Inolex se junta à associação sustentável
A empresa endossa as melhores práticas ambientais, sociais e de governança para uma cadeia de fornecimento de mamona mais responsável
No início deste ano, a Inolex acompanhou Arkema, um dos membros fundadores da Sustainable Castor Association (SCA), em uma viagem à Índia, onde mais de 80% do suprimento mundial de mamona é produzido. Como organização, a SCA está focada em permitir o cultivo sustentável de mamona para melhorar o perfil ambiental, social e econômico desta cultura versátil em toda a cadeia de abastecimento.
“Reunir-se com as famílias da comunidade produtora de mamona foi uma experiência incrível”, disse Audrey Wesson, gerente de sustentabilidade corporativa da Inolex . “É inspirador ver como a Arkema, além de outros membros da SCA, está apoiando a prosperidade dos agricultores, ajudando-os a reduzir o uso de recursos e a adotar as melhores práticas , ao mesmo tempo em que investe na saúde e na educação de suas comunidades.”
Como criadora de ingredientes sustentáveis à base de plantas, a Inolex está comprometida em construir uma cadeia de suprimentos mais viável por meio da seleção e suporte de seus parceiros de matérias-primas. Para a mamona, a oportunidade está ligada aos agricultores da Índia que a estão cultivando.
Benefícios Implícitos de Castor
A mamona é uma cultura inerentemente sustentável, com vários benefícios implícitos. Naturalmente resistente à seca com a capacidade de prosperar em solo marginal, pode crescer em rotação com alimentos básicos como cominho, mostarda e outras culturas locais. A planta não compete como fonte de alimento, e o que não é extraído da vagem como óleo de mamona geralmente é reaproveitado como fertilizante. Além disso, como a safra comercial tem uma vida útil longa, os agricultores têm mais flexibilidade e autonomia no mercado.
Embora esses benefícios sejam extensos, observa Wesson, “sempre há oportunidades para melhor apoiar os produtores e contribuir para melhores resultados por meio dos impactos ambientais, sociais e de governança da agricultura”.
O SCA, portanto, ajuda a possibilitar uma cadeia de suprimentos mais rastreável e verificada por meio da certificação e da construção de programas para apoiar a subsistência dos produtores de mamona. O código padrão da mamona, SuCCESS, que é gerenciado pela SCA, é o critério de certificação padronizado para a mamona sustentável. Atualmente, a oferta certificada SuCCESS representa cerca de 1% da oferta global de óleo de mamona e inclui mais de 6.200 agricultores e 6.000 hectares. Além de impulsionar a cadeia de fornecimento de mamona certificada, a comunidade ao redor da SCA apóia os agricultores por meio da educação sobre boas práticas agrícolas que aumentam os rendimentos, criam eficiências na redução de água e melhoram as práticas de segurança e saúde da comunidade.
De acordo com Wesson, a oportunidade de ajudar os agricultores a se desenvolverem profissionalmente e melhorar a qualidade de vida de suas famílias ressoa profundamente com a missão da Inolex de obter matérias-primas de maneira socialmente responsável.
“Quando olhamos para o trabalho que os membros da Associação de Castor Sustentável estão fazendo, todas essas ações estão impactando positivamente o sustento dos agricultores, os ecossistemas locais e a segurança e sustentabilidade da cadeia de valor”, disse Wesson. “Estamos entusiasmados por fazer parte da SCA e honrados por termos sido incluídos nesta viagem. Agora entendemos em primeira mão como uma cultura de mamona mais sustentável começa com o agricultor, passa por nossa matéria-prima e é puxada pela cadeia de suprimentos até os consumidores de produtos de beleza”.
Fonte: Happi 15.08.2023