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Maquiagem: cores e efeitos voltam a atrair consumidores

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Vendas de colour cosmetics crescem 8,7% em 2022 e superarão os R$ 10 bilhões este ano

Por Estela Mendonça

Depois de uma queda de 4% em 2021, os colours cosmetics, que incluem também os produtos para unhas, mostraram recuperação de 9% nas vendas em 2022, totalizando R$ 9,78 bilhões, segundo a Euromonitor International, que prevê um crescimento parecido este ano de 8,7%, superando os R$ 10,4 bilhões em vendas.

Na avaliação da Circana (novo nome do NPD Group), o desempenho dos produtos de maquiagem foi ainda melhor: “A situação de maior controle da pandemia, principalmente pelo fim da obrigatoriedade do uso das máscaras na maioria dos ambientes, favoreceu o crescimento dessa categoria, que oscilou positivamente 50% em relação a 2021 em valores vendidos, superando inclusive desempenho de 2019”, informa o gerente de contas Felipe Martins.

Felipe Martins, gerente de contas do The NPD Group

Em unidades vendidas, segundo Felipe, os resultados também foram animadores, com diferença positiva de mais de 1 milhão de unidades em relação a 2021, chegando aos mesmos patamares do período pré-pandêmico de 2019.

Entre os canais de compra, as lojas físicas foram os grandes impulsionadores desse crescimento: 75% do valor faturado veio desse canal, um crescimento de 6% em relação a 2021.

“Quanto às subcategorias, destacamos os produtos para lábios, os quais cresceram acima da média da categoria. Nos produtos, destacamos os brilhos labiais, lápis e produtos mistos, como batom e lápis no mesmo produto, por exemplo”, diz Martins.

Dermo-Ilusionistas

Dentro do mercado de maquiagem, a WGSN vem acompanhando o surgimento e evolução de um perfil de consumidor altamente focado em maquiagem como uma forma de auto expressão.

Nicole Kitatani, especialista em tendências na WGSN

“Essa relação entre o digital e o mundo real tem se tornado cada vez mais próxima, dando origem ao que estamos chamando de Realidades Sobrepostas, e os consumidores buscarão no mercado de beleza produtos que ofereçam soluções e possibilidades nessa dupla realidade”, explica Nicole Kitatani, especialista em tendências na WGSN.

Além disso, a WGSN também enxerga um impulso em todo o mercado por produtos e marcas que valorizam a sustentabilidade e a diversidade, o que, segundo Nicole, deve criar um grande impacto no setor de pigmentos e corantes para cosméticos. “A procura por pigmentos orgânicos e de origem ética deve continuar crescendo, com o mercado de pigmentos orgânicos podendo arrecadar em torno de US$ 5,9 bilhões até 2027”.

Demandas de desempenho

Nicole ressalta que as prioridades dos consumidores nos próximos anos estarão mais focadas em produtos de alta qualidade, que sejam ao mesmo tempo práticos e sustentáveis. “Com a maior aceitação e celebração da diversidade de tipos de pele, produtos que permitam a expressão serão favorecidos em relação aos que prometem consertar imperfeições. Como mencionei anteriormente, produtos que tenham efeitos surpreendentes tanto pessoal quanto digitalmente terão grande destaque nos próximos anos”.

A policrise e o aumento do custo de vida também vão impactar o mercado de beleza, de acordo com Nicole, impulsionando perfis de consumidores que valorizam escolhas inteligentes. “Esses consumidores não necessariamente dão preferência a produtos mais baratos, mas procuram por opções simples, que não precisam ser populares e sim multifuncionais e eficientes. Produtos que unem os benefícios do skincare à maquiagem são favorecidos”.

Tendência Colorphoria

Para 2023, a Kobo traz duas grandes tendências que se unem quando o assunto é maquiagem de alto impacto: Colorphoria, que traz a liberdade do uso de cor inspirado em uma série de TV e o Metaverso, que une elementos do mundo digital com elementos do mundo físico. “Em ambas as tendências vemos como guia a vontade das pessoas de se expressarem e serem quem são, ousando na utilização de produtos com alta pigmentação e cores pouco convencionais, como laranjas, violetas, azuis e alto brilho”, explica Gabriela Mastelaro, gerente de negócios.

