuidados mais dermatológicos, como dermatite atópica. Ela pode ser incorporada em vários produtos de cuidados com a pele e cabelo, como em formulações óleo em água, água em óleo ou água em silicone apresentadas nas formas de creme, gel creme, gel transparente, gel de banho, xampu, sabonete líquido e loções, entre outros. Ela também se adapta perfeitamente a qualquer formulação natural.

Para apoiar os fabricantes a aderirem à tendência do uso da vitamina B12 em produtos cosméticos, a DSM criou um kit de sugestões de formulações, incluindo um creme para alívio imediato na pele, que acalma e hidrata a pele seca, com coceira irritada e rachada. Outra sugestão é um gel creme booster de vitamina B, para limpar, acalmar e hidratar a pele cansada e deixá-la vibrante e com aspecto saudável. A empresa também sugere a formulação de um sérum rejuvenescedor bifásico e um sérum com ácido hialurônico para preenchimento de rugas.

Julian destaca que a DSM é líder no desenvolvimento e na fabricação de vitaminas há mais de 70 anos. Nossas vitaminas são da mais alta qualidade, totalmente confiáveis e rastreáveis e com impacto mínimo no planeta. “Com este lançamento, estamos agregando valor à nossa herança confiável da DSM em vitaminas, completa.

Microinflamações na pele

O entendimento dos processos microinflamatórios tem sido explorado na dermatologia e literatura. As microinflamações são pequenos processos inflamatórios crônicos que a princípio são imperceptíveis, gerados pelas agressões expossomais – fatores externos e internos. Com o passar do tempo, o acúmulo dessas inflamações causa fragilidade da pele, que fica mais suscetível à sensibilidade e à aceleração dos sinais de envelhecimento. Por esta razão, recentemente, produtos internacionais começaram a apresentar com maior frequência ingredientes ativos com foco anti-inflamatório como mais um pilar de cuidado em produtos preventivos, junto com antioxidantes e hidratantes, por exemplo.

DSM conquista Prêmio de Inovação na in-cosmetics Paris 2022

Líder no segmento de vitaminas, a DSM conquista prêmio de inovação como pioneira no uso de vitamina B12 no mercado cosmético.

Confira o anúncio realizado por Edson Barros, Diretor Global de Inovação, R&D e Marketing para a DSM:

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons by Acurax Responsive Web Designing Company