Millennials e indie brands estão revolucionando o consumo e a indústria da beleza
Por Estela Mendonça
Em 2018, os millennials representaram 15% da população global, com uma renda bruta média anual de cerca de US$ 12,4 mil, mas nos próximos cinco anos esse valor aumentará para cerca de US$ 15,5 mil à medida que esses consumidores avançam em suas carreiras, prevê a Euromonitor.
Especificamente na indústria da beleza, os impactos da ascensão de renda dos millennials serão cada vez mais sentidos. Além de mais participativos na redefinição do que a beleza e os cuidados pessoais significam, eles escolhem seletivamente marcas que não apenas antecipem suas necessidades e os ajudem a descobrir coisas novas, mas também que apoiem seus valores éticos e são consistentes com a imagem que desejam transmitir. “No mundo da beleza, as marcas orientadas a propósitos estão dominando a conversa e capitalizando com sucesso esses valores”, diz a analista da Euromonitor, Kayla Villena.
Segundo a empresa global de pesquisas, as marcas de beleza não podem ignorar as megatendências, como vida ética, vida saudável, consumidores conectados e multiculturalismo, que continuarão a impulsionar mudanças nos valores do consumidor, principalmente entre os millennials.
As indie brands
Indo ao encontro das demandas mais atuais e promissoras, especialmente dos millennials, as indie brands são o grande fenômeno no mercado mundial de beleza, uma tendência que também está decolando no Brasil. A Factor-Kline, empresa de consultoria e inteligência de negócios divulgou recentemente um estudo realizado a partir do mapeamento de 60 indie brands brasileiras, que juntas faturam cerca de R$ 400 milhões. Segundo o estudo, enquanto o mercado brasileiro de cosméticos “tradicional” apresentou um crescimento em 2018 de 2,7%, as indie brands cresceram em média 40%.
“Vale destacar que o público-alvo dessas marcas são, principalmente, jovens de 19 a 40 anos, que buscam consumo mais saudável, sustentável e ético”, diz Juliana Bondança, Gerente de projetos da Factor-Kline, que acrescenta que os produtos dessas empresas possuem, em sua maioria, mais ingredientes naturais e ausência de testes em animais. Segundo o levantamento, 86% delas possuem um portfólio totalmente vegano, 74% totalmente natural e 23% apenas produtos orgânicos.
Por outro lado, Juliana chama a atenção para as dificuldades e desafios enfrentados pelas indie brands: “São empresas de pequeno porte com diversas carências e desafios para viabilizar um crescimento mais sustentável e perene, com destaque para a falta de capital de giro para suportar o ritmo de crescimento, estrutura logística ineficiente e falta de escala para acessar matérias-primas e embalagens diferenciadas, entre outros”.
Apoio na inovação
Focar o suprimento das necessidades dessas indie brands tem sido o foco de muitos fornecedores de ingredientes, como é o caso do Grupo MCassab. Com um amplo leque de matérias-primas, a distribuidora busca tornar mais fácil o acesso das marcas nascentes às mais recentes soluções e inovações do mercado, além de apoiar o desenvolvimento de produtos naturais e sustentáveis de alta performance.
“A busca por produtos green beauty vem crescendo cada vez mais no mercado de personal care. Os consumidores estão mais preocupados com a sustentabilidade e com os efeitos que os cosméticos convencionais causam a pele e no meio ambiente”, reforça Andrea Adams, Gerente de desenvolvimento de Negócios de Personal Care do Grupo MCassab.
Visando atender à demanda de produtos naturais para o cabelo, o Grupo MCassab oferece o Baycusan® eco E 1000, da Covestro, um polímero líquido à base de água, biodegradável – de acordo com a metodologia OECD 302-C. Trata-se de um formador de filme para o cabelo com propriedades de styling, proteção térmica, antipoluição, antiumidade e anti-frizz e que ajuda de prolongar o efeito liso. “Ele contém mais de 50% de carbono de biomassa vegetal e cumpre a definição de derivado de ingrediente natural, de acordo com a ISO 16128-1, além de ser persistente em água e não bioacumular em peixes”.
Maquiagens naturais
Em maquiagens naturais e veganas, o destaque da distribuidora é a linha de pigmentos MiyoNAT VAA, da Miyoshi, que possuem tratamento de superfície derivado de aminoácido de origem vegetal e certificado Cosmos, combinando naturalidade e alta performance. Disponíveis nas cores branco, amarelo, vermelho e preto, eles possuem afinidade com a pele, promovendo longa duração e sensorial de hidratação, além de proporcionar alta estabilidade. Andrea ressalta que os pigmentos MiyoNAT VAA possuem poder de cobertura superior quando comparado a outros tratamentos. “Isso permite criar formulações com alta cobertura e acabamento natural, trazendo conforto e sensação de segunda pele”.
Emolientes verdes
A executiva também cita as alternativas verdes para ésteres e emolientes, como o Emolid® CC, da IQL, um emoliente com certificação Cosmos, 100% verde, que tem alta performance de solubilização de filtros solares químicos e que atua como um agente molhante de filtros físicos e pigmentos, doando toque seco e maciez para as formulações.