Gabriela Mastelaro, gerente de negócios da Kobo

Gabriela ressalta que para obter cores impactantes é preciso que os pigmentos usados na maquiagem estejam completamente dispersos, a fim de proporcionar maior força colorística. Para isso, a Kobo apresenta ao mercado o tratamento de superfície de origem natural  ASGP,  que torna os pigmentos hidrofóbicos e superdispersíveis, requerendo agitação e energia mínimas durante a fase de moagem, podendo ser incorporado facilmente utilizando-se somente um agitador mecânico, o que facilita o desenvolvimento rápido e uniforme da cor.

Tratamentos de superfícies para pigmentos trazem inúmeras vantagens para formulações. Entre eles, Gabriela cita melhor umectação dos pigmentos, maior compatibilidade e dispersabilidade em óleos e redução na densidade e viscosidade do bulk, o que possibilita o uso de altas concentrações de pó e proporciona cores mais intensas e saturadas.

“Além disso, o tratamento de superfície ASGP, composto por um aminoácido e ácido polihidróxiesteárico, confere um sensorial mais cremoso às formulações, cores mais intensas e melhor payoff, possibilitando melhor adesão dos pigmentos tratados à pele”, acrescenta a executiva da Kobo.

Amanda Braga, gerente de marketing da Merck

Efeito instagramável

Amanda Braga, gerente de marketing da Merck, garante que é possível ter muito êxito na entrega de cores intensas e alto pay off nas maquiagens. Segundo ela, os fillers funcionais em uma formulação podem fazer muito mais que melhorar texturas. “Enquanto os fillers à base de mica aumentam o pay off nas formulações em pó compactado, os à base oxicloreto de bismuto aumentam a estabilidade destes e são capazes de entregar textura deslizante e alta pigmentação para bases de um batom em bala, por exemplo”.

A executiva da Merck explica que o nitreto de boro tem um papel especial nesse contexto por ser um excelente lubrificante sólido. As plaquetas de nitreto de boro têm um baixo coeficiente de fricção atribuído a sua estrutura de rede cristalina hexagonal e característica hidrofóbica, o que favorece um maior deslizamento e baixo atrito, aumentando assim, a deposição eficiente do batom durante a aplicação. A linha chamada RonaFlair® Boroneige são os fillers de nitreto de boro da Merck, capazes de auxiliar a alta pigmentação especialmente em aplicações de batons.

Além da alta pigmentação, também é possível entregar um efeito instagramável nas maquiagens. “O queridinho nas aplicações é o Ronastar® Flaming Lights, desenhado com uma tecnologia avançada que trabalha com a luz recebida e reflete um brilho forte e regular, causando um deslumbramento, efeito de brilho intenso semelhante ao de um cristal”, descreve Amanda, destacando que essa alta reflexão é percebida nas telas, ideal para vídeos e para as beauty techs com estratégia forte nas redes sociais.

“Temos as soluções surpreendentes para uma alta pigmentação e efeito inovador”, completa Amanda.

Cosmético mágico

“A tendência dos batons ‘mágicos’ verdes dos anos 90 voltou com tudo e agora é possível encontrar o mesmo efeito em outros tipos de cosméticos coloridos como lip gloss, lip oil, lip tint e blush”, avisa Julianna de Oliveira Gonçalves, coordenadora técnica da Colormix Especialidades. A “magia” dos batons acontece quando uma coloração rosada surge nos lábios durante a aplicação do produto que exibe uma cor diferente na bala do batom ou na embalagem.

Julianna de Oliveira Gonçalves, coordenadora técnica da Colormix Especialidades

Para compor esse tipo de cosmético, que ainda permite destacar que a intensidade e tonalidade do efeito variam de pessoa para pessoa, de acordo com a composição da pele, Julianna explica que é preciso utilizar o corante “mágico”, em combinação com pigmentos coloridos ou de efeito que fornecem a cor exibida pelo produto.

