Implementada no app da marca e desenvolvida com Amazon Bedrock Agents da AWS, solução impulsiona ticket médio e reforça a estratégia digital do grupo
O Grupo Boticário registrou um salto expressivo na performance de seu e-commerce após a implementação de uma assistente virtual baseada em inteligência artificial generativa. Em apenas um mês de operação, as compras realizadas com suporte da ferramenta apresentaram taxa de conversão 46% superior e ticket médio 7,4% maior em comparação aos demais usuários da plataforma.
Desenvolvida com a tecnologia Amazon Bedrock Agents, da AWS, a assistente foi integrada às APIs do e-commerce de O Boticário, com acesso a dados em tempo real e altos padrões de segurança, privacidade e integridade da informação. Diferentemente dos chatbots tradicionais, a solução atua como um modelo de linguagem de grande porte (LLM), capaz de interpretar contexto, intenção e nuances da conversa para oferecer recomendações e respostas personalizadas.
O recurso foi treinado para reproduzir o atendimento acolhedor característico das consultoras da marca, orientando o consumidor em toda a jornada de compra desde a descoberta de produtos e criação de rotinas de cuidados até a finalização da compra e integração com o programa de fidelidade Beautybox. Entre as próximas etapas previstas, estão a habilitação de interação por áudio e a evolução da ferramenta para atuar como consultora de beleza pessoal, acompanhando também o pós-venda.
Para Cleber Morais, diretor-geral da AWS no Brasil, o caso demonstra como a inteligência artificial generativa pode ir além da eficiência operacional e transformar a experiência de consumo. Segundo ele, o projeto evidencia que soluções baseadas em IA podem se tornar ferramentas estratégicas para engajar, fidelizar e elevar os resultados no varejo digital.