Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Artigos TécnicosGalena aposta em ativo do Mediterrâneo para a uniformização cutânea

Galena aposta em ativo do Mediterrâneo para a uniformização cutânea

  • Written by:

A pandemia deixou impressões duradouras nos consumidores em todo o mundo, desencadeando mudanças no estilo de vida e no mercado cosmético, segmento conhecido pelo seu dinamismo e por sua importância comercial.

O que já era uma forte tendência se tornou imprescindível: consumidores estão exigindo, cada vez mais, sustentabilidade, ética e tecnologia das empresas do setor.

Segundo dados publicados em 2022 pela Mintel, 48% dos consumidores optam por cosméticos que utilizem insumos que não sejam nocivos para si ou para o meio ambiente, demonstrando um direcionamento mais altruísta na decisão de compra, na qual o bem-estar coletivo supera o bem-estar individual.

Não por acaso, a tendência “Green tech” está cada vez mais consolidada no mercado da beleza. Conhecido por alinhar tecnologia e sustentabilidade, o movimento busca, não só a obtenção de cosméticos que utilizem insumos de origem natural, mas também a valorização do método de obtenção dos mesmos, com eficiência energética e controle de emissão de carbono, em prol do cuidado com o planeta.

Alinhada à essa tendência, a Galena, distribuidora de ativos e soluções técnicas para os segmentos industrial e magistral, possui um portfólio repleto de soluções Green Tech, fruto de parcerias com empresas estratégicas, como a Bionap – Itália, referência em insumos que valorizam a sustentabilidade.

Dentre os ativos distribuídos com exclusividade pela Galena no Brasil, destaca-se o Skin Moon, um blend de extratos mediterrânicos obtido do fruto e da casca das Laranjas Vermelhas (Citrus sinensis), brotos de alcaparra (Capparis spinosa), folhas de oliveira (Olea europaea) e grãos de arroz (Oryza sativa), que, devido à combinação exclusiva e padronizada em polifenóis totais, contribui para a uniformização cutânea.

Os fitocompostos de Skin Moonatuam na via da melanogênese, contribuindo para a inibição da enzima tirosinase, com consequente redução da hiperpigmentação induzida pela exposição excessiva à radiação UV.

Além de ser considerado vegano, o ativo possui baixo potencial fotossensibilizante, citotóxico ou mutagênico, possibilitando sua utilização com segurança, inclusive durante o dia, em associação com fotoprotetores.

Para avaliar a eficácia despigmentante de Skin Moon, conduziu-se um estudo com 15 voluntários com idade entre 30 e 45 anos. Na primeira semana do protocolo, induziu-se um bronzeamento no antebraço dos participantes através da exposição à uma lâmpada (300-400nm), durante 8 minutos.

Posteriormente, avaliou-se em espectrofotômetro o conteúdo de melanina na área irradiada e procedeu-se, nas três semanas subsequentes, à utilização de três formulações distintas, em diferentes sítios dos antebraços.

A formulação contendo Skin Moon™ (3%) foi comparada com protótipos contendo hidroquinona (3%) ou Ácido Kójico (3%), substâncias classicamente utilizadas como despigmentantes.

Após 3 semanas utilizando as diferentes formulações, observou-se que Skin Moon™ inibiu em 75,9% a hiperpigmentação da pele, enquanto a Hidroquinona e o Ácido Kójico mostraram uma redução de 69% e 52,3%, respectivamente, dados que evidenciam a superioridade do ativo em promover a uniformização da pele.

Após 6 meses de descontinuidade do protocolo, os mesmos voluntários foram avaliados para determinar o potencial fotossensibilizante do ativo. Os antebraços de cada participante foram tratados com Hidroquinona (3%), Ácido Kójico (3%) e Skin Moon™ (3%), uma vez ao dia durante 4 semanas consecutivas. No final da quarta semana, os locais tratados foram expostos à radiação UVB.

O eritema induzido foi medido por espectrofotometria, após 24 horas da exposição e a fotossensibilidade foi expressa em porcentagem, sendo calculada a partir dos valores do índice de eritema.

Após 4 semanas, Skin Moon™ exibiu um potencial fotossensibilizante de 17%, enquanto a Hidroquinona e o Ácido Kójico exibiram uma fotossensibilização de 48% e 32%, respectivamente, demonstrando a maior segurança do ativo frente aos despigmentantes clássicos.

Quer saber mais sobre o Skin Moon™ e conhecer os demais produtos do portifólio da Bionap no Brasil?  Entre em contato com a Divisão Industrial da Galena através do e-mail: [email protected] ou através do 0800 914 4150

 

 

 

 

Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a opinião do conselho editorial da Innovation Business Media.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons by Acurax Responsive Web Designing Company