Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Artigos TécnicosGalena aposta em ativo biotecnológico para o cuidado da microbiota cutânea

Galena aposta em ativo biotecnológico para o cuidado da microbiota cutânea

  • Written by:

Não podemos subestimar o papel fundamental que a pele desempenha nas respostas imunológicas do nosso organismo.

Mais do que uma barreira física contra agressores externos, essa complexa estrutura abriga uma diversidade de microrganismos, que convivem simbioticamente inibindo a colonização do tecido epitelial por agentes patogênicos, modulando respostas inflamatórias e contribuindo para a homeostase cutânea.

O equilíbrio da barreira biológica pode ser afetado tanto por fatores individuais, como condições genéticas, pH cutâneo e hábitos alimentares, quanto por fatores extrínsecos, como o meio ambiente, poluição e exposição prolongada à radiação UV.

Estudos recentes enfatizam a relação entre a disbiose cutânea e o agravamento de condições inflamatórias e infecciosas, como dermatites, acne, caspa e rosácea, despertando o interesse de muitos consumidores, que, segundo dados da MINTEL, já procuram por produtos de higiene com apelo “Microbiome-friendly” em mais de 50% de suas compras.

Alinhada à essa tendência, a Galena, distribuidora de matérias-primas inovadoras, trouxe com exclusividade para o Brasil o Aurafirm N®, ativo obtido a partir da fermentação da aveia orgânica por uma cepa patenteada de Lactobacillus.

Esse exclusivo processo garante ao ativo uma rica composição em prebióticos de excelência, como as beta-glucanas, peptídeos de sinalização e antioxidantes, bem como em compostos posbióticos derivados dessa fermentação, dentre os quais destacam-se os alfa-hidroxiácidos e a ectoína. Esses derivados biotecnológicos atuam sinergicamente contribuindo para a simbiose do microbioma cutâneo e para a firmeza e hidratação da pele.

Para monitorar a influência de Aurafirm N® na diversidade da nossa microbiota, realizou-se um estudo in vitro com três diferentes espécies de microrganismos: Staphylococcus epidermidis (encontrado naturalmente na pele, relacionado à benefícios cutâneos) e duascepas potencialmente patogênicas em situação dedisbiose (Corynebacterium spp. e Pseudomonas aeruginosa).

Uma concentração equivalente a 1% de Aurafirm N® foi adicionada aos diferentes meios de cultura durante 24 horas. Posteriormente, realizou-se uma leitura em espectrofotômetro para avaliar o impacto do ativo na viabilidade de cada espécie de microrganismos estudados.

Após 24 horas, Aurafirm N® se mostrou capaz de aumentar o crescimento da cepa Staphylococcus epidermidis (+156%), além de minimizar a presença de cepas potencialmente patogênicas como a Corynebacterium spp (-26%) e Pseudomonas aeruginosa (-3%), demonstrando o potencial do ativo em proporcionar um microbioma mais saudável.

Quer saber mais sobre o Aurafirm N® e conhecer os demais produtos do portifólio da Oat Cosmetics no Brasil? Entre em contato com a Divisão Industrial da Galena através do e-mail: [email protected] ou através do 0800 914 4150 

 

 

Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a opinião do conselho editorial da Innovation Business Media.

fsmip_meta_s_enable_floating:
yes
fsmip_meta_s_enable_post_icons:
yes

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Floating Social Media Icons Powered by Acurax Blog Designing Company