A indicação de Julianna é o Lavanya Aphrodite, um corante sintético lipossolúvel do tipo bromoácido que exerce um efeito pH-dependente, ou seja, a revelação de cor acontece através do seu contato com grupos básicos, como as aminas da pele. Em pH inferior a 2, o corante não exibe coloração e possibilita a sua aplicação em cosméticos transparentes, enquanto as faixas de cores rosadas são reveladas quando o pH atinge faixas entre 3,5 e 5,5. “Outro apelo que pode ser explorado é a ação de longa duração, pois tinge o local que é aplicado”.

“Para formular um cosmético mágico de cor preta, por exemplo, pode-se adicionar tanto pigmentos, como o Colordisp L Preto, uma dispersão de pigmento inorgânico de óxido de ferro preto em éster para pronta aplicação em produtos anidros e emulsões, bem como as nossas micas naturais e sintéticas”, sugere a especialista da Colormix.

Glitters biodegradáveis

“O mercado de cosméticos verdes é cada vez maior e mais presente na vida do consumidor. A preocupação com a saúde física e emocional leva a redução do consumo de alimentos de origem animal e com isso, também cresce o consumo de produtos e marcas éticas, minimalistas, veganas e cruelty free, naturais e orgânicas”, avalia Amanda Omodei, diretora de marketing técnico da Focus Química, que cita um exemplo emblemático no universo da maquiagem: o glitter.

Amanda Omodei, diretora de marketing técnico da Focus Química

Amanda explica que tradicionalmente feito de alumínio gravado ou PET (polietileno tereftalato), mais conhecido como microplástico, o glitter tem sido preterido por consumidores eco conscientes, devido ao impacto ambiental que ele pode gerar, apesar de ser um ícone de efeito surpreendente na maquiagem.

A boa notícia é que muitas marcas estão substituindo o glitter tradicional por opções biodegradáveis e/ou PET-free. “Acompanhando essa tendência, a Focus Química, que sempre apostou em alternativas para compor seu vasto portfólio de matérias-primas, apresenta a linha de glitters biodegradáveis Geonature®C, da representada holandesa Geotech, especialista na fabricação de pigmentos de efeitos especiais”, anuncia Amanda.

A linha Geonature®C, segundo a diretora da Focus Química, atualmente é composta por nove cores de partículas brilhantes, desenvolvidas à base de celulose, com tamanho de partícula próxima a 008 HEX ou 200 mícrons, 100% PET-free, resistente ao aquecimento até 135º C e biodegradabilidade de mais de 90%, em apenas 106 dias.

Esses glitters biodegradáveis podem ser aplicados em maquiagens anidras, como pós, sombras, batons, gloss, blush, balm e outros. Para compor o portfólio e estoque local de produtos, a Focus Química investiu em três cores para atender os projetos de clientes, são elas: Geonature® C Bright Silver, Geonature® C Holo Silver e Geonature® C Malibu Gold, que podem ser conferidas aqui.

Desempenho com conforto

Luziano Fróes, suporte técnico em home e personal care Latam da Elkem, observa que é possível obter produtos de maquiagem saudáveis e com desempenho excepcional, sem sacrificar o conforto.  “Para muitos, os produtos de maquiagem são essenciais quando se trata de parecer bonito e aumentar a confiança”, afirma, lembrando que os consumidores a cada dia estão mais exigentes e buscando produtos de maquiagem com sensorial agradável e de alta qualidade.

Luziano Fróes, suporte técnico em home e personal care Latam da Elkem

Considerando o atual cenário do mercado, Fróes indica a linha de produtos PURESIL™ da Elkem, citando os avanços significativos realizados para atender as demandas dos clientes, como é o caso do PURESIL™ CAPRYLYL TSO (Caprylyl Methicone), uma solução da empresa para proporcionar sensação suave e toque sedoso sobre a pele. “Além de promover melhor playtime do produto, auxilia na espalhabilidade de forma homogênea de outros emolientes orgânicos como, por exemplo, os óleos vegetais, que podem ser adicionados para trazer benefícios adicionais para a maquiagem”.

A Elkem também oferece ingredientes de desempenho sustentável que trabalham em conjunto com componentes orgânicos, aumentando a compatibilidade entre os ingredientes, como o PURESIL™ CETYL DM (Cetyl Dimethicone), um silicone organo funcional que auxilia na obtenção de resistência à água, dispersão de pigmentos e efeito glow natural, indicado para batons, sombras e bases.

