Inscrições para prêmio de inovação estão abertas
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Nacional de Inovação Edição 2016/2017, realizado por Sebrae e CNI. Empresas de todos os portes podem submeter projetos, produtos e processos inovadores para concorrer a R$ 900 mil.
A candidatura deve ser efetivada pelo site http://www.premiodeinovacao.com.br, até 15 de janeiro de 2017.
Essa será a quinta edição do prêmio, que tem novidades. Os vencedores serão divididos em quatro modalidades: micro e pequenas empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), micro e pequenas empresas, médias empresas e grandes empresas.
A premiação se dará nas categorias gestão da inovação e inovação, sendo que esta se divide em quatro subcategorias: produto, processo, organizacional e marketing.
Diferentemente de edições anteriores, não será necessário inscrever um projeto específico para cada categoria. A empresa pode se inscrever uma única vez e será avaliada como um todo, podendo ser selecionada em mais de uma categoria ou subcategoria.
No entanto, é preciso que as inovações desenvolvidas tenham ocorrido, no máximo, nos últimos dois anos e estejam implantadas no momento da inscrição.
O prêmio é voltado para a indústria, exceto no caso das micro e pequenas empresas atendidas pelo ALI, que podem ser também dos setores de comércio ou serviço. Os vencedores serão conhecidos no Congresso Brasileiro de Inovação, em junho de 2017.
A diretora de inovação da CNI, Gianna Sagazio, explica que a premiação é um estímulo à cultura de inovação no setor privado. “Queremos incentivar e reconhecer o mérito de empresas brasileiras que investem e apostam na inovação como uma estratégia de competitividade”, afirma.
Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae, celebra o prêmio como um incentivo ao surgimento de pequenos negócios inovadores, com alto potencial de impacto na economia. “Temos um interesse crescente em incentivar a criatividade dos pequenos negócios, pois eles serão cada vez mais o motor que conduz a inovação no País”, diz.
Em 2011, ano de estreia da premiação, foram 427 inscrições de empresas de 19 estados brasileiros. Com a entrada do Sebrae no prêmio, em 2012, o número saltou para 981 inscrições, 86% delas de micro e pequenas empresas. Na edição mais recente, 2014/2015, houve mais de 2,2 mil inscrições em todas as regiões do País, sendo 87,3% feitas por pequenos negócios.
Veja mais sobre as categorias.
Gestão da inovação: reconhece as organizações que criam um ambiente favorável à inovação por meio da implementação de processos, métodos, técnicas e ferramentas de geração da inovação.
Inovação: reconhece as inovações que contribuíram para o aumento de competitividade da empresa. Divide-se em quatro subcategorias: inovação de produto, bens ou serviços; inovação em processos; inovação organizacional e inovação em marketing.