Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Empresas & NegóciosEmpresa B certificada, AQIA segue 10 drivers de desenvolvimento sustentável

Empresa B certificada, AQIA segue 10 drivers de desenvolvimento sustentável

  • Written by:

Produtos, planeta, pessoas e prosperidade são os quatros pilares da jornada de sustentabilidade da companhia

Por Estela Mendonça 

Presente em mais de 20 países, a AQIA, que cria, desenvolve e fabrica ingredientes para os segmentos cosmético, farmacêutico, alimentício, veterinário, agroquímico e magistral, tornou-se uma empresa B certificada em 2023. “Isso significa que fazemos parte de uma comunidade global de empresas que atendem a altos padrões de impacto social e ambiental e que estamos entre as empresas que lideram um movimento global por uma economia inclusiva, equitativa e regenerativa”, explica Larissa Reischl, gerente de produto e novos negócios.

Larissa Reischl, gerente de produto e novos negócios da AQIA

Larissa destaca que há quatro pilares de desenvolvimento sustentável na AQIA: produtos, planeta, pessoas e prosperidade e que todos são relevantes para a obtenção da certificação B. Para cada pilar há muitos programas e sempre com o olhar de trazer um desenvolvimento sustentável.

Empresa P4P

“Falamos que somos uma empresa P4P, ao invés de B2B, porque nossos quatro pilares se relacionam entre si. Somos uma empresa de pessoas para pessoas, queremos cada vez mais ter produtos melhores para pessoas e para o planeta. Criamos um ambiente seguro e acolhedor para termos cada vez mais pessoas melhores para o planeta e queremos deixar um planeta melhor para as pessoas”, explica Larissa.

Detalhando os quatro pilares, Larissa conta que a atuação da empresa é focada em produtos melhores para as pessoas e para o planeta. Isso se dá utilizando-se cada vez mais recursos sustentáveis. Além disso, a empresa também busca criar um ambiente seguro, acolhedor e educativo para proporcionar pessoas melhores para o planeta e um planeta melhor para as pessoas. “Buscamos a prosperidade do nosso negócio para fazer esse desenvolvimento possível e acreditamos que a prosperidade da AQIA é consequência da prosperidade dos nossos colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores”.

Todos os programas da empresa, segundo Larissa, levam em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Esses programas bem estruturados renderam à AQIA várias outras certificações: ISO 9001:2015, ISO 14001:2015, ISO 22716:2007; certificação RSPO e Cosmos para alguns produtos. “No pilar pessoas, fomos gratificados com os selos de Diversidade Paulista da Diversidade e Great Place to Work 2022 e 2023”.

Para a criação de novos ingredientes, a empresa segue 10 drivers de desenvolvimento sustentável, que são os pilares tecnológicos que a empresa está focando para trazer cada vez mais soluções sustentáveis para o mercado. Confira na arte abaixo.

Esterificação enzimática

Um bom exemplo de como nasce um produto sustentável foi o desenvolvimento do ativo Epinutrix. A inspiração para o desenvolvimento foi a demanda do mercado por uma tecnologia biomimética às ceramidas, mas obtida de uma maneira sustentável, além da tendência de cuidados com o couro cabeludo como uma extensão dos cuidados com a pele. Epinutrix, desenvolvido por esterificação enzimática, promove reparação lipídica biomimética do couro cabeludo às pontas altamente danificadas.

“Uma alternativa ao processo convencional na obtenção de ésteres, a esterificação enzimática do Epinutrix, atende todos os princípios da Química Verde e o uso da enzima como catalizador torna o processo extremamente sustentável”, afirma Larissa, explicando que a enzima pode ser reutilizada, as condições do processo não exigem muita energia e temperatura e o único subproduto que sobra é a água.

Eficácia comprovada

A performance do Epinutrix, que é prontamente biodegradável, foi avaliada em vários testes in vitro no laboratório próprio de Segurança e Eficácia da AQIA, demonstrando que ele induz a formação de um novo manto hidro-lipídico e protege da agressão de surfactantes aniônicos. “Já os testes em voluntários com couro cabeludo irritado, ressecado e com coceira, comprovaram alívio e conforto instantâneos, ao mesmo tempo em que a raiz ficou mais solta, com aspecto mais limpo”, acrescenta a executiva da AQIA.

Vários testes em mechas foram realizados e demonstraram melhora na força, ação antiquebra, proteção ao uso do secador, melhora no aspecto frizz e reversão de danos em cabelos danificados, como mostra a imagem abaixo.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Floating Social Media Icons Powered by Acurax Blog Designing Company