Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram

Ever Green – 36 anos de ações sustentáveis in flow with nature

  • Written by:

O que é ser natural, orgânico e sustentável? Qual é o indicativo que diz o quão engajados são valores de uma empresa? Seriam seus produtos? Seriam suas pessoas? Seria sua marca? Ou seria tudo isso?

O termo sustentabilidade, embora atualmente seja amplamente utilizado e ressignificado muitas vezes nesse processo, refere-se à capacidade de manutenção do ambiente em que se ocupa com o menor impacto possível. Em outras palavras, significa estar em fluidez com o ambiente ao seu redor, suprindo as necessidades das gerações presentes sem prejudicar as futuras.

O início das discussões sobre esse tema data de muito tempo atrás, no século XVI na Alemanha. A partir de então foram derivados vários conceitos estratégicos, noções de crescimento e uso racional de recursos. Mas foi só em 1992, na ocasião da ECO-92 no Rio de Janeiro, que o Brasil de fato passou a acompanhar as ações em torno da sustentabilidade e, principalmente, do desenvolvimento sustentável.

Origens

Bem antes disso, em 1984 nascia a Citróleo. Com a intenção de produzir os mais puros e desejados óleos essenciais para diversos setores do mercado de beleza e domissanitários. A Citróleo iniciou suas atividades no interior de São Paulo, com plantação própria e em parcerias. De forma pioneira, em 1988 inicia a produção do Alpha Bisabolol Natural da candeia.

Era apenas o primeiro passo para uma jornada que já dura 36 anos de crescimento sustentável.

Antes mesmo do termo SUSTENTABILIDADE se tornar um “boom” nas mídias, a Citróleo já movia esforços para a produção responsável do óleo da árvore da Candeia, matéria prima do Alpha Bisabolol Natural.

Responsabilidade

Os projetos nesse sentido envolveram o financiamento de um estudo do manejo da Candeia, que foi conduzido em parceria com um dos principais centros universitários do estado de Minas Gerais, local de produção dessa árvore. A parceria com a UFLA (Universidade Federal de Lavras) e o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) fortaleceu os ideais da empresa com ações concretas, o que além de preservar a espécie Eremanthus erythropappus, não permitiu que a Candeia entrasse na lista de espécies ameaçadas de extinção. Esse engajamento gerou prêmios para a Citróleo, e a produção de um livro.

Capa do livro que mostra toda a jornada de uso e manejo sustentável da Candeia

Contudo, essa ação proporcionou o maior ganho para a espécie candeia e as gerações futuras, a criação de uma lei de âmbito federal que regulamenta o manejo da Candeia. Somente obedecendo todos os requisitos desta lei é possível a utilização desta madeira e a produção do seu óleo. Isso envolve a submissão de um plano de manejo completo que deverá ser aprovado por órgãos governamentais. E tudo isso só foi possível devido a todo o comprometimento da Citróleo com essa árvore, com a natureza e todas as pessoas envolvidas. É a Citróleo construindo seu conceito de Ever Green.

Flow   

Com os anos e o aumento da solidez das ações com o manejo da candeia, a Citróleo sentiu confiança para um novo passo neste caminho sustentável para o desenvolvimento. Em 2012 a Citróleo concluiu a aquisição de um parque industrial no estado do Pará, norte do Brasil, na região da Floresta Amazônica. Este importante passo foi um fluxo natural de ações, já que na corrida por novidades e novos produtos, a empresa seguiu a demanda do mercado por produtos naturais da Biodiversidade Brasileira.

As linhas com produtos amazônicos representam o que há de mais valioso para a Citróleo: a aliança entre natureza, inovação e bem-estar. Já no processo de planejamento destas atividades, a Citróleo vislumbrou levar todo o conhecimento adquirido com a produção da candeia no estado de Minas Gerais para as comunidades do norte e nordeste do Brasil. Isso garante a fluidez necessária para novos negócios com o menor impacto socio ambiental. Ever Green!

Equilíbrio

A obtenção dos óleos e manteigas vegetais amazônicos envolve um extenso estudo prévio de toda a cadeia produtiva.  A primeira ação é a identificação das possíveis matérias-primas versus o impacto no mercado, associada ao potencial da cadeia de suprimentos. Só então inicia-se os estudos da composição da matéria-prima. Mas o principal elo desta cadeia é a busca de empresas alinhadas ao uso sustentável da floresta para a elaboração do projeto junto às comunidades produtoras.

Esse balanço entre criação de novas cadeias produtivas e preocupação socioambiental é o próprio cerne da sustentabilidade, é concretizar o plano de fundo desses projetos, na obtenção de ingredientes naturais, ecofriendly, gerando renda extra para as pessoas envolvidas. Significa o uso racional da floresta, de maneira sustentável e a preservação da floresta em pé. E valiosa.

Transparência

Mas, mais do que somente a forma de obtenção, a pegada que cada novo ingrediente ou produto deixa no planeta também é um importante critério de estudo. A Citróleo comercializa produtos biodegradáveis, 100% naturais e puros, de maneira sempre clara para o mercado. A rastreabilidade é garantida devido ao contato direto com o produtor e o conhecimento completo da cadeia produtiva. Além de gerar confiança e valor de origem, a Citróleo garante alto padrão de qualidade. Sempre Verde, sempre transparente.

A Citróleo acredita em todos os elos da sustentabilidade: as pessoas, os processos e os produtos.

A preocupação se estende até a finalização do processo produtivo. Dentre outras ações, na produção do Alfa Bisabolol Natural, todo vapor d’água utilizado no processo é reutilizado. As tortas obtidas quando se pressiona a frio as sementes, para a produção dos óleos vegetais, geram ricos insumos para outros mercados, além de poder gerar novas matérias primas para Personal Care, como o Eco Scrub Murumuru.

Ciclo de Produção do Murumuru: sustentável do início ao fim

Sinergia

E nada mais contemporâneo do que, além de garantir a preservação dos recursos naturais, encorajar as pessoas a seguirem o conceito de se manterem Ever Green!

A Citróleo disponibiliza aos seus parceiros produtores de Candeia insumos necessários para a viabilização da produção do mel da candeia.

Além de melhorar a qualidade das sementes, a apicultura representa um fator de benefício social muito interessante. Os funcionários e produtores parceiros conseguem uma renda extra, já que a Citróleo não tem nenhuma intenção de gerar receita financeira com este projeto. A Citróleo apenas fomenta a sinergia entre os valores sociais e ambientais na qual sua criação foi suportada. As polinizadoras serão fundamentais para o manejo das espécies da região.

Espaços destinados à apicultura. Os produtores ainda dizem que o mel de candeia tem propriedades especiais

O conceito desenvolvido pela Citróleo para 2020 surge de maneira natural, em sinergia com as ações da empresa. Desse modo Ever Green é uma reflexão sobre seu passado, com ações presentes concretas, vislumbrando um futuro suportado na inovação, natureza e bem-estar para as próximas gerações.

Estar em fluxo com a natureza é devolver a ela mais e além do que ela nos dá. É cuidar dela assim como ela cuida de nós através da sua generosa oferta de riquezas: as árvores, sementes, frutos, vitaminas e a energia que se fazem necessários para nossa saúde e bem estar.

E é esse sentimento que faz a Citróleo ser parte viva de todo o ecossistema carregando uma marca clean e sustentável para os que virão. Seja nos produtos naturais e engajados, seja nas pessoas que cruzam este caminho.

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros