Experts de P&D e de mercado se encontram no DERMOCOSMETICS SUMMIT 2021
Líderes da L’Oréal e Grupo Boticário, renomados cientistas de formulação, especialistas de mercado da Mintel e Beautystreams e fornecedores globais de ingredientes contam tudo sobre como aproveitar o esperado boom no mercado brasileiro de cuidados com a pele
Por Estela Mendonça
Em plena pandemia, o mercado brasileiro de cuidados com a pele registrou no ano passado o surpreendente crescimento de mais de 50% em relação a 2015, totalizando R$15,3 bilhões em vendas, segundo a Euromonitor International. “A população brasileira está cada vez mais em busca do autocuidado e, com isso, o mercado de dermocosméticos está acelerando e desenvolvendo diferentes canais, categorias e serviços que agregam ainda mais valor às experiências de consumo”, avalia Renata Guberfain, diretora da marca Vichy na L’Oréal, que participará do DERMOCOSMETICS SUMMIT, que será realizado virtualmente nos próximos dias 24 e 25 de agosto, com organização da Innovation Business Media e promovido pelo Portal Cosmetic Innovation.
Renata falará sobre os fatores que vão impulsionar a aceleração do mercado dermocosmético nos próximos anos. “São as cinco grandes tendências e inovações que promoverão uma verdadeira revolução sobre a saúde da pele, do couro cabeludo e dos fios”, adianta.
Os dermocosméticos híbridos serão o tema da palestra de Gustavo Dieamant, diretor de P&D do Grupo Boticário, que abordará o racional técnico, as tendências em produtos e os hábitos de consumo dos brasileiros.
O futuro é diverso
Amanda Caridad, analista sênior de beleza e cuidados pessoais da Mintel, detalhará os estudos da empresa global de pesquisas, que revelam que durante a pandemia os brasileiros tornaram-se mais engajados nos cuidados da pele do rosto, conectando as rotinas de skincare à prática de autocuidado. “Além da preocupação com elementos externos, como poluição, raios UV e luz azul, os brasileiros demonstram consciência em relação à importante conexão existente entre estresse emocional e desordens cutâneas, abrindo caminho para que as marcas ampliem soluções voltadas aos diferentes tipos de pele e etnias”, destaca.
Psicodermatologia
“A mudança acelerada em direção às tendências de bem-estar voltadas para a saúde está certamente remodelando a forma como os produtos de beleza estão sendo desenvolvidos e como outros segmentos de dermocosméticos estão sendo incentivados a progredir, incluindo as categorias de psicodermatologia e neurocosméticos”, analisa Fernanda Pigatto, diretora global de marketing da Beautystreams, que fornecerá vários exemplos de produtos e serviços, além de mostrar como o varejo está se reinventando para a expansão da categoria.