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Long-lasting: durabilidade é atributo-chave em maquiagem

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Disparam os lançamentos com apelo de longa duração, alta cobertura e pigmentação

Por Estela Mendonça

As medidas de restrição mantiveram os consumidores longe dos eventos sociais, trabalhando em casa e desinteressados em investir em novos itens de maquiagem, o que levou as vendas globais a crescimento tímido de 4%, entre 2016 e 2021, segundo a Euromonitor International, que também inclui os esmaltes nessa conta.

Aos poucos, o mercado dá sinais de recuperação. As previsões são de elevação de 21,5% no consumo mundial nos próximos cinco anos, devendo atingir US$ 79,305 bilhões em 2026.

Por aqui o baque foi maior. Embora se mantenha na sétima posição no ranking global de consumo de maquiagem, o Brasil registrou queda nas vendas de 9,8% nos últimos cinco anos, fechando 2021 com R$ 9,090 bilhões. A previsão da Euromonitor é de recuperação de 5,5% até 2026, sem, entretanto, atingir o patamar de vendas de 10 anos antes, quando foi superior a R$ 10 bilhões.  No top 5 de fabricantes, liderado pelo Grupo Boticário e seguido pela Natura, não houve alteração.

Recuperação a caminho

“Na WGSN, temos acompanhado a boa recuperação do mercado de cosméticos após a pandemia e uma revitalização da categoria impulsionada pela criatividade e pelo desejo de mudar as coisas”, aposta Raquel Dommarco, especialista em tendências da WGSN, empresa especialista em tendências de comportamento e consumo, que cita projeções de que, até 2028, o mercado global de maquiagem atinja a marca de US$ 50,28 bilhões. Os batons são a categoria de maior crescimento com alta de 48%, de acordo com dados publicados pelo NPD Group. “Porém, é importante ressaltar que, ao longo dos últimos anos, os hábitos de beleza do público mudaram de forma permanente trazendo novas prioridades às quais as marcas devem se adaptar, se quiserem manter sua relevância”.

Raquel Dommarco, especialista em tendências na WGSN

Quanto aos fatores que favorecem o lançamento de produtos de longa duração, Raquel destaca que até mesmo marcas extremamente consolidadas no setor, como Lancôme e MAC, têm lançado novos itens de longa duração já que, considerando os estágios da curva de adoção de produtos, esse tipo de maquiagem tem sido priorizada pela maioria inicial. “Esse grupo numeroso valoriza as formulações de longa duração que não borrem ou manchem e que atendam a rotinas e estilos de vida flexíveis”.

Durabilidade e tratamento

“As pessoas estão procurando cada vez mais produtos de qualidade e com alta durabilidade. Isso ocorre porque não querem ter o retrabalho de retocar a make ao longo do dia e buscam efeito profissional para festas, por exemplo, um momento que pede uma duração mais longa”, explica Analice Alves, maquiadora oficial de Ruby Rose, marca especialista em maquiagens que acaba de lançar a base com efeito de longa duração Stay Fix.

Analice Alves, maquiadora oficial de Ruby Rose

Segundo Analice, a base Stay Fix, além de alta cobertura, acabamento matte e longa duração, possui ácido hialurônico que trata a pele, trazendo hidratação e evitando a flacidez, em conjunto com o colágeno, que traz firmeza para a pele. “Vale ressaltar que a base Stay Fix ainda conta com o poder da vitamina E, um antioxidante que reduz rugas e linhas finas, mantendo a pele mais saudável”.

Sucesso no TikTok

Entre os mais de 180 skus da marca Rare Beauty, fundada e idealizada pela cantora e atriz Selena Gomez, que acabam de desembarcar no Brasil, com venda exclusiva na Sephora, um dos destaques é o famoso Soft Pinch, que estrela vários vídeos no TikTok e Instagram. Trata-se de um  blush líquido de fácil aplicação e longa duração, disponível em 11 cores, sete cremosas e quatro de acabamento matte.

Inspiração internacional

Com a proposta de produto que incorpora várias tendências de maquiagem em uma só embalagem e fornece resultados superiores às maquiagens convencionais disponíveis no mercado, a Eudora, marca do Grupo Eudora, lançou a paleta de sombras Palette Eudora Glam Metallic, com alta pigmentação e alto nível de cobertura logo na primeira camada, além de efeito de longa duração, sem acumularem na pálpebra e não se transferirem. São dois tipos de textura: a Melted Metallic, com coloração metálica e brilhosa, e a Matte, que é composta por um grupo de tons opacos e mate, permitindo trazer profundidade na construção de camadas.

