Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn

Inovação Plástica: o futuro é sustentável

  • Written by:

Há sinais de uma mudança contínua na indústria de embalagens de um modelo linear para um que é mais circular. A inovação em embalagens plásticas desde a concepção até a recuperação e reutilização, seguindo os princípios da economia circular, serve para reduzir a dependência do suprimento finito de plásticos à base de petróleo, otimizando o uso por meio de projetos e fontes responsáveis ​​ou através de materiais alternativos renováveis ​​para minimizar a pegada ambiental.

Por Rosemarie Downey

A otimização do design para a circularidade ajuda, de forma importante, a abordar a escassez de material, o esgotamento dos recursos naturais e o consequente impacto ambiental; explora a crescente demanda dos consumidores por produtos e serviços de origem ética; e pode proporcionar economia de custos para os fabricantes. O repensar ético e inovador do design de produtos e embalagens até a recuperação está na prática na indústria de plásticos e continuará aumentando em todos os materiais e indústrias à medida que a importância e a exigência de embalagens sustentáveis ​​aumentam.

Alterar a cultura de compra do consumidor para um retorno pós-uso, como por meio de um esquema logística reversa, pode ajudar na recuperação de plásticos e reduzir o desperdício. Países como Alemanha e Noruega exemplificam a alta recuperação possível a logística reversa. As soluções de embalagem retornável, fora do setor de bebidas, estão incentivando o retorno e a reutilização. O modelo de e-commerce de reutilização de Loop, outro exemplo disso, está sendo testado e apoiado por vários líderes de bens de consumo em rápida evolução, como Pepsi, Unilever e Nestlé. Entre os supermercados físicos, repensar as embalagens via remoção e redução é igualmente aparente. Os conceitos de livre de embalagem, sem plástico e sem desperdício podem ser um nicho, mas estão crescendo. No início de junho de 2019, a varejista britânica Waitrose&Partners lançou um teste de 11 semanas em uma de suas lojas em Oxford.

Os consumidores desempenham um papel para impulsionar essa iniciativa. ‘Eu quero um mundo livre de plástico’ é uma das 10 principais tendências de consumo global da Euromonitor International em 2019. O desejo de um mundo livre de plástico é amplamente liderado pelo consumidor e ganhará força. No entanto, à medida que a conversa evolui, a compreensão do valor dos plásticos provavelmente também crescerá, e a ênfase será cada vez maior no uso responsável.

Embora alternativas plásticas, como soluções compostáveis, continuem a ser desenvolvidas e tenham seu lugar para substratos difíceis de manusear, a onda de compromissos corporativos para melhorar a recuperação e reciclagem de embalagens existentes é um passo positivo para os resíduos plásticos. Recicladores europeus são amplamente ativos em novas iniciativas de infraestrutura para aumentar a recuperação e criar nova capacidade de plásticos reciclados para atender à crescente demanda das marcas.

O ímpeto já está aumentando por trás de uma compreensão da economia circular por meio de iniciativas comunitárias em que os resíduos plásticos estão sendo coletados e reaproveitados. Continuidade do progresso da indústria é aparente através de uma série de colaborações investindo em pesquisa e otimização de plástico. Devido a compromissos regulatórios e corporativos, avanços adicionais de todos na cadeia de valor de embalagens são necessários para garantir um futuro onde a embalagem é fácil de recuperar, é recuperada e é reprojetada várias vezes, para que possamos nos mover em direção a um livre de resíduos plásticos.

Fonte: Euromonitor 08.07.2019

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Web Design Company