Venda neste segmento vem ganhando força e atraído novos adeptos pelo país
Sustentabilidade e consumo consciente viraram assunto nas rodas de amigos dos consumidores contemporâneos. Esse se tornou o estilo de vida para aqueles que buscam uma vida mais saudável, que pensam no bem estar animal e do meio ambiente. No Brasil, o mercado vegano já ultrapassa os R$15 milhões, e se espera que essa tendência se estenda pelos próximos anos.
Com isso, algumas lojas e restaurantes começaram a se adaptar e oferecer novas opções para atender esse público. É o caso da empresa familiar Twoone Onetwo, uma marca gaúcha de fitocosméticos naturais e veganos que tem crescido e expandido os negócios. Ela surgiu a partir do sonho da família Silva, que almejava em ter uma empresa própria de cosméticos que trouxesse benefícios à saúde e bem estar das pessoas através do poder da Natureza.
Criada por Janaína Silva, 46 anos, e Alex Silva (1972-2021) junto com a filha Tassiana Silva, terapeuta holística e estudante de farmácia, a empresa, no início, fazia terceirização de produtos. Com muito trabalho e esforço a família conseguiu comprar anos mais tarde, um terreno para construir um prédio, com a numeração 2112, que futuramente tornou-se o nome da marca no inglês: Twoone Onetwo.
“Iniciamos antes do boom do natural e vegano, dessa forma tivemos dificuldade no início de divulgar o produto, mas quando descobrimos que nosso público alvo se encontrava em casas naturais e nos aproximamos dele a aceitação do produto foi imediata assim como a parceria dos lojistas”. – Janaína Silva
Com produção e fabricação própria, a marca conta com mais de 140 produtos entre as categorias de beleza, como maquiagem, cabelos, corpo, banho e rosto, que fazem parte do catálogo. Atualmente a TwoOne é a única marca natural vegana com esmalte hipoalergênico e conta com a nova linha Vegan Beauty, criada para a Glambox que em breve fará parte do catálogo da empresa pensando no público jovem que gosta de cores e fragrâncias.
A empresa utiliza embalagens de vidro, por ser um material resistente, de baixa contaminação e de menor impacto ambiental ,diferentemente do plástico. Embora a Twoone continue usando embalagens de PET reciclável (Polietileno Tereftalato), o ciclo sustentável continua, por gerar renda a cooperativas de separação e reciclagem. “Quanto à reutilização, vai da criatividade de cada um! Nós, por exemplo, os utilizamos como vasos de plantas”, conclui Janaína.