Delineador colorido

Embora o  delineador preto continue a imperar na maquiagem, versões vêm ganhando espaço para se obter looks menos convencionais, o que levou a  Ruby Kisses, marca do grupo KISS New York, a lançar sua coleção especial de delineadores líquidos Color Pop, disponível em  cinco opções: branco, vermelho, laranja, azul e verde. Sua formulação é extremamente pigmentada, o que proporciona um tom intenso sem desbotar durante o dia. À prova d’água e de manchas e de duração prolongada, o delineador líquido não borra nem transfere e é fácil de aplicar.

Cheiro de bala

Em maio deste ano, a marca do Grupo Boticário, Quem Disse, Berenice? lançou em parceria com a Arcor, uma edição especial de makes com o cheiro e as cores inspiradas na clássica bala de framboesa, composta por iluminador, batom duo gloss e blush. Um dos destaques da coleção é o Batom Duo Gloss 2 em 1:  batom líquido de alta pigmentação com efeito mate e longa duração de até 18 horas, que não transfere nem borra, e  gloss incolor, com efeito de vidro espelhado com ultrabrilho sem grudar.

Tecnologia Powerflex

A linha de alta resistência da Avon também ganhou uma novidade no mês passado: o Batom Power Stay Matte Glitter, que garante efeito matte confortável com brilho metálico. Em tons metalicamente foscos, o batom líquido desliza sobre os lábios e ao pressioná-los, muda para um acabamento matte com brilho multidimensional. Isso ocorre devido à sua fórmula repleta de pigmentos foscos e brilho cintilante. Com tecnologia Powerflex de longa duração, proporciona ainda sensação flexível que deixa os lábios confortáveis sem craquelar por até 16 horas. São três tons disponíveis: Nude Iluminado, Malva Luminoso e Marsala Radiante. A cantora Ludmilla e Brunna Gonçalves apresentaram o lançamento durante a turnê Numanice.

Pele de milhões

A Dailus também ampliou seu portfólio em junho com as novas paletas Pele de milhões, que contam com dois trios de contorno, iluminador e blush com alta pigmentação e efeito natural, que ajudam a construir diferentes estilos de maquiagem, e a paleta de sombras Ela Faz o Brilho Delas, composta de um sexteto de cores com alta pigmentação, longa duração e acabamentos brilhosos e matte.

Pigmentos hidrofóbicos

Fernanda Soro, gerente sênior de marketing Latam da Sensient, lembra que tudo começou há alguns anos com a tendência da “conveniência”, na qual a necessidade de maximizar o tempo acarretou na preferência por maquiagens de longa duração. “Muitas mulheres com uma rotina corrida não tinham tempo sequer para retocar a maquiagem, porém o desejo de se manterem belas e produzidas o dia todo permanecia. Então veio a Covid-19, que trouxe tempo extra, mas impôs a obrigação de usar máscaras, fato que acentuou a necessidade de produtos de larga duração, que não saiam facilmente, ‘manchando’ as máscaras faciais”.

Fernanda Soro, gerente sênior de marketing Latam da Sensient

Pontuando que, mesmo com a melhora da pandemia, muita gente prefere continuar usando máscaras em alguns locais e ocasiões, juntamente com a retomada da “vida presencial”, Fernanda aponta que a necessidade pela maquiagem “conveniente” volta a imperar, sendo desejáveis itens de longa duração, acabamento matte, à prova d’água, resistente ao suor e não transferível.

Outro ponto importante levantado por Fernanda e que reforça a necessidade desses produtos é a crise econômica global gerada pela pandemia e outros fatos geopolíticos. “Com menos dinheiro no bolso, o consumidor está mais consciente e prefere produtos de alta durabilidade, tanto no que se refere ao seu desempenho na pele, para que não haja necessidade de reaplicação durante o dia, como à sua vida útil”.

A Sensient Beauty, conhecida internacionalmente pela sua expertise em cores de alta qualidade e pureza e também referência em inovação em diferentes tipos de tratamentos de superfície em pigmentos, segundo Fernanda, vem proporcionando novas possibilidades de aplicação e de sensorial, abrindo campo para produtos de alta performance e compatibilidade com a pele.

