O estudo “Active Make” foi apresentado no Congresso da IFSCC, considerado o maior evento científico de cosmético, que reuniu cientistas, acadêmicos, empresários, fornecedores e desenvolvedores de marcas do mundo
Os consumidores têm buscado cada vez mais maquiagens híbridas ou multifuncionais que ofereçam, além de longa duração e embelezamento, benefícios de skincare. Com o objetivo de comprovar cientificamente a eficácia de desenvolver maquiagens com características de tratamento para a pele, mas sem perder atributos que proporcionam longa duração e resistência, o Grupo Boticário, em parceria com a Dow, líder em ciência dos materiais, comprometida em fornecer soluções inovadoras para embalagens, infraestrutura e ingredientes cosméticos, desenvolveu a pesquisa Active Make, que tem como objetivo responder se o uso de ativos de skincare (como por exemplo, niacinamida, vitamina C, ácido hialurônico, mas não limitando-se apenas a estes) quando adicionados a formulações cosméticas de maquiagem é realmente eficaz para o cuidado da pele.
O interesse pela maquiagem multiuso cresceu muito nos últimos anos, pois o mundo está evoluindo em um ritmo mais rápido e impulsionando as tendências de beleza na mesma velocidade. A pandemia do Coronavírus também contribuiu para a aceleração dessa tendência e aumento da demanda por parte do consumidor.
Em desenvolvimento há dois anos e envolvendo um time de 17 cientistas, as duas empresas buscaram responder entre outros questionamentos qual seria o papel dos formadores de filme, que são ingredientes essenciais para alcançar longa duração em cosméticos coloridos, na entrega de ativos para cuidados com a pele quando são adicionados a cosméticos multifuncionais. “No mercado existiam muitas dúvidas sobre a eficácia da combinação entre ingredientes que garantem resistência, longa duração e ativos de tratamento da pele, sem um influenciar ou diminuir a eficácia do outro. Com essa demanda, identificamos uma oportunidade de aprofundar tecnicamente, na busca por respostas científicas para entender se a combinação poderia trazer algum problema no desenvolvimento dos produtos”, explica Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário.
Acredita-se que esse estudo abre uma nova fronteira para a maquiagem superar os desafios trazidos pela pandemia da Covid-19, com conhecimento valioso para o desenvolvimento de cosméticos coloridos com benefícios para a pele e comprovação de sua eficácia. Para a Dow, a parceria com o Grupo Boticário reforça a importância da colaboração no desenvolvimento de soluções que ofereçam produtos cada vez mais inovadores ao consumidor final. “Ao longo da pesquisa, desenvolvemos metodologias para ajudar a comprovar a multifuncionalidade dos produtos. O resultado comprovado foi de que não há impedimento para uso dos ativos de skincare quando colocados em contato com os formadores de filmes. Muitas vezes, observamos durante o estudo um efeito de prolongamento da entrega do ativo na pele ou de favorecimento dos atributos importantes para a maquiagem, como longa duração e manutenção da cor. Por isso, a parceria com o Grupo Boticário vem para contribuir na busca de comprovação de que as inovações do mercado atendam com eficácia o desejo do consumidor”, destaca Daisy de Sanctis, líder de Pesquisa e Desenvolvimento da Dow para o mercado de cuidados pessoais na América Latina.
Active Make em produto de Eudora e presença do Grupo no Congresso IFSCC 2022
A base líquida Glam Skin Perfection, de Eudora, foi o primeiro produto desenvolvido com a metodologia do “Active Make”, unindo tecnologia e tratamento. O produto possui alta cobertura da pele, efeito mate, aliada ao duplo tratamento do colágeno, que recupera a elasticidade da pele e o Ácido Hialurônico, que preenche e reduz linhas finas e rugas.
A pesquisa ainda não foi finalizada e há outras etapas a serem realizadas. A pretensão do Grupo Boticário é continuar buscando soluções e oportunidades que alavanquem a inovação em produtos, processos, novas metodologias e tecnologias, ampliando o campo de investigação sobre o desenvolvimento de produtos híbridos.
Os resultados obtidos com “Active Make” foram apresentados na 32ª edição do Congresso da International Federation of Societies of Cosmetic Chemists (IFSCC), considerado o maior evento de ciência cosmética do mundo, que aconteceu em setembro, em Londres, reunindo cientistas, acadêmicos, empresários, fornecedores e desenvolvedores de marcas do mundo.