Indústria canadense de beleza de prestígio começa a mostrar crescimento após queda em 2020
A indústria de beleza de prestígio canadense gerou US $ 2,2 bilhões em vendas em 2020, uma queda de -17% em comparação com o ano anterior.
Bloqueios generalizados e restrições de varejo levaram a quedas acentuadas em várias categorias importantes de beleza, incluindo maquiagem (-33%), cuidados com a pele (-9%) e fragrâncias (-7%). *
Embora os últimos 12 meses tenham sido difíceis, a indústria canadense de beleza está começando a mostrar sinais de crescimento. As vendas ano a ano na semana encerrada em 13 de março aumentaram + 3%, que foi a primeira vez que a indústria viu um aumento positivo nas vendas semanais desde a semana encerrada em 21 de novembro. **
O comércio eletrônico também tem sido um ponto brilhante para o setor. As vendas online tiveram um aumento de 56% em 2020, já que o canal registrou quase um terço de todas as vendas de beleza de prestígio no ano em comparação com apenas 17% em 2019.
“Enquanto caminhamos para a recuperação, há uma grande oportunidade para marcas e varejistas encantar e surpreender os consumidores e construir fidelidade tanto na loja quanto online”, disse Alecsandra Hancas, analista canadense da indústria de beleza do Grupo NPD. “A recuperação varia de acordo com a categoria e, embora os cuidados com a pele e a fragrância tenham mostrado sinais positivos, há pontos positivos mesmo na difícil categoria de maquiagem. Batom, assim como sair, vai voltar e mal podemos esperar. ”
Skincare manteve sua posição como a categoria número um do Canadá e teve o menor impacto nas vendas de unidades, caindo apenas -1% em relação ao ano anterior. Enquanto as vendas de fragrâncias diminuíram em -7%, os consumidores gastaram + 6% a mais em média em comparação com 2019, enquanto direcionavam seus dólares para aromas mais fortes e concentrados e as marcas icônicas de estilistas e marcas-pilar que eles conhecem e amam. Além disso, os aromas domésticos de fragrâncias aumentaram em + 10% à medida que os consumidores procuravam maneiras de incorporar luxo em seus estilos de vida de ficar em casa.
Cabelo cresceu 33% e foi a categoria de crescimento mais rápido em todos os países acompanhados pelo Grupo NPD. Os maiores ganhos de participação de mercado no ano incluem produtos para cabelo; fragrância eau de parfum e eau de toilette; Cremes, soros, produtos de limpeza e esfoliantes para o rosto; Cremes / loções corporais; velas e cuidados com as unhas.
* Fonte: The NPD Group / Canada Beauty Total Market, janeiro a dezembro de 2020
** Fonte : The NPD Group / Canada Early Indicator Report, semana que termina em 13 de março
Fonte: NPD 29.03.2021