Entrevista: Flávia Zanella explica como novo peptídeo devolve a cor dos cabelos

Segundo a executiva da Croda, Silverfree™️ age reeducando o bulbo capilar a produzir sua própria pigmentação natural
Por Estela Mendonça
Com o slogan “liberdade de ser autêntico”, a Sederma, empresa do Grupo Croda Internacional, lançou no mercado global no mês passado o Silverfree™, um peptídeo biomimético que auxilia na restauração progressiva da cor original dos cabelos com um efeito duradouro. Ele age reeducando o bulbo capilar a produzir sua própria pigmentação natural, ao mesmo tempo em que protege contra os danos oxidativos intrínsecos e extrínsecos.
A novidade chega ao Brasil simultaneamente aos mais importantes mercados mundiais e foi apresentada por Flávia Zanella, gerente de desenvolvimento de Beauty Actives para Brasil e Cone Sul da Croda, durante o workshop Hair Tech, realizado pela Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) nos dias 9 e 10 de junho. A executiva contou detalhes sobre o novo ativo em entrevista exclusiva ao Portal Cosmetic Innovation.
Qual a origem do ingrediente e como é o seu modo de ação no bulbo capilar?
O Silverfree™ é um dipeptídeo de origem sintética, ancorado em uma cadeia graxa de origem vegetal. Com sua grande experiência em ciência de peptídeos para aplicações cosméticas, a Sederma idealizou Silverfree™ para estimular todo o processo de pigmentação capilar, desde o acionamento dos genes da cadeia metabólica dos melanócitos ao processo de transferência dos melanossomas, além de proteger o bulbo de processos oxidativos intrínsecos e extrínsecos, em uma combinação de mecanismos de correção e proteção do bulbo capilar. Com isso, o ativo intensifica de forma progressiva a pigmentação natural dos cabelos e promove um efeito remanescente que continua por pelo menos quatro meses após a última aplicação.
Foram realizados testes de eficácia? O que demonstraram?
Sua eficácia contra o envelhecimento do cabelo foi demonstrada in vitro e in vivo por meio de quatro estudos clínicos independentes. Um dos testes in vivo, realizado em um intervalo de três meses, demonstrou que Silverfree™ reduziu visivelmente a densidade de cabelos brancos de 32,4% a 86% e restaurou a cor original dos cabelos de 27,4% a até 385%, com efeito remanescente por até 4 meses após finalização do tratamento, sem o aparecimento de raízes brancas. Os testes também demonstraram que Silverfree™ atua igualmente em diferentes áreas (topo da cabeça, nuca e têmporas), ajudando a suavizar linhas de demarcação do cabelo grisalho para uma cor de cabelo mais uniforme.

Redução da densidade de cabelos brancos em três meses