Os homens estão cada vez mais exigentes com relação aos procedimentos estéticos. Eles buscam melhorias faciais e corporais para tratar diversas alterações
Afinal, o que buscam os homens nos consultórios estéticos? “O público masculino, no geral, opta por tratamentos de prevenção de envelhecimento e rejuvenescimento de forma que não altere muito suas características naturais. Esses tratamentos têm graus leves de dor, porém percebemos na prática que cada pessoa tem experiências diferentes quando se trata de dor. Algumas pessoas suportam mais, outras menos”, explica a Dra. Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS. Abaixo, consultamos especialistas para explicar como tratar 7 tipos de tratamentos mais buscados pelos homens:
Apagar as rugas na testa e entre a sobrancelha: Segundo a Dra. Cláudia Merlo, a toxina botulínica previne as rugas dinâmicas na testa, nos olhos e entre sobrancelhas. “Ela atua na musculatura evitando contração e fraturas da pele. No entanto, é um tratamento que deve ser feito frequentemente de duas a três vezes ao ano, pois possui durabilidade de quatro meses”, diz a médica. “A remoção dos movimentos musculares da face resulta em uma redução das linhas de expressão e impede que uma ruga dinâmica se torne uma ruga estática”, completa o Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico formado pela UNIFESP, é membro da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons), da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).
Tratar o olhar cansado: O rejuvenescimento da região dos olhos, região da face em que se observa envelhecimento precocemente, também é um dos destaques, segundo a Dra. Cláudia. “Como muitos homens evitam tratamentos mais invasivos, essa é uma área de grande procura de tratamentos de prevenção. Realizamos laser de Erbium-yag, Fotona, que estimula colágeno na camada mais superficial da pele e ultrassom microfocado, que promove sustentação muscular e ligamentar através de estímulo de colágeno e fibrina para manutenção do olhar mais aberto. O Fotona na região dos olhos varia de acordo com o grau do envelhecimento. A manutenção é feita uma vez ao ano, e o tratamento da flacidez é individualizado quanto ao número de sessões. Já o ultrassom microfocado se realiza uma vez ao ano”, explica a Dra. Cláudia. No caso de homens que já contam com excesso de pele na região das pálpebras, a cirurgia de blefaroplastia é indicada. “Ela promove o rejuvenescimento das pálpebras, removendo o excesso de pele, melhorando o aspecto de flacidez, retirando bolsas de gordura da pálpebra inferior, tratando a ptose (queda da pálpebra) ou a pseudoptose palpebral (queda ocasionada pelo excesso de pele), remove as xantelasmas (pequeno depósito de gordura e colesterol que ocorre logo abaixo da pele ao redor dos olhos) e ameniza as rugas. Nos homens, esse tratamento costuma ser procurado, em média, a partir dos 35 anos, mas pode beneficiar também pessoas ainda mais jovens”, diz o Dr. Paolo.
Mudanças no nariz: Segundo o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, geralmente, o homem procura o médico quando as características nasais que o incomodam interferem na aparência, ainda mais quando o paciente tem histórico de bullying ou insegurança no convívio social. A rinoplastia é a cirurgia plástica que visa modificar a forma do nariz, sendo possível aumentá-lo, reduzi-lo ou alterar seu formato para deixá-lo mais harmônico com relação à face. O médico explica que as principais condições nasais que levam o homem a fazer a rinoplastia são: dorso e ponta em formatos desproporcionais, narinas grandes, desvio de septo, desconforto com tamanho do nariz, ponta do nariz grande ou caída, e hipertrofia dos cornetos. “Após a cirurgia, modificações como a retificação do dorso, melhora do ângulo e da definição da ponta nasal, e melhora na função respiratória são as mais percebidas pelos pacientes”, diz o cirurgião plástico. “Neste procedimento, o médico remodela o nariz do paciente com instrumentos delicados, removendo ou acrescentando cartilagens ou tecidos para obter a aparência desejada. A cirurgia também pode ser associada a procedimentos como a correção do desvio do septo para melhorar alterações funcionais e a respiração do paciente. O procedimento é realizado com anestesia geral no paciente para uma melhor segurança durante a cirurgia e, após a execução da sutura com técnica adequada, a cicatriz na região nasal se torna imperceptível”, diz o Dr. Paolo.
Repor volume facial: Feito com ácido hialurônico, o preenchimento facial é um dos principais procedimentos estéticos realizados atualmente, pelos bons resultados alcançados e pela segurança da substância, que já está presente no nosso organismo. “O ácido hialurônico hidrata e traz vitalidade à pele, pois atrai moléculas de água entre as células. Nos tratamentos estéticos, essa substância é usada como preenchedor, pois proporciona volume às áreas tratadas, melhora o contorno facial e promove uma aparência mais harmônica”, explica o Dr. Paolo.
Body shaping: Remodelação corporal, com redução de gordura e construção de músculos, também é um foco do público masculino. E para fazer isso simultaneamente, a Dra. Cláudia indica a tecnologia HIFEM+ do EmSculpt Neo, aparelho de body shaping não invasivo; o procedimento atua com benefícios de queima de gordura e hipertrofia do músculo através do tratamento. “A tecnologia Emsculpt Neo emite simultaneamente ao estímulo muscular da tecnologia HIFEM (campo eletromagnético focalizado de alta intensidade) a radiofrequência sincronizada, responsável por atuar na diminuição das células de gordura. O resultado dessa união de duas energias reflete na maior queima de gordura e maior crescimento muscular do que qualquer outro procedimento, tudo isso de maneira mais rápida e menos custosa. A tecnologia HIFEM+ contrai as fibras musculares em intensidades que não são alcançáveis durante os exercícios físicos voluntários”, explica a Dra. Cláudia Merlo. Estudos clínicos mostram, em média, uma redução de 30% de gordura subcutânea. “Procure sempre um médico para a melhor indicação”, finaliza.