Juan Ordoñez – L’Oréal: “O mercado dermocosmético é o caminho do crescimento para os próximos anos”
CeraVe se torna internacional. A marca dermocosmética americana criada em 2005 foi adquirida pelo grupo L’Oréal da empresa farmacêutica canadense Valeant em janeiro de 2017, juntamente com as marcas AcneFree e Ambi, por um total de 1,3 bilhões de dólares, integrando o portfólio de marcas da divisão de cosméticos ativos que inclui a La Roche-Posay, a Vichy, a Skinceuticals, a Roger & Gallet e a Sanoflore.
Até agora nos EUA e no Canadá, a marca enfrenta seu lançamento internacional este ano. “Estamos realizando um lançamento frontal em vários países de forma progressiva”, disse Juan Ordoñez, diretor geral da marca do grupo L’Oréal na Espanha.
“O desenvolvimento europeu começou no segundo trimestre e o plano é tornar o lançamento internacional completo em um ano”, acrescentou. Assim, a CeraVe já faz parte do catálogo do grupo na Espanha, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Portugal, Bélgica, Grécia, Áustria, Rússia, Polónia e Bulgária. Na América Latina, por sua vez, o desembarque começou no México e no Brasil, enquanto a marca chegará à Guatemala, Peru e Chile nos próximos meses. E em junho, o mesmo deve ser feito em Hong Kong, Taiwan e Tailândia.
A oportunidade de negócio no mercado de dermocosméticos
“A marca preenche uma lacuna importante no mercado de dermocosméticos, são produtos acessíveis com um posicionamento médico e dermatológico “, diz Juan Ordoñez sobre o interesse de integração da CeraVe, completando a oferta variada da divisão. “Temos uma gama de marcas que variam de beleza e natural como Roger & Gallet, Sanoflore e Vichy, para marcas como SkinCeuticals e La Roche-Posay, muito mais profissionais e dermatológicas”, ele aponta.
“O mercado de dermocosméticos é uma grande oportunidade para nós hoje, já que demonstrou grande dinamismo nos últimos anos. A nível europeu, cresceu 1,2 vezes mais rápido do que o mercado total de beleza e tem sido impulsionado pela crescente necessidade dos consumidores em busca de produtos para a saúde da pele, o que, ao mesmo tempo, implica uma maior necessidade de especialistas “, analisa o responsável na Espanha. Em todo o mundo, a divisão registrou o maior crescimento em 2017 (+ 11,9%), superando em quase 8 pontos o crescimento médio do grupo, situada em 4,4%.
Se no ano passado as vendas da divisão atingiram a barreira dos 2 bilhões de euros, o crescimento continua no primeiro trimestre de 2018 com receitas de 658,4 milhões de euros (9,1%), o que o grupo atribui ao bons resultados de La Roche-Posay e SkinCeuticals, o ímpeto de Vichy e o dinamismo de CeraVe.
Com 10 milhões de consumidores nos EUA em 2017, a CeraVe dobrou seu crescimento em apenas dois anos no mercado norte-americano, onde coexiste com marcas poderosas como a Cetaphil. Da mesma forma, Juan Ordoñez ressalta que, no mesmo mercado, “tornou-se a primeira marca em prescrição dermatológica da categoria de hidratação corporal, em questão de 10 anos”.
Com fórmulas simples e poucos ingredientes, a marca que pretende manter preços acessíveis (10 euros em média) será distribuída em farmácias, em comparação às ‘drogarias multimarcas’ em que está presente no mercado norte-americano com uma oferta mais ampla.
Por isso, Ordoñez diz: “Nosso objetivo como marca e divisão é acompanhar o desenvolvimento da farmácia, implantando a marca em sua venda física, bem como acompanhando-a em suas estratégias multicanais”. A L’Oréal fechou o ano de 2017 com um crescimento de vendas de 0,7%, chegando a 26 bilhões de euros. Por sua parte, o lucro líquido da empresa atingiu 3,7 bilhões de euros, 2,8% a mais que em 2016.
Fonte: Fashion Network