Para o desenvolvimento de maquiagem de longa duração, a gerente destaca a linha ADT-C, composta por pigmentos de tratamento de superfície com excelente hidrofobicidade, que permitem formulações fluídas, com alta carga pigmentária. “Ele melhora a adesão da fórmula à pele e também repele suor”, descreve. Como opção com excelente custo-benefício, a empresa também oferece o tratamento hidrofóbico AS Alkyl Silane, que também melhora a aderência à pele e facilita a dispersão em óleos e silicones.

“Também temos as sílicas SENSIBEAD®, alternativa natural às microesferas de plástico, um dos principais poluentes dos oceanos”, informa. A linha conta com os itens SENSIBEAD® SI 175, SENSIBEAD® SI 320, SENSIBEAD® SI 500 e SENSIBEAD® SI 1500, que aumentam a deposição, oferecem sensorial aveludado, efeito blur (disfarce de rugas) e absorvem o excesso de óleo para um acabamento mate.

Aderência, o truque de ouro

Entre os fatores extrínsecos que comprometem a performance dos cosméticos e sua duração na pele, Jirrah Andrade, especialista de inovação e aplicação  em cosméticos Latam da Merck, cita suor, umidade, condições do tempo e até o recente uso de máscaras. Para atender essa necessidade de mercado de manter intacta a maquiagem, a Merck oferece uma solução natural para desenvolver formulações com o apelo long-lasting: “Basta adicionar aos produtos os nossos fillers funcionais da linha Ronaflair® à base de oxicloreto de bismuto (BiOCl)”, afirma.

Jirrah Andrade, especialista de inovação e aplicação em cosméticos Latam da Merck

Jirrah explica que o substrato versátil está disponível em diferentes tamanhos de partículas e estruturas cristalinas. “Essas diferenças proporcionam efeitos que variam do natural ao perolado, com excelente sensorial, auxiliando na estabilidade mecânica de fórmulas compactas e, por isso, aumentando a boa aderência à pele”, explica, destacando que, devido à estrutura química, o BiOCl também exibe um certo grau de repelência à água. “A alta capacidade de aderência à pele e a hidrofobicidade do BiOCl podem contribuir com a longa duração dos produtos, principalmente quando pensamos em produtos em pó, como setting powder e itens compactos em geral, como sombra e pó facial. Afinal, uma sombra que tenha duração o dia todo é o grande desejo do mercado”.

O arranjo dos cristais de BIOCI, de acordo com especialista da Merck, diz muito sobre as vantagens que ele pode agregar à pele. O RonaFlair® LF-2000 proporciona radiância e cobertura, podendo ser usado em formulações de sombra compacta, principalmente quando se deseja efeito metálico. Já o RonaFlair® ESQ, apresenta cristais irregulares que estão dispostos em aglomerados face-a-face, o que confere uma aparência mate e mais transparente. “Esta característica é especialmente útil em formulações destinadas a fototipos 4 a 6, pois pode minimizar a dispersão da luz reduzindo, o aspecto de giz que, chamamos de chalky”.

Jirrah pontua que a estrutura microscópica dos fillers funcionais revela como está a aglomeração dos cristais.  O aspecto de pétalas de rosas (à direita na imagem abaixo) fornece a aparência matte e transparente, por exemplo.

“Se quiser um produto com origem natural, conte com a linha Ronaflair® e atenda o desejo dos consumidores mais exigentes”, reforça Jirrah.

Formadores de filme

“É possível desenvolver formulações naturais de alta performance, longa duração e que proporcionem uma experiência sensorial prazerosa aos consumidores”, afirma Jessica Ribeiro, analista de laboratório de aplicação da Kobo, observando que os consumidores estão mais exigentes e que os cosméticos veganos, naturais, cruelty free, com formulações mais limpas e sem ingredientes controversos são as grandes apostas da atualidade. “Muitos acreditam que para um produto ser natural ele irá perder performance, mas isso não é verdade”.

Jessica Ribeiro, analista de laboratório de aplicação da Kobo

Para atender a demanda por maquiagens que durem por horas e possuam resistência à água e à fricção, a Kobo oferece o formador de filme de origem vegetal KOBOGUARD® NATURAL 2063.  Segundo Jessica, o ingrediente é derivado de uma resina extraída de florestas de pinheiros manejadas, possuindo duas soluções concentradas com um teor de sólidos de 50%, uma em um veículo volátil (Glyceryl Hydrogenated Rosinate (And) C9-12 Alkane ) e a outra em um veículo não volátil (Glyceryl Hydrogenated Rosinate (And) Caprylic/Capric Triglyceride).

