“IA e ESG dominarão a agenda em 2024”, diz Abrão Neto, CEO da Amcham
Líder da Câmara Americana de Comércio Brasil e Estados Unidos comenta o estudo inédito Panorama 2024, que traz outras tendências no foco de mais de 600 empresários brasileiros
Inteligência artificial e agenda ESG, essas são duas prioridades e forças que vão influenciar as empresas em 2024. A constatação é do estudo Panorama 2024, realizado pela Amcham Brasil, em parceria com a Humanizadas. O estudo ouviu 694 empresários brasileiros de companhias que, somadas, empregam mais de 974 mil pessoas e têm um faturamento anual de aproximadamente R$ 755 bilhões.
O levantamento perguntou “quais tendências vão impactar mais sua empresa em 2024?”. Entre as mais de 20 opções, a Inteligência Artificial foi a mais citada por 60% dos executivos, seguida pelo avanço da Agenda ESG, mencionada por 51% deles.
Outras quatro tendências também apareceram com destaque para parcela expressiva dos respondentes: digitalização de produtos e serviços (41%), Big Data (40%), manutenção do trabalho híbrido e remoto (34%) e uso ou investimentos em energias renováveis (31%).
De acordo com Abrão Neto, CEO da Câmara Americana de Comércio Brasil e Estados Unidos, os dados mostram o empresariado brasileiro consciente sobre o valor estratégico da tecnologia e da agenda ESG. “Ao mesmo tempo em que as empresas buscam incorporar os benefícios de inovações tecnológicas como a inteligência artificial e Big Data, elas têm evoluído em suas responsabilidades com o meio ambiente e com a sociedade”, avalia.
“Tudo indica que a inteligência artificial será cada vez mais usada para fins estratégicos, incluindo a tomada de decisão das lideranças e como referência para o desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócio”, comenta o CEO da Amcham Brasil.
Fonte: Forbes 20.10.2023