Explorando inovação em beleza e cuidados pessoais
A beleza e os cuidados pessoais são uma das indústrias mais inovadoras, com mais de 25% das novas marcas lançadas neste espaço, de acordo com a ferramenta de inovação da Euromonitor International , que acompanha o desenvolvimento de novos produtos nas 50 categorias FMCG mais disruptivas.
Acompanhar a evolução da inovação em beleza e cuidados pessoais pode ajudar as empresas a compreender e responder às preferências de compra dos consumidores e a tomar decisões estratégicas informadas. Além disso, outras indústrias de FMCG buscam inspiração na beleza e nos cuidados pessoais e esperam aprender como as marcas de beleza posicionam seus benefícios para falar diretamente aos consumidores.
Em 2023, a inovação em beleza concentrou-se nas principais categorias de cuidados com a pele e os cabelos. Os lançamentos de novos produtos centraram-se no fornecimento de benefícios de eficácia e bem-estar, e muitas vezes foram lançados nos EUA para grandes marcas, enquanto as mais pequenas utilizaram os seus mercados locais como campo de testes.
Conceito de beleza baseado em ingredientes lidera inovação em hidratantes e tratamentos
Hidratantes e tratamentos registram o maior número de novos lançamentos de marcas e submarcas do setor, respondendo por quase 25% do desenvolvimento de novos produtos em beleza e cuidados pessoais em 2023
Fonte: Rastreador de inovação da Euromonitor International
Os consumidores procuram cuidados faciais “naturais”, mas na ausência de uma reivindicação padronizada de naturalidade, as informações ao nível dos ingredientes ajudam a informar melhor as suas decisões de compra. A incorporação de ingredientes altamente eficazes é o foco dos participantes da indústria em todo o mundo. O conceito de beleza baseada em ingredientes é fundamental no desenvolvimento de novos produtos e impulsiona o lançamento de novas marcas e linhas de produtos.
Mary & May é uma marca limpa de cuidados com a pele K-beauty, que apareceu pela primeira vez nas prateleiras digitais do Reino Unido em 2021, de acordo com o conjunto de dados de inovação da Euromonitor International que monitora marcas em 32 mercados. A transparência dos ingredientes está entre os principais USPs da marca, o que é cada vez mais importante para os consumidores. A divulgação aberta dos ingredientes de seus produtos contribui para o sucesso da Mary & May na expansão global e no lançamento de nove submarcas nos mercados rastreados entre 2021-2024.
A tendência de bem-estar holístico leva as marcas BPC a inovar para atender às necessidades de saúde do consumidor
À medida que a beleza é cada vez mais percebida como parte do bem-estar holístico, as marcas estão a moldar os seus portfólios tradicionais para responder às necessidades emergentes de saúde dos consumidores. Com a abordagem holística do bem-estar ganhando ênfase nos cuidados com os cabelos, novos produtos focam e promovem cada vez mais a saúde do cabelo e do couro cabeludo. Como resultado, os condicionadores e tratamentos tornaram-se um importante parque de inovação e acolheram o segundo maior número (quase 150) de lançamentos de novos produtos na indústria em 2023. Espera-se que a tendência contribua para as perspectivas positivas do desenvolvimento da categoria, projetado para registrar um CAGR de 3% em termos de valor de varejo global entre 2023-2028.
A Aveda é reconhecida mundialmente pelos seus produtos naturais à base de plantas e segue uma abordagem holística de beleza, conectando os cuidados com o cabelo, a pele e o corpo com o bem-estar de uma forma ecologicamente correta. Durante 2021-2023, a Aveda lançou cerca de 20 novas submarcas, incluindo uma linha totalmente nova, Scalp Solutions, dedicada à saúde do couro cabeludo. A inovação em beleza e cuidados pessoais vem principalmente de marcas que expandem seus portfólios de produtos com novas linhas. Mais de 90% do desenvolvimento de novos produtos é impulsionado pelo lançamento de submarcas, de acordo com dados de inovação da Euromonitor International.
A inovação ocorre nos maiores mercados de BPC, levando marcas a testar produtos nos EUA
Os dados de Inovação da Euromonitor International revelam que os maiores mercados de beleza e cuidados pessoais (em termos de valor) são os mais activos na inovação. A maioria dos lançamentos de novos produtos ocorre em grandes mercados, onde os consumidores são receptivos a experimentar novos produtos e alternativas, têm elevados níveis de rendimento disponível para experimentar e têm um ambiente de retalho variado onde as marcas podem lançar os seus novos produtos.
O mercado dos EUA tem o maior número de novas marcas que aparecem através de retalhistas online, o que não é surpreendente tendo em conta a sua dimensão e vasta base de consumidores. Em 2023, os EUA foram responsáveis por 22% do valor global das vendas de beleza e cuidados pessoais. Além dos EUA, a maior parte dos lançamentos de produtos de beleza ocorre no Brasil, Índia, Alemanha, França e Reino Unido. As pequenas marcas inovam de forma mais dinâmica e lançam novos produtos nos seus mercados locais ou regionais. No entanto, os grandes players tendem a testar os seus produtos primeiro, antes de expandirem para vários mercados. Por exemplo, marcas conhecidas Drunk Elephant ou Olay lançaram novas linhas de produtos entre 2021-2023.
Um fator comum em suas estratégias é que eles lançaram diversas novas submarcas nos EUA e no Canadá, antes de expandirem para outros mercados. Os consumidores dos EUA têm a mente mais aberta para experimentar novos produtos.
Em 2023, quase 60% dos consumidores dos EUA disseram que gostam de experimentar novos produtos
Fonte: Pesquisa Voz do Consumidor: Estilo de Vida da Euromonitor International (realizada de janeiro a fevereiro de 2023, n=1.000)
Monitorar tendências de inovação para informar as estratégias das próprias empresas
Beleza e cuidados pessoais servem como incubadora para o desenvolvimento de novos produtos. As empresas em todo o setor de FMCG ficam de olho nos lançamentos de novas marcas neste setor para entender quais recursos ou atributos se alinham mais com as necessidades do consumidor. Esses insights permitem-lhes identificar áreas para inovação futura dentro do seu próprio negócio. As empresas devem pensar no conceito de bem-estar de forma holística e considerar como este se manifesta na indústria onde operam. Além disso, devem divulgar abertamente os ingredientes dos seus produtos, uma vez que os consumidores exigem cada vez mais transparência nesta frente.
Fonte: Euromonitor Internacional 08.04.2024