Varejista amplia experiência de sua loja-conceito na Avenida Paulista com espaço exclusivo para personalização de batons e glosses
A partir de 29 de setembro, a Época Cosméticos amplia sua aposta em experiências dentro do varejo de beleza e inaugura o be.lab em sua loja-conceito na Galeria Magalu, no Conjunto Nacional, em São Paulo. O novo espaço permite que consumidores personalizem batons e glosses a partir de diferentes combinações de cores, aromas, embalagens e detalhes, transformando a compra do produto em uma experiência individualizada.
A novidade passa a integrar o portfólio de uma varejista que reúne, em um mesmo ambiente, grandes grifes internacionais, como Dior, Chanel e Carolina Herrera, marcas asiáticas e um amplo mix de marcas brasileiras. Agora, a Época acrescenta a esse universo a possibilidade de o consumidor participar da construção do próprio produto, acompanhando uma tendência que vem ganhando espaço no mercado global de beleza: a personalização.
“Nossa proposta como Época é sempre estar à frente do mercado e trazer para nossos clientes as novidades e tendências de uma forma única e criativa. A belong be e o be.lab são a exata concretização disso, já que carregam um profundo conhecimento do consumidor de beleza, do perfil brasileiro e têm um formato de personalização que não se encontra em outros lugares”, afirma Sabrina Zanker, CEO da Época Cosméticos.
A inauguração marca o soft launch do be.lab, que começa a operar parcialmente enquanto sua estrutura completa é implementada até o fim do ano. Nesta primeira fase, a experiência contará com uma seleção reduzida da cartela de cores e os produtos terão aroma predefinido. Com a conclusão do espaço, o formato completo de personalização será disponibilizado, ampliando as possibilidades de escolha de cores e incluindo diferentes opções de aromas.
No formato completo do be.lab, cada produto parte de uma sequência de escolhas. A cliente experimenta os swatches de mais de 60 cores disponíveis para encontrar sua tonalidade preferida, escolhe a embalagem e define o aroma entre dez opções. A personalização pode ganhar ainda charms escolhidos individualmente e, na etapa final, uma máquina a laser grava na embalagem o nome ou palavra desejada. A experiência custa R$ 79, com os charms comercializados separadamente.
O projeto nasce de uma parceria com a belong be e leva para dentro da Época uma versão especialmente desenvolvida para a dinâmica da varejista. Enquanto a experiência original de criação de batons da belong be leva cerca de uma hora e funciona com agendamento, na Época o formato foi adaptado para ser mais ágil e atender também quem está de passagem pela loja e deseja personalizar seu produto sem precisar reservar um horário.
A operação integra um acordo de exclusividade entre Época Cosméticos e belong be, fazendo da varejista o endereço exclusivo da experiência nesse formato. A estreia na Galeria Magalu é o primeiro passo de um projeto que poderá chegar futuramente a outras lojas da Época.
Mais do que um ponto de personalização, o be.lab também foi pensado como um espaço de experiências. A Época pretende desenvolver uma programação própria para o ambiente, com possibilidades que incluem festas de aniversário, encontros entre amigas, brunches e outras experiências em grupo em torno da personalização de produtos. A proposta amplia o papel do espaço dentro da loja e cria novas ocasiões para se relacionar com a beleza para além da compra tradicional.
A iniciativa se soma a um movimento que a Época já vem construindo em torno da beleza brasileira. O portfólio da varejista reúne marcas nacionais como Mari Maria, Mascavo, Bruna Tavares e Boca Rosa, entre outros nomes. Com a parceria, a Época passa a contar também com uma curadoria da belong be voltada a marcas brasileiras independentes e emergentes, ampliando a descoberta de novos nomes, produtos e movimentos que vêm surgindo no mercado nacional.
Como maior varejista brasileiro de beleza e parte de um dos maiores grupos varejistas do país, a Época pretende usar sua capilaridade, escala e conhecimento do consumidor local para fortalecer ainda mais essa frente. A nova curadoria se insere em uma estratégia mais ampla de impulsionar a B-Beauty, ou Brazilian Beauty, nos próximos anos, conectando marcas em diferentes estágios de desenvolvimento a um público cada vez maior.
“Nosso diferencial está não só na nossa capilaridade, mas também no conhecimento do consumidor local e na nossa rapidez e profundidade em atender às suas necessidades. Dentro deste contexto, temos a missão e a propriedade necessárias para alavancar o B-Beauty nos próximos anos, e ninguém melhor que a belong be para nos apoiar nessa jornada. Eles têm a capacidade e a expertise para ser nossa ‘incubadora’ e trazer esse olhar atento para o que há de mais interessante e insurgente no mercado”, afirma Sabrina.
Para Simone Sancho, fundadora da belong be, a parceria também representa o reconhecimento da força que as marcas independentes conquistaram no mercado de beleza. “Significa que o mercado maior reconhece o potencial do trabalho que a belong be vem fazendo e de como, nos últimos anos, a inovação aconteceu por meio de marcas independentes. Por outro lado, significa acreditar em um Brasil que empreende através da beleza”, afirma.
A escolha da Galeria Magalu para a estreia acompanha a estratégia da Época. Primeira loja física da varejista, a unidade funciona como um espaço-conceito e recebe em primeira mão novidades, experiências e marcas. A parceria, porém, vai além da Galeria Magalu. A estreia do be.lab representa o primeiro passo de um compromisso conjunto de ampliar a iniciativa e desenvolver novas oportunidades para a beleza brasileira, com perspectiva de levar o modelo futuramente a outras lojas da Época Cosméticos.
O be.lab é um projeto desenvolvido em parceria com a indústria cosmética e contou com a expertise de Amanda Coelho, sócia da belong be e especialista em criação e desenvolvimento de produtos de beleza.