“Além de todo nosso portfólio atual, a Elkem continua lançando novos produtos que apoiam a inovação com tecnologias versáteis de silicones, permitindo a criação de texturas e sensoriais excepcionais”, completa Fróes.

Marcas embarcam

Os mais recentes lançamentos do mercado de maquiagem respondem às demandas dos consumidores por efeitos surpreendentes, produtos multifuncionais e que caibam no orçamento mais apertado dos consumidores. O Grupo Boticário vem demonstrando isso em todas as suas marcas. Intense, marca líder em batom, por exemplo, lançou uma nova linha de makes descomplicadas para o dia a dia: Intense Pop! chega com batons em duas texturas, base, lápis para os olhos e máscara de cílios. Os destaque do lançamento é o custo-benefício que tem produtos com valores entre R$ 13,90 e R$ 28,90.

Outro exemplo do Grupo Boticário é o pó compacto da Vult, por exemplo, ganhou nova fórmula com ácido hialurônico e FPS90, garantindo um efeito mate ao longo do dia, além de Vitaminas C, E e B3, com ação antioxidante que suaviza e uniformiza o tom da pele.

Já a Make B. acaba de lançar batons líquidos que unem tecnologia de efeitos com ativos de tratamento, como o ácido hialurônico, já presente em batons da marca, e o ácido poliglutâmico, que passa a agregar à fórmula garantindo preenchimento e lábios mais saudáveis. Juntos, resultam em um filme protetor que garante até 24h de hidratação e proporcionam mais volume. Os batons chegam em 15 opções de cores três diferentes texturas: mate, com alta cobertura e cor intensa; gloss, com acabamento espelhado não pegajoso, e diamond, promove um efeito ultra shine, com acabamento brilhante, que pode ser usado também como sombra e iluminador.

Complementando, a marca Quem Disse, Berenice? traz para o mercado a nova máscara de cílios Big Bang Sem Limites, prometendo alongar os fios já na primeira aplicação e garantir o crescimento deles em até 8%, com  uso contínuo por 45 dias. O lançamento é o primeiro da marca a mesclar beleza e cuidado e foi especificamente pensado para os cílios: entrega 700% mais volume, aumenta a definição em até 300%, proporciona 200% a mais de alongamento e 100% de curvatura extra, partindo do tamanho original dos cílios, de acordo com os testes de eficácia realizados pela marca.

Novidades da líder

A Avon, líder absoluta em maquiagem há mais de dez anos, lançou dez novas cores da sua linha de batons Ultra. A escolha das novas cores foi resultado de um estudo de colorimetria, feito a partir de um workshop técnico em parceria com um time de maquiadoras experts da Escola Madre, com a participação de mais de 20 modelos de todos os 5 grupos de tons de pele com testes de mais de 65 cores diferentes de batons.

O resultado é uma paleta mais diversa e melhores cores para atender ao público brasileiro com os seus diferentes tons de pele. Outra inovação da marca é que, a partir da campanha de fevereiro, as páginas de batons da revista Avon passaram a ser separadas por cores, oferecendo uma nova experiência de compra para suas consumidoras. “Sabemos que o batom é o item número 1 de maquiagem da brasileira. Somente no ano passado mais de 8 milhões de batons Avon foram vendidos, segundo a Kantar. Então fomos entender a fundo como essa compra acontece, explica Andrea Echeverri, diretora de Maquiagem Avon Color Brasil.

Bronzer em pó

A CARE Natural Beauty afirma ter lançado o primeiro bronzer em pó 100% clean beauty do mercado brasileiro. O Clean Bronzer, que chegou ao mercado em março, oferece efeito bronzeado natural iluminado, não comedogênico e mais de 72% de ativos de skincare, como vitamina E e antioxidantes. A textura em pó ultrafina proporciona sensação aveludada e acabamento quente luminoso, sem ressecar a pele. A jornalista e influenciadora Barbara Migliori estrela a campanha de lançamento.

