IMCD compra Polyorganic e amplia presença no Brasil
Adquirida atingiu receitas de 12 milhões de euros em 2021 e tem 23 funcionários, que se juntarão aos mais de 200 profissionais da multinacional no país
A IMCD, distribuidora de especialidades químicas e ingredientes com sede em Roterdã, fechou mais uma aquisição no Brasil, a sexta na América Latina nos últimos dez meses. A empresa anunciou hoje a compra da paulista Polyorganic, em operação que amplia sua presença nos segmentos de cuidados com o lar e industrial e institucional.
“Essa aquisição faz parte da estratégia global de crescimento da IMCD”, disse ao Valor o presidente da companhia no Brasil, Nicolas Kaufmann. O valor do negócio não foi divulgado.
Conforme o executivo, a IMCD, que chegou às Américas em 2013 com a compra da brasileira Makeni Chemicals, continua avaliando oportunidades na região. No caso da Polyorganic, o portfólio complementar, que adiciona especialidades químicas que a multinacional ainda não oferecia, e o foco em inovação chamaram a atenção para o ativo.
“Há uma sinergia muito grande, portfólio e valores. Nosso foco é antecipar problemas do cliente na produção e no desenvolvimento de produtos, garantindo a continuidade da operação”, explicou o executivo.
Para tanto, a IMDC tem seis laboratórios no Brasil e se vale de estoques estratégicos, contratos de longo prazo com fornecedores e da presença global para garantir o atendimento contínuo aos clientes. A Polyorganic também tem um laboratório de desenvolvimento.
Conforme Kaufmann, esse modelo mostrou-se bem sucedido diante da escassez de insumos vistos desde o início da pandemia de covid-19 — montadoras, farmacêuticas, grandes marcas de consumo e indústrias químicas, entre outras, são clientes da multinacional. “A demanda segue forte o abastecimento permanece problemático. Temos trabalhado muito”, disse.
Com receitas de 12 milhões de euros em 2021, a Polyorganic tem 23 funcionários, que se juntarão aos mais de 200 profissionais da multinacional no país. Segundo Kaufmann, a capilaridade da IMCD será usada para expandir as vendas da empresa comprada.
De janeiro a setembro do ano passado, a multinacional teve receitas de 2,54 bilhões de euros, alta de 22%, a despeito dos desafios na cadeia de suprimentos global.
Foto da esquerda para direita:
João Esteves, Chief Financial Officer, IMCD Brasil
Denise Majerowicz, Owner, Polyorganic
Mauro Majerowicz, Owner, Polyorganic
Nicolas Kaufmann, Managing Director, IMCD Brasil
Fonte: Valor 10.02.2022