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L’Oréal lança plataforma omnichannel nos EUA

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O trabalho da paranaense Neostore, startup curitibana especializada em plataforma mobile omnichannel e vencedora do hackathon promovida pela L’Oréal no Brasil em 2016, ganhou nova projeção ao ser apresentado à varejistas do mundo todo durante a NRF Big Show – a maior feira de varejo dos Estados Unidos, realizada na primeira quinzena de janeiro, em Nova Iorque.

Numa ação arrojada do grupo curitibano, a parceria com a gigante mundial em cosméticos também foi apresentada ao grande público em telões estrategicamente instalados na Times Square, um dos pontos mais conhecidos do mundo.

De acordo com Fabíola Paes, uma das sócias da Neostore, a startup apoia a transformação da L’Oréal Brasil na experiência de compra omnichannel para a linha Maybelline e o aplicativo deve estar disponível no primeiro semestre. A Neostore também apresentou suas soluções tecnológicas a mais de 220 executivos durante o evento aterrissagem da NRF 2017, com curadoria da BTR-Varese, no hotel New York Palace.

No encontro, os executivos foram presenteados com óculos de realidade virtual da Neostore, que mostrou vídeo com uma experiência de compra pelo aplicativo, feita na Loja Positivo Direto da Fábrica, da Positivo Informática, em Curitiba (PR). Representantes da startup realizaram, ainda, a apresentação da Neostore no evento The Every Where Store, promovido pela Tlantic e Kaizen Institute, que reuniu cerca de 50 dos principais executivos de varejo da Europa, Estados Unidos e Brasil, mostrando que é possível encontrar inovação, agilidade e assertividade em desenvolvedores nacionais.

A intenção da Neostore é ampliar o número de clientes até dezembro, com produtos específicos para cada parceiro. “Nossa previsão é otimista, tanto que temos quatro vagas de trabalho em aberto – três para desenvolvedores mobile e uma para a área administrativa/financeira”, conta. Segundo Fabíola, o aplicativo , desenvolvido para a linha Maybelline – se propõe a integrar canais de venda e distribuição dos produtos da marca L’Óreal, nos ambientes on e off-line (O2O), oferecendo de forma integrada uma loja de m-commerce completa (com carrinho de compras, lista de desejos e conexão com gateway de pagamento), consulta online antecipada de disponibilidade de produtos em quiosques, pré-reserva de produtos no app (que otimiza o tempo de atendimento no ponto de venda), vídeos com consultoria de beleza, entre outras funcionalidades. O aplicativo gera uma experiência de compra assistida de produtos Maybelline em mobile, que aumenta o uso e o conhecimento de toda a linha. O app ainda pode ser usado de forma associada à orientação de especialistas da empresa, espalhados em pontos de venda em todo o país.

Comunicação multicanal

Fabíola relata que o omnichannel é hoje uma das grandes tendências no mercado de varejo, uma vez que, dentro desta perspectiva, não existe mais diferença entre a loja física ou a loja online. O cliente tanto pode conhecer o produto na Internet e comprar na loja física, ou o contrário. “Com um consumidor multicanal é necessário que as companhias de varejo estejam preparadas para atender a este novo perfil de cliente e a implementação de plataformas específicas vem suprir esta demanda, além de apresentar novas estratégias de comunicação, gerando até 30% a mais de faturamento”.

“A Neostore oferece ao varejista uma visão única do cliente por meio da plataforma Mobile que integra sistema do e-commerce, ERP da loja física e gateway de pagamento. O cliente pode escolher o produto preferido e escolher a melhor forma receber em casa ou buscar direto na loja mais próxima”, completa o sócio fundador da empresa, responsável pelo desenvolvimento da plataforma Mobile Android e iOS, João de Souza.

A média do investimento na Neostore varia de acordo com o porte e as necessidades de cada cliente e os resultados são vistos de modo muito rápido. Segundo o relatório do E-bit (2016), o e-commerce faturou cerca de 5 bilhões em vendas via dispositivos móveis no ano de 2015. Isso representou 12% dos 41,3 bilhões de vendas totais em varejo on-line. Conforme a pesquisa, os demais 88% foram realizados por meio de desktop. A expectativa era chegar a 30% das vendas por meio de dispositivos móveis, em 2016. Nos EUA esse percentual já representa 52%, de acordo com a NRF Big Show 2017.

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