“As soluções de KOBOGUARD® NATURAL 2063 CCT & NDA são compatíveis e solúveis em ampla gama de polímeros naturais e sintéticos, pigmentos, hidrocarbonetos alifáticos, ésteres, óleos e solventes”, explica a analista da Kobo, que destaca que elas também têm compatibilidade com muitas outras resinas, ceras e plastificantes, podendo ser facilmente emulsionadas em sistemas aquosos com ingredientes cosméticos tradicionais.

Ao incorporar este formador de filme da Kobo nas formulações, é possível obter inúmeras vantagens. Jessica cita, por exemplo, a aplicação em batons, brilhos labiais e delineadores, proporcionando uma aplicação mais uniforme e reduzindo a transferência de cor. “Em máscaras para cílios, sobrancelhas, sombras e corretivos pode-se prolongar o uso ao longo do dia ou da noite pela formação de um filme mais resistente à água e à fricção”.

Outras vantagens apontadas por Jessica são que o KOBOGUARD® NATURAL 2063 permite processos a quente e a frio, auxilia no ganho de viscosidade, fornece hidrofobicidade aos pigmentos e maior solubilização de aditivos orgânicos, reduzindo o tempo de processo.

Estrutura tridimensional

“Os silicones trazem excepcionais benefícios multifuncionais e sensoriais para maquiagem, por possuírem excelente ação de formação de filme, conferirem sensorial agradável e serem personalizáveis para cada tipo de aplicação”, lembra Luziano Fróes, suporte técnico em home e personal care Latam da Elkem, que faz algumas indicações da marca PURESIL™.

Luziano Fróes, suporte técnico em home e personal care Latam da Elkem

Um dos destaques é a linha PURESIL™ TMS de resinas de silicone de estrutura tridimensional, formadoras de filme com efeito de longa duração para maquiagem, já solubilizadas e carreadas, que garantem boa dispersão dos pigmentos.

O PURESIL™ TMS DM 30 (Dimethicone (and) Trimethylsiloxysilicate) promove duradoura resistência à água e óleo, evita transferência de maquiagem para roupas, máscaras e até pessoas. “Tendo Dimethicone como veículo, traz toque mais emoliente e suave, além de aumentar o play time ou tempo para espalhar o produto”, explica Fróes. Já o PURESIL™ TMS IDD 50 (Trimethylsiloxysilicate (and) Isododecane) compartilha a mesma multifuncionalidade, só que confere secagem rápida e toque seco por ter veículo volátil. Por serem resinas solubilizadas, possibilitam a adição na fase final do processo sob agitação normal.

Outra indicação da Elkem é a linha PURESIL™ EP, que possui elastômeros de silicone em pó, que proporcionam sensorialidade extra e multifuncionalidade. Fróes observa que o PURESIL™ EP 02 (Dimethicone/Vinyl Dimethicone Crosspolymer (and) Silica) confere toque sedoso e aveludado, acabamento mate, absorção de sebo, efeito soft focus – que disfarça pequenas imperfeições – formando filme resistente a água e óleo. Outro item, o PURESIL™ EP 04 (Dimethicone/Vinyl Dimethicone Crosspolymer), além desses benefícios sensoriais, auxilia também na manutenção da hidratação da pele.

“Todos esses produtos são isentos de BPA e aptos para formulações veganas. O compromisso com a sustentabilidade da Elkem está acreditado com o selo ‘Platinum Top 1%’ da EcoVadis, assegura Fróes.

Atributo essencial

Para Rafael Santos, especialista de marketing para o mercado de cuidados pessoais da Dow, o long-lasting é um atributo essencial para as maquiagens e, para inovar nesse segmento, é necessário ir além, apostar em texturas agradáveis, cores intensas, brilho radiante, cuidado e proteção da pele.

Rafael Santos, especialista de marketing para o mercado de cuidados pessoais da Dow

O especialista observa um crescimento na busca por produtos que tragam brilho para os lábios e rosto, além de cor homogênea, com alta intensidade e tons neon para a região dos olhos. Para atingir esses resultados, indica o uso de resinas. “A DOWSIL™ 1686 Resin, por exemplo, proporciona brilho intenso e luminosidade com ótima cobertura para a selfie perfeita, além de longa duração. Estudos mostraram que a DOWSIL™ 1686 Resin mantém a uniformidade da cor e brilho mesmo após 7 horas”.

