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Franquias têm unhas de “Amor à Vida” e mil cores de esmalte na hora

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Oferecer esmaltes usados por personagens de novela ou utilizar uma máquina que cria até mil cores de esmalte na hora são algumas estratégias de empreendedores do setor para atrair clientes.

O costume das mulheres brasileiras de pintar as unhas todas as semanas motiva a criação de franquias que investem na variedade de cores e de serviços rápidos.

De acordo com a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o setor faturou R$ 580 milhões em 2012, aumento de 14,1% em relação ao ano anterior (R$ 508,5 milhões).

Há opções de negócios na área no formato quiosque, loja e, até, manicure delivery. A rede Esmalte Machine também oferece a possibilidade de o franqueado explorar a venda porta a porta, por meio de catálogos.

O investimento inicial varia de R$ 25 mil a R$ 57 mil. A lucratividade do segmento de beleza, categoria em que esses negócios estão inseridos, é de 10% a 20%, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). O prazo de retorno é de, no mínimo, 12 meses.

Débora Alcântara, 35, é fundadora da rede Unhas Fast, de serviço de manicures. Ela diz que já na recepção as clientes pedem as cores de esmalte usadas na novela. “Ter variedade de esmaltes e estar ligado nas tendências de moda é fundamental para dar certo neste mercado”, ela diz.

Segundo Alcântara, as cores dos esmaltes das personagens Paloma (Paolla Oliveira) e Amaryllis (Danielle Winits), da novela “Amor à Vida”, são as mais pedidas nas suas lojas.

A Unhas Fast é uma rede de Goiânia (GO) que faz unhas dos pés e das mãos em 40 minutos e oferece mimos para as clientes, como poltronas reclináveis para que elas descansem enquanto o serviço é feito. O investimento inicial para abrir uma loja da rede é de R$ 130 mil.

Na Esmalte Machine, franquia de quiosques que faz cores de esmalte na hora, o destaque é a variedade, segundo Sylvio Freire, diretor da rede. No catálogo, há mil opções de cores à disposição das clientes, entre esmaltes cremosos e perolados, vendidos por R$ 12 o vidrinho, e metalizados, que custam R$ 14.

Todos os produtos são desenvolvidos por fornecedores contratados pela marca.

O investimento inicial para a franquia Esmalte Machine é a partir de R$ 150 mil, incluindo o quiosque, duas máquinas de misturas para a operação e uma reserva, além dos materiais, como esmaltes e embalagens.

Outras opções de franquias do segmento são Disk Manicure –serviço de manicure em domicílio–, Esmalteria Nacional, que segue o conceito de “nail bar” (mistura de serviços de manicure e de bar), e Loucas por Esmalte, que oferece as versões quiosque e loja de vendas de esmaltes.

De acordo com Renata Barbosa Ingold, 49, fundadora da Disk Manicure, o mercado de serviços para unhas oferece muitas oportunidades, pois as brasileiras têm o hábito de fazer as unhas semanalmente.

“A vantagem das franquias é a padronização do serviço. Com um atendimento profissional, a cliente fica mais tranquila e segura em relação à higiene dos aparelhos, que precisam ser descartáveis e esterilizados, no caso de alicates”, diz.

Potencial do segmento é grande, mas existem riscos

Lyana Bittencourt, do Grupo Bittencourt, consultoria especializada em franchising, diz que o mercado está em ascensão e que os serviços para unhas não são uma moda. No entanto, com o tempo, deverá haver uma seleção natural de redes que permanecerão no mercado.

“Há uma demanda crescente por esse tipo de serviço especializado, porém, apenas os melhores permanecerão. Temos como exemplo o mercado de frozen yogurt, que também teve seu boom, e que demonstrou que apenas os melhores sobrevivem.”

Alterações na legislação da vigilância sanitária, por exemplo, podem criar empecilhos e necessidade de adaptações. Nesse caso, empresas que forem mais estruturadas devem sobressair.

Ela diz que, como as marcas são novas, o franqueado tem potencial de crescer com elas. Porém, ele vai passar por um período de aprendizagem em conjunto com a franqueadora.

“É necessário analisar com cautela a seriedade da franqueadora, a planilha financeira da franquia, entender se as expectativas estão de acordo com o retorno projetado, avaliar o cenário futuro do negócio, inclusive em caso de adversidades, e conversar com franqueados da rede.”

A concorrência no segmento é grande, principalmente com operações independentes, como salões de beleza. “O empresário precisa ter claro o conceito do negócio, e identificar quais serão seus diferenciais frente à concorrência”, declara.

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