L´Occitane Au Brésil investe em projeto socioambiental para auxiliar comunidades ribeirinhas
Em sua busca por inovação, a L’Occitane au Brésil descobriu em 2018, na Ilha de Marajó (PA), o óleo de Patauá de extração artesanal, muito conhecido e utilizado regionalmente por seus benefícios aos cabelos, deixando-os com mais brilho, maciez e hidratação.
A L’Occitane au Brésil acessou o Conhecimento Tradicional Associado aos benefícios do Patauá do Sr. José Maria, agricultor localizado em Anajás/PA. Com isso, a marca desenvolveu a linha de produtos com o riquíssimo óleo e passou a apoiar Associação dos Produtores Rurais do Rio Guajará Natureza é Vida (APRUNAV). Juntos vêm desenvolvendo projetos que promovem a conservação da espécie nativa e do bioma Amazônico.
Sempre comprometida em minimizar os impactos ambientais em todas as fases do ciclo de vida de seus produtos, a marca acaba de investir em um novo projeto a “Casas de Óleo”, que visa a apoiar a estruturação da cadeia produtiva do Patauá por meio da construção e reforma de infraestruturas para processamento do óleo artesanal.
Com o projeto “Casas de Óleo”, a L’Occitane au Brésil impactou 11 famílias, sendo 55 pessoas beneficiadas diretamente e centenas de pessoas indiretamente com a promoção da prática de uso sustentável da floresta. “O fortalecimento da sociobiodiversidade em comunidade tradicional na Amazônia, por meio da cadeia de valor do Patauá, contribui com o desenvolvimento econômico de famílias extrativistas com as práticas sustentáveis de produção florestal. Além disso, a dinamização de economias florestais de baixa emissão de carbono, colabora com a conservação da floresta e com o enfrentamento das mudanças climáticas”, afirma Larissa Spehar, gerente executiva de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo L’OCCITANE.
O projeto ainda contou com apoio da Simple Organic, do Instituto Beraca, e Beraca Ingredientes Naturais, empresa líder em fornecimento de ingredientes naturais e orgânicos compostos de ativos extraídos da Amazônia e de outros biomas brasileiros.
Fonte: FashionNetwork 06.01.2023