Outro aspecto importante levantado por Rafael é que, além do cuidado com a proteção solar, que já faz parte do mundo da maquiagem, há uma preocupação com a poluição, que pode obstruir poros e acelerar o envelhecimento: “Testes com o DOWSIL™ FA 4103 Silicone Acrylate Emulsion mostram excelentes resultados desse formador de filme para repelir a poluição, além de promover fixação de longa duração”, afirma citando a avaliação de performance da formulação SplashShield Facial Mist.

Rafael ressalta que os silicones são ingredientes indispensáveis nas formulações de maquiagem, pois não obstruem os poros, característica que ajuda na proteção contra espinhas e não interferem na respiração da pele, não causam alergias, não deixam resíduo oleoso na pele e são veganos. “Também são aliados da performance”, diz, citando os filmes duradouros dos acrilatos de silicone, como DOWSIL™ FA PEPS Silicone Acrylate, o sensorial agradável adicionado pelos elastômeros, como o DOWSIL™ EL-8048 ID Silicone Organic Blend, e a hidratação das ceras de silicone, como a DOWSIL™ 2503 Cosmetic Wax. “São ingredientes excelentes para formulações de longa duração, mantendo a pele saudável e bonita”, garante.

A Dow criou um kit completo de protótipos Free to be You!. “São formulações com long-lasting e todos os benefícios que trazem o bem-estar buscado pelas pessoas. Traz consigo um conceito de podermos ser quem quisermos, pelo tempo que quisermos, sem nos preocupar com molhar ou borrar”, completa Rafael.

Bioéster vegetal

A AQiA destaca dois produtos que podem contribuir para o desenvolvimento de maquiagens de longa duração. O primeiro deles, Agreen LSO é um bioéster vegetal derivado do óleo de girassol altamente oleico e da cana de açúcar, obtido por processos ambientalmente amigáveis que exigem menor consumo energético. Ainda traz a vantagem de ter índice de naturalidade de 100% (ISO 16128).

Mariana Zaroni, coordenadora de marketing da AQiA

Mariana Zaroni, coordenadora de marketing da AQiA, explica que o Agreen LSO possui uma composição rica em ácidos graxos essenciais, especialmente ômega 9, o que permite que se apresente como um emoliente bioativo. “Além de oferecer excelente espalhabilidade, sensorial macio e diminuição da pegajosidade das formulações, também protege a integridade cutânea, ajudando a resgatar a elasticidade natural da pele, prevenindo ressecamento e o desconforto causado pela desidratação e sensibilizações”.

Em maquiagens, de acordo com Mariana, o Agreen LSO também pode ser considerado um excelente dispersante de filtros inorgânicos e ótimo solubilizante para filtros químicos e ativos lipofílicos, com resultados superiores quando comparado com emolientes clássicos do mercado.

O outro destaque da AQiA promete facilitar a criação de uma linha de maquiagem. “Estratégia fundamental na busca por uma pele bonita e uniforme, a linha SkinColor é uma tecnologia exclusiva AQiA desenvolvida para uma cobertura ideal da pele baseada na micronização de pigmentos inorgânicos com textura ultrafina”, destaca Mariana.

Segundo Mariana, a tecnologia de micronização de pigmentos permite alta performance em  cobertura e camuflagem de imperfeições, além de viabilizar a disponibilidade de tons universais.  “Skincolor apresenta facilidade e praticidade total na fabricação de produtos de maquiagem e é ideal para produção de corretivos, BB creams, pós, bases líquidas, compactas e bastões”.

Resina modificada

A IMCD aponta duas estratégias para alcançar longa duração em formulações de maquiagem: as aplicações da resina alquil modificada Granresin MQI 2450 e do pigmento de efeito metálico bege Gemtone® Radiant Nude G016.

Vanessa Barros, especialista de negócios na IMCD, explica que o Granresin MQI 2450 (Isododecano (e) C24-28 Alquildimetilsiloxi Trimetilsiloxisilicato) contém 50% de resina para oferecer conforto e flexibilidade do filme e efeitos aveludado e mate após rápida evaporação, além de longa duração na pele. Indicado para formulações nas quais a volatilidade é necessária, ele pode ser aplicado em produtos de envase a quente, como bastão e moldados. “Sua característica de resistência também torna sua utilização recomendada para formulações solares, melhorando a repelência à água, inclusive suor”. Como benefício adicional, possui ação de booster de FPS comprovada.

O Granresin MQI 2450, segundo Vanessa, possibilita a formação de um filme flexível que mantém o produto na pele por mais tempo, enquanto proporciona conforto ao consumidor. “Seu sensorial mate e aveludado é preferência em países de clima tropical como o Brasil, que pede fórmulas mais sequinhas e no transfer”, diz Vanessa.

