Marcas de cuidados com a pele correm para se juntar ao movimento de dermocosméticos
A pandemia trouxe um lembrete oportuno sobre a importância de investir em cuidados com a pele e saúde.
Como resultado, o consumidor de beleza de hoje está mais inteligente do que nunca, acreditando cada vez mais que as rotinas de cuidados com a pele são tanto sobre saúde quanto sobre beleza. Sem surpresa, os consumidores dos EUA estão se tornando mais sofisticados e experientes, buscando cada vez mais por ingredientes desejados, reivindicações ou posicionamentos para encontrar a rotina de beleza mais eficaz, personalizada e segura. Enquanto as marcas de dermocosméticos se tornaram o padrão para segurança e eficácia, marcas adjacentes aos dermocosméticos adotaram um posicionamento semelhante, aproveitando fatores motivadores como resultados clínicos, reivindicações e, mais importante, consenso científico.
Crescimento Tremendo dos Dermocosméticos no Pós-COVID Impulsionado por Demandas Contínuas dos Consumidores por Eficácia e Segurança
Desde 2019, mais consumidores nos EUA estão procurando por recursos de cuidados com a pele como “testado por dermatologistas”, ingredientes específicos e formulação clínica, motivados por uma demanda subjacente por segurança, transparência e vida saudável, o que está colocando uma maior confiança na orientação médica substanciada. Isso colocou pressão sobre as marcas para construir confiança, com os dermocosméticos se tornando um padrão à medida que atendem a várias demandas dos consumidores. Esse fenômeno é impulsionado por marcas com reivindicações comprovadas, eficácia bem fundamentada e alinhamento com dermatologistas para tratar patologias da pele.
De fato, o crescimento dos dermocosméticos continuou a superar a taxa de crescimento dos cuidados com a pele em geral nos EUA nos últimos anos. Do ponto de vista do consumidor, as motivações para comprar dermocosméticos para benefícios à saúde da pele (30%) e melhor alinhamento com o tipo de pele (24%) têm aumentado.
As Marcas de Dermocosméticos Continuam Inovando para Atender a Essas Necessidades em Desenvolvimento dos Consumidores
Um exemplo é a linha Healthy Renew da Cetaphil. Além de destacar especificamente a influência dos dermatologistas no design e desenvolvimento, a Healthy Renew é centrada em um ingrediente alternativo ao retinol, apoiado em resultados clínicos até mesmo em pele sensível, uma preocupação crescente entre os consumidores dos EUA.
O Sucesso dos Dermocosméticos Está Incentivando Outras Marcas a Explorar e Adotar um Posicionamento Científico e Orientado por Ingredientes
Com o apetite dos consumidores por produtos baseados em evidências ou orientados por resultados alimentando os dermocosméticos, outras marcas estão respondendo enfatizando características inspiradas nos dermocosméticos, como eficácia, segurança e a natureza científica de seus ingredientes, reivindicações ou resultados clínicos. Isso levou a um aumento das marcas de cuidados com a pele adjacentes aos dermocosméticos posicionadas como limpas, clínicas ou “cleanical”, refletindo o desejo dos consumidores por conhecimento científico sobre os produtos de beleza que usam regularmente.
Motivações de Saúde e Bem-Estar Estão Sustentando Esse Desejo dos Consumidores
Com 46% dos consumidores dos EUA citando preocupação moderada ou extrema com a saúde da pele em 2024, em comparação com 38% em 2023, os consumidores estão cada vez mais analisando as formulações dos produtos que usam diariamente.
Exemplo de Iniciativa
Um exemplo é a marca Lion Pose, desenvolvida por dermatologistas formados em Harvard e que utiliza testes clínicos de terceiros, entre outras iniciativas baseadas na ciência.
Primeira Linha de Ataque: Limpeza das Rotinas de Beleza com Eliminação de Ingredientes
Com saúde e segurança em mente, alguns consumidores começam sua jornada orientada por ingredientes focando na eliminação de ingredientes suspeitos de prejudicar a saúde humana ou ambiental, também conhecida como beleza limpa. Essas preocupações foram ainda mais intensificadas por recalls recentes, como a descoberta de benzeno em vários produtos para acne no início de 2024.
Aplicativos Facilitam a Verificação de Ingredientes
Aplicativos como ThinkDirty, Hwahae e Yuka estão tornando mais fácil do que nunca para os consumidores verificarem rapidamente ingredientes potencialmente nocivos ou irritantes, fornecendo um serviço curado de escaneamento de ingredientes e revisões de produtos em beleza e, às vezes, além. Consequentemente, o número de produtos de cuidados com a pele nos EUA sem parabéns ou sem sulfatos tem aumentado desde 2019, incentivando algumas marcas de longa data a explorarem reformulações para abordar as preocupações de segurança dos consumidores, incluindo a remoção de ingredientes como parabéns, corantes artificiais ou sulfatos.
Desenvolvimento Orientado por Ingredientes: Equilibrando Eficácia e Desejo por Resultados Visíveis com Motivações de Saúde da Pele
Enquanto os ingredientes ativos para tratar ou prevenir problemas de pele continuarão no centro da beleza orientada por ingredientes, os consumidores estão sendo desafiados a equilibrar seu desejo por produtos eficazes e direcionados com a motivação de manter e proteger a saúde e a barreira da pele. Durante a pandemia, os consumidores foram atraídos por ingredientes ativos poderosos, mas o uso excessivo e as sensibilidades resultantes agora estão encorajando os consumidores a adotarem uma abordagem mais suave, mas ainda eficaz. Como resultado, um número crescente de consumidores está explorando alternativas mais suaves ou produtos adequados para pele sensível, buscando ingredientes como bakuchiol em vez de retinol, ou antioxidantes derivados de plantas como alecrim ou ginkgo biloba em vez de BHA e BHT.
Perspectivas Futuras: As Motivações de Saúde e Beleza Limpa Continuarão a Desenvolver a Consciência dos Consumidores sobre Ingredientes
O aumento e o cultivo da beleza orientada por ingredientes continuarão se desenvolvendo ao lado de motivações dos consumidores, como considerações crescentes de saúde, propensão para dermocosméticos ou marcas científicas adjacentes, e o impulso de movimentos como beleza limpa ou K-beauty. À medida que os padrões dos consumidores continuam a subir, espera-se que as marcas não-dermocosméticas continuem explorando muitos dos mesmos fatores motivadores que atraem os consumidores para os dermocosméticos, como reivindicações substanciadas ou resultados clínicos, levando a maiores níveis de competição e pressão para se diferenciar. No futuro, simplesmente limpar as formulações não será suficiente, pois as marcas terão que liderar com posicionamento baseado em evidências, saudável para a pele e científico.
Fonte: Euromonitor Internacional 22.08.2024