E-commerce Brandless vende tudo a US$ 3
Com uma proposta inovadora, o e-commerce Brandless promete revolucionar o varejo online e desafiar a concorrência. A plataforma, lançada em 14 de julho, vende todos os produtos a apenas US$ 3 dólares. É o início de um novo modelo de negócio que independe da cadeia indústria-distribuição-ponto de venda. Os produtos vêm direto do produtor e não possuem marcas, apenas embalagens informativas, com um certo cuidado no design.
Entre as mercadorias oferecidas pela Brandless estão produtos de beleza, alimentação, cuidados pessoais e artigos domésticos – todos a US$ 3. O custo do frete pode chegar a US$ 9, mas sai de graça se as compras tiverem um valor mínimo de US$ 72. A plataforma também oferece a opção de fidelidade – o serviço de assinatura custa US$ 38 mensal.
No site, disponível apenas em inglês, a Brandless declara guerra às marcas ou, segundo ela, ao BrandTax (imposto sobre a marca). “BrandTax é o custo oculto que você paga por uma marca nacional. Estimamos que a pessoa paga em média 40% a mais por produtos de qualidade comparável à nossa. E, às vezes, até 370% em produtos de beleza, como creme facial. Estamos aqui para eliminar o BrandTax de uma vez por todas”, explica a empresa em sua apresentação no site.
A Brandless sai na frente não só pelo comércio justo, mas por sua atenção aos princípios dos “novos” consumidores, que se voltam às questões ambientais e às restrições por um corpo mais saudável. “Concentramos em ‘apenas o que importa’. Isso começa com a oferta de produtos que combinam com seus valores, preferências e, às vezes, os requisitos – onde importa que os nossos produtos sejam orgânicos, comércio justo, kosher, sem glúten ou sem adição de açúcar”.
Essa atenção especial da “marca” à nova forma do varejo encarar o mercado se alinha à sua própria atuação em questões sociais, como combate à fome nos EUA, em parceria com a Feeding América. “À medida que crescemos, continuamos explorando novas formas de deixar um impacto positivo em nosso bairro, país e planeta através de atos tangíveis de bondade – porque, para nós, isso não tem preço”. A cada pedido realizado no site, uma refeição é doada à instituição.
Não é de hoje que as lojas e-commerce desafiam as lojas tradicionais. Amazon e Walmart, por exemplo, são nomes que revolucionaram o varejo nos últimos 10 anos. A Brandless, por sua vez, parece tornar obsoletas as gigantes do segmento, com um modelo que promete a relação mais direta entre produtor e consumidor, além de se comprometer com os novos hábitos de consumo. Para ultrapassar essas poderosas, porém, a empresa terá um longo caminho a percorrer, visto que esses marketplaces crescem a cada ano.
Fonte: Experience News