Já o Gemtone ® Radiant Nude é um pigmento de efeito luminoso composto por mica natural, óxidos de ferro e oxicloreto de bismuto. Segundo Nathalia Miranda, especialista em aplicação da IMCD, o fato de conter óxido cloreto de bismuto em sua composição faz com que o produto final apresente uma melhor adesão à pele, principalmente quando comparado com pigmentos convencionais de mercado, sendo ideal para ser usado em formulações de longa duração.

Nathalia Miranda, especialista em aplicação da IMCD

“Tem uma ótima textura, mais macia e suave, em comparação com os pigmentos tradicionais”.

Nathalia destaca ainda que o Gemtone ® Radiant Nude é de rápida e fácil dispersão e é indicado para diversas aplicações em cosméticos e maquiagem, principalmente produtos para o rosto, como base, pós e iluminador. Adequado para todos os tipos de pele, pelo fato de promover brilho sem efeito esbranquiçado ou cinza é ideal para produtos voltados para peles morenas e negras.

Tendências no mercado

Comentando as tendências  para o mercado de maquiagem, Raquel, da WGSN, avalia que o minimalismo, que já não é novidade na indústria de beleza, nas categorias de maquiagem, se traduz em produtos híbridos, de fácil aplicação e que, além de maquiar ou embelezar, tratam a pele por meio de ingredientes ativos. “Essa característica ganha ainda mais relevância se pensarmos em seu impacto na sustentabilidade, um imperativo do setor para uma grande parte do público consumidor. Crescem cada vez mais as exigências por pigmentos e corantes que sejam bons tanto para a pele quanto para o planeta”.

Outro aspecto de grande relevância para a categoria daqui em diante, segundo Raquel, é a inclusão. De acordo com o relatório sobre inteligência de mercado da WGSN, cosméticos para pessoas acima dos 40 anos serão uma enorme área de investimento em 2025. “É importante ressaltar que a maioria desses consumidores não busca a maquiagem como uma forma de manter uma aparência jovem, mas como ferramenta de autoexpressão”.

Raquel também aponta como exemplo da forte tração da inclusão dentro da categoria o grande sucesso de maquiadores e influencers com deficiências, citando Lucy Edwards, Molly Burke e Kami, entre outros. “Eles têm conquistado ao lutar contra estereótipos e abraçar a própria sensualidade por meio da maquiagem”.

“Não podemos deixar de falar também do Metaverso, que já é um grande dinamizador para diversas indústrias e para as categorias de beleza não é diferente, ao trazer oportunidades únicas de atrair e interagir com os nativos digitais por meio de novas tecnologias e tipos de marketing”, completa Raquel.

Americanas já voltaram

Cerca de 70% dos usuários de maquiagem nos Estados Unidos retornaram às rotinas anteriores ou estão usando mais do que no ano passado, de acordo com o NPD Group, que aponta que no relatório “Makeup Attitudes and Usage”. “A recuperação e a criatividade da categoria de maquiagem estão liderando os ganhos de vendas da indústria de beleza de prestígio em 2022. Após um período sombrio envolto pela pandemia, estamos vendo um renascimento na arte da maquiagem, à medida que os consumidores experimentam as cores novamente”, afirmou Larissa Jensen, consultora da indústria de beleza do NPD.

Larissa Jensen, consultora da indústria de beleza da NPD

Segundo o relatório, o uso de vários produtos de maquiagem está aumentando, à medida que as mulheres retornam à vida social.  Na categoria de maquiagem de prestígio, a receita de vendas nos EUA cresceu 22%, de janeiro a maio de 2022, em relação ao ano passado. Isso é mais que o dobro da taxa de cuidados com a pele e mais rápido que fragrâncias, de acordo com dados do Retail Tracking Service do NPD.

As mulheres relataram que usam principalmente maquiagem para melhorar sua aparência, mas as da geração Z e da geração do milênio usam maquiagem principalmente para aumentar sua confiança. Ao longo das gerações, quase 30% das mulheres usam maquiagem porque dizem que isso lhes traz alegria. “A pandemia mudou nossa definição de bem-estar, indo além do físico para ser mais sobre saúde mental e bem-estar”, disse Larissa. “Os produtos de maquiagem satisfazem uma necessidade emocional de ter uma boa aparência e nos sentirmos melhor conosco mesmos”.

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