Da Gattefossé, o emoliente ceroso certificado Cosmos Lipocire™ A SG apresenta uma temperatura de fusão próxima à da pele, doa sensorial aveludado e de derretimento para as formulações. Já o Cocoato® BG MB, também da Gattefossé, um agente molhante de alta performance para filtros físicos e pigmentos e doa sensorial aveludado para as formulações.
A linha Oxismooth® da Oxiteno possui três emolientes verdes derivados da cana de açúcar biodegradáveis: o Oxismooth® CO, de toque seco e alta espalhabilidade; Oxismooth® ST, que doa alto brilho para as formulações, e o Oxismooth® CP, de alta espalhabilidade e solubilizante de alta performance para filtros químicos. Todos os produtos da linha atuam em formulações capilares melhorando o condicionamento dos fios.
“Esse portfólio de emolientes permite a combinação perfeita de uma cascata de emolientes para formulações cosméticas”, reforça.
Sticks em alta
A executiva lembra que um dos grandes desafios para os formuladores em preparações stick, uma forte tendência no mercado de naturais, é o desenvolvimento de bases estáveis com o preenchimento exato dentro das embalagens, além da alta estabilidade ao calor e cargas oleosas, sem que o sensorial da bala ou stick freie, derreta ou encolha dentro da embalagem ou quebre.
“As ceras Kahlwax 6607L (girassol), Kahlwax 2811 (arroz), da Kahlwax, são alternativas de ceras vegetais certificadas e sustentáveis, perfeitas para formulações de maquiagem estáveis. Combinadas com outros ingredientes dos nossos parceiros Gattefossé e IQL, trazem perfeição para formatos stick de alta performance, estabilidade e sensorial para formulações naturais, veganas, orgânicas e sustentáveis”, garante Andrea.
Ainda no portfólio Kahlwax, Andrea cita uma alternativa vegana ao uso de petrolatos, a Kahl Vegojelly 7036 Plus, uma geleia de frutos asiáticos berries, indicada para formulações de maquiagem, pele e cabelo. As ceras de flores e chá Kahlwax 6692 (rosa damacena), Kahlwax 6279L (myrica) e Kahlwax 6614 (chá verde) são de fonte sustentável e trazem benefícios sensoriais e de performance para as formulações cosméticas, além de doar aroma. “Também destacamos o Kahlbeads 2811P, um esfoliante sustentável da casca do arroz da Kahlwax, que esfolia delicadamente a pele, com alto poder de limpeza e sem danificar o tecido cutâneo”.
Sensorial pode surpreender
Andrea conta que o Emulium® Illustro e Emulium® Kappa, ambos da Gattefossé, são os preferidos entre as opções de emulsionantes verdes do mercado. “O Emulium® Illustro é 100% vegetal e ganhou medalha de ouro na In Cosmetics Europa e medalha de prata na In Cosmetics Latam como ingrediente mais inovador. Ele forma emulsões água em óleo de alta performance sensorial, possui toque aveludado e seco”, ressalta, acrescentando que ele permite formulações líquidas e viscosas e é compatível com alta carga de pigmentos e filtros solares. “Emulium® Illustro oferece estabilidade e sensoriais únicos”.
Já o Emulium® Kappa, um emulsionante óleo em água natural, foi especialmente desenvolvido para formar emulsões ricas e de sensorial aveludado elastômero-like, além de fornecer alta hidratação para a pele.
Recriando a camada lipídica
Outra opção natural da Gattefossé é o agente de textura capilar ativo Definicire®, um ingrediente com certificação Cosmos especialmente desenvolvido para recriar a camada lipídica do cabelo, doando propriedades de controle de frizz, volume e definição de cachos sob alta umidade. Ele também facilita a penteabilidade de forma eficiente e melhora a suavidade dos fios super danificados. “A Gattefossé também conta com uma ampla gama de ingredientes ativos naturais e águas orgânicas para as formulações cosméticas”.
O portfólio do Grupo MCassab tem ainda a linha de ácidos hialurônicos certificados Cosmos da Contipro: Hyaluronic Acid, Hysilk® e Hyactive®, que são sal sódicos do hialuronato de sódio obtidos por biotecnologia. Eles atuam hidratando a pele. “O Hysilk® reduz em até 20% a produção do sebo cutâneo e o Hyactive® atua como um anti-age, reduzindo as linhas de expressão.
Para formulações minimalistas com excelente sensorial, Andrea indica o Flocare® NAT 132, da SNF, uma dispersão líquida de polímero 100% vegano, contendo 67% de ingredientes de fonte renovável, conforme a ISO 16128. Esse ingrediente permite a formação de géis creme em processo a frio.
O Grupo MCassab também oferece preservantes naturais, como benzoato de sódio e álcool benzílico da Emerald Kalama, autorizados para uso em produtos Cosmos, Ecocert, Nordic Swan, Ecolabel e EPA Safer Choice Labeling. Andrea também destaca o conservante natural pronto para uso Troycare™ LSB1, da Troy, composto por ácido levulinico, ácido sórbico e ácido benzoico, ideal para produtos cosméticos com e sem enxague.
Todos os ingredientes naturais distribuídos pelo Grupo MCassab podem ser conferidos no Seminário Green Cosmetics, que será realizado em São Paulo, nos dias 23 e 24 de outubro.