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MAC Cosmetics aos 40 anos impulsiona o mercado de maquiagem de prestígio

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O mundo da beleza — e o mundo em geral — mudou consideravelmente desde o lançamento da MAC Cosmetics em 1984. No entanto, ao longo das últimas quatro décadas, a marca pioneira de maquiagem conseguiu permanecer fiel aos seus princípios fundamentais.

“Quando você pensa no que a MAC foi fundada — sustentabilidade, diversidade, inclusão, arte, e devolução à comunidade — essas coisas são tão relevantes hoje, se não mais, do que eram quando a marca foi fundada”, disse André Branch, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da MAC América do Norte. “Completar 40 anos não é pouca coisa; não são muitas as marcas que podem afirmar isso. E hoje, não estamos apenas sobrevivendo, estamos também impulsionando. Ainda somos a principal marca de maquiagem de prestígio e ainda temos alguns dos melhores produtos de desempenho no mercado. Tem sido uma jornada incrível, e estamos comprometidos em tornar os próximos 40 anos tão notáveis quanto os primeiros 40.”

O Passado Histórico da MAC

A MAC Cosmetics foi concebida pela primeira vez em Toronto em 1984 por Frank Toskan e o falecido Frank Angelo como uma coleção de produtos para maquiadores profissionais. O compromisso da marca com os artistas posteriormente se aprofundou, à medida que a MAC se tornou também um influente incubador de talentos emergentes e ajudou a lançar alguns dos maiores nomes de hoje, incluindo Mario Dedivanovic, Patrick Starrr, Patrick Ta e Charlotte Tilbury.

Essa popularidade entre maquiadores permitiu à MAC se tornar presença constante nos bastidores da Semana de Moda de Nova York, quando a The Estee Lauder Cos. completou a aquisição da marca em 1998 e investiu consideráveis recursos na empresa.

“Nos anos 90, realmente começamos a expandir e levar a MAC para o mundo todo, alcançando eventualmente 105 territórios e países com mais de 2.000 pontos de venda pelo mundo”, disse Branch.

Um Histórico de Caridade

Nenhuma retrospectiva sobre a MAC estaria completa sem mencionar a campanha de batom MAC Viva Glam. Criada em 1994, no auge da epidemia de AIDS, o MAC Viva Glam foi lançado com a campanha “Who is the MAC Girl”, introduzindo RuPaul como o primeiro porta-voz do MAC AIDS Fund — muito antes de drag ser mainstream. “Culturalmente, foi o batom que ecoou pelo mundo”, disse Branch. “Foi realmente impactante.”

Com a introdução do Viva Glam, a MAC também se tornou a primeira marca a doar o preço total de compra (não apenas os lucros) de um produto de maquiagem para a caridade. Desde 1994, o MAC Viva Glam arrecadou mais de $520 milhões. Além das cores existentes — Viva Heart, um tom intenso de vermelho-azulado; Viva Planet, um rosa-bege-malva cremoso; e Viva Glam III, um tom discreto de ameixa-acastanhado — a MAC recentemente lançou o Viva Equality, um neutro profundo. No final de maio, a MAC também nomeou uma nova embaixadora da marca e rosto do Viva Glam: a músico alemã Kim Petras.

“Quando lançamos o Viva Glam, os fundadores da MAC estavam muito conscientes da epidemia de HIV/AIDS e queriam ajudar”, disse Branch. “Não mudamos nosso compromisso com essa causa. Mas o mundo mudou drasticamente nas últimas três décadas. Então, enquanto estamos orgulhosos de celebrar 30 anos do Viva Glam, queremos também atender às necessidades dos consumidores hoje e ampliamos nosso escopo de caridade. Nossa missão expandida agora promove igualdade para todos, enquanto continuamos nosso apoio de longa data às pessoas impactadas pelo HIV/AIDS.”

A Coleção Desejável

É claro que grande parte do sucesso contínuo da MAC também se deve aos seus produtos inovadores. “Quando você pensa nas próximas tendências empolgantes de maquiagem e produtos de alto desempenho, o que é ótimo sobre a MAC é que temos artistas pelo mundo todo que mantêm o dedo no pulso de tudo, então sabemos o que está acontecendo conforme acontece”, disse Branch. “Temos pessoas na arte, moda, entretenimento e mídia — essas são as pessoas que estão ditando as tendências.”

O sucesso dessa linha direta tem sido evidente nos constantes sucessos de vendas da MAC, incluindo o batom Ruby Woo, lançado em 1999 e que continua sendo um favorito dos fãs (quatro tubos vendidos a cada minuto em todo o mundo). “Como um vermelho universal, tem esses tons azulados que realmente se destacam em diferentes complexões de pele”, disse Branch.

Branch também destaca a MAC Studio Radiance Serum-Powered Foundation, lançada no final do ano passado e que se tornou um dos produtos de base mais vendidos em termos de dólares e unidades. “É uma das bases mais incríveis porque tem tudo o que os consumidores procuram hoje: cuidados com a pele, cobertura construível, pele luminosa, e uma variedade de tons”, disse Branch.

“Todo o nosso trabalho começa com o consumidor; mantemos um pulso sobre quem eles são, o que está mudando, quais necessidades têm”, disse Branch. “Temos uma base de consumidores muito, muito leal que nos ajudou a chegar onde estamos, e eles continuam a nos demonstrar amor. À medida que nossos consumidores evoluem e novas gerações são introduzidas, é importante que a MAC também evolua para permanecer relevante. Para ressoar e permanecer competitiva, é preciso se conectar com essas percepções.”

Além de inovar com uma série de novos produtos, a MAC também continuou a atualizar best-sellers existentes. “Após nossos últimos sucessos, acabamos de remasterizar dois de nossos heróis, o batom MACximal Silky Matte e a base Studio Fix Fluid, ambos com fórmulas melhoradas”, disse Branch. “E agora estão vendendo mais que antes. Você também verá mais reinvenções de ícones em breve. Nunca terminamos de inovar.”

Um Futuro Promissor

A MAC marcará seu 40º aniversário com uma série de lançamentos de coleções limitadas. “Vamos animar os fãs da MAC, jovens e velhos, com edições limitadas especiais que estão sendo lançadas ao longo do ano”, disse Branch. Alguns exemplos: o recentemente lançado MAC 40 Disney Favorites, incluindo o popular Duo de Sombra Mineralize Maleficent.

Ser digitalmente experiente, construir uma presença em plataformas como TikTok e Instagram, investir em parcerias com influenciadores e lançar um experimentador virtual também ajudaram a manter a MAC no topo. “É preciso estar nas plataformas onde as pessoas estão falando”, disse Branch.

Para impulsionar a MAC para o futuro, a marca está agora trabalhando para aprimorar a experiência de compra do cliente. “No varejo, estamos reimaginando o futuro das compras de maquiagem”, disse Branch. “Estamos liderando a transformação do varejo de beleza com um novo e único conceito de varejo que vai combinar os mundos físico e digital para oferecer uma experiência de compra única que você só encontra na MAC. Haverá um novo design de loja que inspira os consumidores a expressar sua criatividade e a co-criar seus estilos com personalização de impressão de paletas e experimentação virtual habilitada por AR. Estamos no início da implementação disso, mas estamos vendo resultados promissores.”

 

 

 

 

Fonte: CEW 10.07.2024

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