Mahogany abre, no Chile, primeiro ponto de venda internacional
Após três anos de planejamento, a fabricante de cosméticos Mahogany inaugura, hoje, sua primeira loja no exterior. A franquia, localizada em Santiago, no Chile, é comandada por duas empreendedoras, que pretendem abrir a segunda unidade ainda em 2018.
Nos próximos anos, a marca pretende entrar em países como Colômbia, Peru, Portugal e Angola.
A intenção original era ingressar no Chile como parceiro da varejista Falabella, mas os custos elevados para vender os produtos nos pontos de venda fizeram a empresa mudar de ideia. “Decidimos procurar parceiros locais para fazerem o investimento. O mercado chileno é aberto e está crescendo”, disse Jaime Drummond, fundador e presidente da Mahogany.
Segundo a Câmara da Indústria de Cosméticos do Chile, o setor expandiu-se 5,4% no ano passado. No território brasileiro, a venda de produtos de beleza cresceu 7,5% em 2017 ante o ano anterior e movimentou R$ 110 bilhões, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Drummond afirmou que a brasileira vai concorrer com L’Occitane, The Body Shop e Victoria’s Secret. O executivo não projetou quanto as operações internacionais poderão representar do faturamento da companhia, que no ano passado atingiu R$ 140 milhões, com aumento de 10% ante 2016. A estimativa é que em 2018 a receita suba 15%.
Por enquanto, foram levados 150 itens para a operação chilena, equivalente à metade do que é vendido no Brasil. A maior parte dos itens vendidos no quiosque instalado no Mall Arauco Maipú é de cuidados com a pele. Questionado sobre a chance de iniciar vendas diretas no exterior, como faz a concorrente Natura, o executivo descartou a hipótese.
“As vendas diretas são para complementar o negócio no país, tanto que são coordenadas diretamente pelos franqueados. Apenas 20% das 204 lojas têm essa operação, que é concentrada em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Nordeste”, disse o fundador da Mahogany. Atualmente, as vendas realizadas pelas lojas físicas representam 80% do faturamento.
A empresa planeja acelerar a expansão neste ano. A expectativa é inaugurar 50 franquias, sendo que 28 delas já estão contratadas. No ano passado, foram abertas 32 unidades, sendo que a estimativa inicial eram 25. Os investimentos para este ano serão 31% superiores ao de 2017, mas a empresa não releva o montante.
Fonte: Valor