Klabin lança programa de inovação aberta para solucionar desafios
A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil e única companhia do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, lançou o “Desafios Klabin”.
O programa de inovação aberta é voltado para startups e tem o objetivo de impulsionar o empreendedorismo e fomentar soluções sustentáveis, que aprimorem processos e produtos da companhia. A iniciativa é realizada em parceria com a StartSe, plataforma que reúne startups, empresas e investidores, e a Innoscience, consultoria de inovação. As inscrições vão até o dia 8 de julho e podem ser feitas no site: https://lp.startse.com.br/programa/desafios-klabin/.
A primeira onda dos Desafios Klabin é voltada, principalmente, para temas das áreas florestal, embalagem e suprimentos da companhia, englobando a criação de soluções que envolvam, por exemplo, desafios relacionados à biomassa florestal, automação industrial e logística integrada. O propósito é mapear e identificar oportunidades de melhorias de performance e eficiência operacional, além de criar conexão entre a companhia e o modelo de trabalho das startups, que priorizam a inovação e o desenvolvimento da criatividade.
O Programa, que deve ser finalizado ainda este ano, busca startups que tenham aderência aos desafios propostos pela empresa e que estejam no estágio de Produto Mínimo Viável (MVP, na sigla em inglês) desenvolvido ou validado, ou que já tenham o seu produto/serviço no mercado. Após o período de inscrições, um comitê formado por membros das empresas organizadoras irá filtrar e selecionar as startups que devem participar do Klabin Pitch Day, evento que será realizado em agosto deste ano. As startups escolhidas serão convidadas para uma semana de conexão, quando acontece uma imersão com os profissionais da Klabin para detalhar as oportunidades e desenhar as propostas com modelos pilotos. Os projetos mais aderentes aos desafios serão colocados em prática e, com base nos resultados dos testes, serão definidas as startups que podem se tornar fornecedoras ou parceiras da companhia.
A iniciativa é mais um passo da Klabin para fortalecer a sua frente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, que busca antecipar tendências e criar tecnologias e aplicações sustentáveis. Por isso, a conexão com as startups é fundamental para amplificar esse movimento, ao possibilitar o contato com novos tipos de negócios, ainda mais flexíveis e dinâmicos, envolvendo a resolução de desafios importantes para a companhia e difundindo a cultura da inovação. Recentemente, a empresa inaugurou um moderno Centro de Tecnologia no Paraná e, este ano, adquiriu uma parte da startup israelense Melodea, pioneira na tecnologia de extração de celulose nanocristalina (CNC), produzida 100% a partir de fontes renováveis.