Tendência foi apontada no estudo Grandes Ideias 2025: Beleza, desenvolvido pela WGSN
O ativismo político deverá pautar a atuação das marcas nos próximos anos. Esta é uma das projeções do estudo Grandes Ideias 2025: Beleza de autoria da WGSN, empresa líder em tendências e comportamento de consumo. O resultado foi apresentado em encontro de especialistas de mercado da in-cosmetics Latin América, realizado em julho deste ano, em São Paulo.
O levantamento foi feito com base em fatores que vão guiar os desejos e necessidades dos consumidores que, segundo o relatório, têm uma urgência maior por soluções em âmbito socioambiental e estão exercendo uma atuação mais ativa para transformar a realidade. Nesse cenário, deverão exigir que players do setor reforcem o engajamento em questões de preservação da natureza, transparência, diversidade e inclusão.
“Nas redes sociais, vemos o público muito ativo na comunicação e as marcas se tornaram muito mais conectadas com suas exigências. Muitas empresas, já estão inseridas neste movimento, atentas ao que as pessoas estão comentando e reverberando em ações”, destaca Giulio Peron, fundador da Quintal Dermocosméticos e um dos especialistas da in-cosmetics Latin America, feira internacional de ingredientes de cosméticos,
Para o executivo, alguns movimentos já despontam no mercado e vão de encontro com a tendência apresentada no estudo. “A economia circular e o uso de materiais renováveis são algumas das ações que estão muito em alta e, acredito, que devem operar não apenas no presente, mas também como um padrão urgente para tudo o que envolve futuro de marca”, afirma Peron.
Ele ainda explica que “a tomada de atitude precisa ser cada vez mais veloz para as marcas, principalmente, as multinacionais, porque é por meio delas que as mudanças acontecem. É onde está o maior motor da nossa indústria. As indie brands sinalizaram esse futuro e também são grandes criadoras de tendências, mas são os grandes números que operam a mudança significativa de mercado”.
Como exemplo do movimento que tem transformado o mercado, o gestor acrescenta: “gosto de citar o veganismo, que nos últimos 15 anos ganhou uma força muito grande a ponto de se tornar um atributo básico para a entrada no mercado de cosmético. Atualmente, nenhum produto deveria ter nada de origem animal”.
A diversidade e a inclusão também estão trazendo novas diretrizes para empresas, destaca o executivo. “O empoderamento relacionado às mulheres e ao combate das diferenças sociais e de gênero ganhou muita força. Quando falamos de maquiagem, por exemplo, estereótipos foram quebrados e a diversidade, considerando todos os tipos de corpos e etnias, passou a fazer parte da comunicação das marcas”, finaliza.
O estudo destaca as seis ideias que devem guiar a indústria da beleza nos próximos anos. Além do “Otimismo urgente”, que exige a atuação mais ativista, “Habilidades flexíveis” (em que as marcas deverão ser mais empáticas e ágeis com os consumidores); “Realidades sobrepostas” (que destaca como a criatividade e tecnologia compõem estratégias de mercado com o conceito figital e experiências multissensoriais em realidades real e virtual); “Recursos repensados” (com redução no uso de energia e ciclos produtivos regenerativos), “Modo preservação” ( que destaca a inovação como forma de evitar a escassez de recursos); e “Imaginação estratégica” (em que marcas ocuparão um papel fundamental em impulsionar a criatividade para a criação de valor).
Um panorama dos próximos rumos do mercado de beleza e cuidados pessoais poderá ser conferido na in-cosmetics Latin América. Daniela Penteado, gerente de desenvolvimento de contas da WGSN apresentará a palestra Dos Boomers aos Alphas: Prioridades de Belezas entre gerações e Giulio Peron, fundador da Quintal Dermocosméticos e outros convidados estarão na palestra Construindo Autenticidade: O Poder da Essência de Marca, destaques do Marketing Trends, tradicional atração da feira.
O evento, referência na América Latina, chega a mais uma edição nos dias 25 e 26 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Informações e credenciamento em https://www.in-cosmetics.com/latin-america/pt-br.html