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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Fragrâncias RadarLayering de perfumes: entenda o que é a nova tendência

Layering de perfumes: entenda o que é a nova tendência

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Misturar dois perfumes, intensificar a potência de uma nota, criar uma assinatura olfativa única: o mix and match é a nova mania para quem busca um aroma único

“Adoro seu cheiro. Qual o seu perfume?” Essa pergunta talvez seja um dos melhores elogios que se pode receber. Mas não se surpreenda se a resposta para ela for não apenas uma, mas uma combinação de duas (ou até três) fragrâncias diferentes.

Tradição emblemática no Oriente Médio, o layering de perfumes – que consiste na sobreposição de dois ou mais aromas – se tornou tendência impulsionada pelas redes sociais. No TikTok, a plataforma do momento no universo da beleza, as hashtags #perfumelayering e #bestperfumelayeringcombos acumulam, respectivamente, 35,6 milhões e 29,4 milhões de visualizações. Um novo terreno de jogo para as marcas, que aproveitam para lançar coleções especiais e, assim, incentivar seus consumidores a criarem uma assinatura olfativa única – e, de quebra, comprar mais frascos.

“Considerando que a criação de um perfume sob medida por um perfumista pode custar entre € 30 mil e € 60 mil (aproximadamente R$ 167 mil e R$ 334 mil), o layering permite uma personalização a um preço razoável”, observa Olivier Aron, fundador da agência de estudos francesa especializada em perfume Rosae. Apostando em um consumidor cada vez mais educado, os pesos pesados da perfumaria investem em coleções de extratos ou essências de perfumes ultraconcentrados, que podem ser usados sozinhos ou associados. É o caso da recém-lançada Les Parfums Purs de Louis Vuitton. Fascinado pelo ritual de layering, o perfumista da maison, Jacques Cavallier-Belletrud, destacou três ingredientes queridos a ele e a casa: o oud, o sândalo e o âmbar. “Estes não são perfumes, nem acordes, mas matérias-primas brutas que, no final das contas, são perfumes por si só”, diz o expert, insistindo na pureza dos ingredientes e em sua alta concentração: 10% para o oud e 40% para o âmbar. “É uma coleção dedicada aos amantes da perfumaria, que poderão brincar com as matérias para criar um cheiro único e elegante, mas sem cair no exagero. Ou usá-las separadamente, o auge do chique. O perfume, como a sofisticação, não deve ser complicado”, acrescenta. A Guerlain segue a receita com a expansão da coleção L’Art et la Matière. São seis novos extratos que compõem a “guerlinade”, a assinatura olfativa da casa transmitida ao longo de cinco gerações: baunilha, rosa, bergamota, íris, fava tonka e jasmim. Altamente concentrados (30%), eles podem ser usados sozinhos ou para intensificar os perfumes do portfólio.

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