Lápis ultrapigmentado

O lápis de olhos retrátil 12h Retractable Eyeliner Waterproof, lançado pela Sephora em fevereiro, combina intensidade e precisão em uma fórmula cremosa à prova d’água. Em uma ampla gama de tons ultrapigmentados, de preto, marrom e verde a azul, roxo e cinza, disponível em 15 cores com acabamentos matte, cintilantes e brilhantes, sua textura suave e sedosa promete um visual dramático nas pálpebras.

Inspiração em sorvetes

A Fenzza Makeup se inspirou nos sabores de sorvetes para lançar em fevereiro a coleção Gelato Beauty. A linha conta com blushes e batons cremosos, brilho labial, lápis delineador e lenço demaquilante. Cada produto, além de proporcionar uma lembrança de sobremesa, com nomes sugestivos, como moranguete, bananinha, chocolatinho e uvinha, oferece alta resistência e ingredientes de tratamento.

Kit contorno

Simple Organic lançou no início do ano seu kit contorno. Composto por sete corretivos sólidos de alta cobertura e toque aveludado, é indicado para a criação de um jogo de luz que traz dimensionalidade ao rosto, técnica do contorno  iluminado, que é queridinha entre as e os amantes de make, segundo a marca. Como diferencial, os corretivos são resistentes à água e ricos em ingredientes com alto poder de nutrição e propriedades com efeito calmante.

Glow instantâneo

Além da tecnologia Neo-Glow de Lancôme, que forma microcristais na pele que difundem a luz naturalmente para um acabamento glow instantâneo, a nova base Teint Idole Ultra Wear Care & Glow, com cobertura média e até 24 horas de duração, conta com fórmula patenteada enriquecida com  82% de sérum com ácido hialurônico e ácido mandélico. A novidade aumenta a uniformidade da pele em 23% logo após o primeiro uso e, segundo pesquisa da marca, após 3 semanas, 90% das consumidoras afirmaram ter tido uma melhora na pele, 87% disseram que a pele ficou visivelmente mais hidratada e 85% que ficou mais radiante. O produto está disponível no Brasil em 18 cores.

Maquiagem para esportistas

A Pink Cheeks expandiu a linha Sport Makeup, focada em esportistas e praticantes de exercícios físicos e acaba de lançar seu primeiro lápis de olhos,  o Sport Eyepencil, atendendo a pedidos de consumidoras que gostam de treinar maquiadas e necessitam de produtos com longa duração e alta resistência. Com até 24 horas de resistência, sua formulação é vegana, livre de parabenos, oftalmologicamente testada e resistente à água e suor, sendo ideal para a prática esportiva ou atividades em contato com umidade.

Tendências em cores e efeitos

De acordo com a previsão de cores mundiais da WGSN, elas devem proporcionar tanto escapismo quanto conforto. “Tons figitais (físicos e digitais), como a nossa cor do ano de 2023 Digital Lavender, devem receber destaque no setor de maquiagem juntamente com tons pastéis vibrantes e intensos, que serão combinados a efeitos iridescentes, translúcidos e metálicos, constituindo um look etéreo e sobrenatural que traz os efeitos digitais ao mundo real”, diz Nicole, acrescentando que tons hipervibrantes e lúdicos como neons também devem ser esperados, com efeitos que vão de mate a gloss. Já cores primárias com pigmentos intensos e saturados são pareadas a efeitos foscos ou de alto brilho que marcam presença tanto no mundo virtual quanto no físico.

Na primavera/verão, tons energéticos e nutritivos são esperados, segundo Nicole. “Bronzeadores em tons mais vibrantes e alegres de vermelho e laranja devem ser uma alternativa aos tons tradicionais, com cores como Lucious Red e Sundial ganhando destaque”, aposta Nicole, que também prevê que os  lábios voltam a ser um ponto de destaque na pós-pandemia, com o fim do uso de máscaras. “No outono/inverno, tonalidades vibrantes se juntam às neutras em paletas mais convencionais e cores menos usuais devem ganhar espaço comercial com acabamentos semi-matte, acetinado e metálico”, diz, lembrando que os acabamentos em gloss e efeito difuso ainda continuam populares.

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