Marcas de cuidados com a pele exploram o espaço de dermatologia OTC
Por Fernanda Pigatto, Diretora Global de Parcerias da BEAUTYSTREAMS
Quando pensamos em diversidade e inclusão, a maioria de nós considera a etnia, a pele, a cor e a textura do cabelo, o gênero e o histórico socioeconômico como os principais fatores definidores. Embora esses sejam componentes inegavelmente importantes, há outras formas que não estão em primeiro plano, mas que são relevantes.
Consideradas como minorias no âmbito da pele, preocupações como eczema, psoríase, rosácea, cicatrizes, sensibilidades relacionadas ao albinismo e várias doenças de pele são frequentemente negligenciadas pelas marcas de produtos de beleza. A diversidade e as minorias na pele têm um valor real quando se trata de abordar o consumidor de beleza em um nível preciso e hiperpersonalizado. Além da crescente demanda por soluções de beleza personalizadas, o mercado para preocupações com nichos de pele está crescendo, pois as doenças de pele estão em quarto lugar entre as causas mais comuns de todas as doenças humanas, afetando cerca de um terço da população mundial. (1)
O aumento global de problemas de pele entre os consumidores está criando uma demanda por soluções mais personalizadas. Mas, embora a maioria das marcas de produtos de beleza desenvolva seus produtos tendo em mente preocupações comuns com a pele, como pigmentação, acne, vermelhidão ou opacidade, muitos consumidores desejam ser representados e encontrar a solução certa para seus problemas de pele.
Marcas como Murad, Soteri Skin, Josie Maran e Cetaphil estão abordando preocupações de nicho com a pele
Em todo o mundo, o número de pessoas com pele sensível e reativa está aumentando. Embora a sensibilidade e a irritação sejam preocupações comuns, conhecidas por 71% dos adultos (2) para ser exato, o eczema afeta de 1% a 3% dos adultos e de 15% a 20% das crianças em todo o mundo. (3) Como uma das versões mais severas da sensibilidade e irritação comuns da pele, o eczema é uma condição inflamatória crônica que pode ser causada por fatores ambientais ou alérgenos, juntamente com a genética ou os níveis de imunidade e estresse de uma pessoa. Seus efeitos levam a um microbioma desequilibrado e a uma barreira cutânea enfraquecida, manifestando-se como erupções vermelhas, secas e com coceira em peles mais claras e manchas marrons escuras, roxas ou cinzas, secas e com coceira em peles mais escuras.
Com um efeito drástico sobre a qualidade de vida e o bem-estar emocional de uma pessoa, o eczema e suas condições irmãs, como a psoríase e a rosácea, são problemas de pele que exigem fórmulas eficazes e restauradoras do microbioma. Antes dependentes de marcas farmacêuticas prescritas por dermatologistas, as pessoas que sofrem de eczema agora podem ter acesso a tratamentos de venda livre com marcas de nicho que entraram no espaço da dermatologia de venda livre. Marcas como Murad, Soteri Skin, Josie Maran e Cetaphil, favorita do TikTok, estão tratando de problemas de eczema e irritação crônica da pele com formatos e texturas atualizados, trazendo os cuidados com o eczema para o espaço do autocuidado. Com um tamanho de mercado projetado de US$ 21,3 bilhões até 2028 (3), o mercado de medicamentos OTC para dermatologia continuará sua ascensão e oferecerá mais opções de soluções eficazes e de bem-estar para o consumidor de eczema.
Cuidados com as cicatrizes em vez de cobri-las
Considerada uma imperfeição inestética e muitas vezes estigmatizada pelos padrões de beleza da sociedade, uma cicatriz pode ser uma grande fonte de ansiedade para quem vive com ela. Embora as cicatrizes sejam um resultado natural da regeneração do tecido pelo corpo após um trauma físico, as pessoas com cicatrizes físicas geralmente buscam soluções de cobertura para fazê-las desaparecer para sempre. Causadas por uma variedade de eventos traumáticos para a pele, como queimaduras, incisões cirúrgicas, acne, hiperpigmentação, catapora, piercings, estrias e até mesmo vacinas, as cicatrizes se tornam uma parte de si mesmo e devem ser cuidadas em vez de cobertas.
Embora os tratamentos em consultório, como lasers ou microagulhamento, continuem a ser a maneira mais eficaz de melhorar a aparência de uma cicatriz, as marcas de produtos de beleza agora estão oferecendo cuidados específicos para tratar a pele com cicatrizes que pode parecer desidratada, inflamada, espessa e sensível.
As marcas também estão lançando novos tratamentos tópicos e produtos de cuidados com a pele que previnem, minimizam, suavizam e curam cicatrizes, ao mesmo tempo em que ajudam as pessoas que têm cicatrizes a se sentirem mais confiantes em sua própria pele. Diversas fórmulas e texturas sensoriais e eficazes de marcas como SkinCeuticals, Biodermis, Dr. Zenovia e Emogene & Co. estão dando aos consumidores a oportunidade de cuidar de suas cicatrizes em vez de combatê-las. As formulações que combinam ingredientes anti-inflamatórios, antibacterianos e antioxidantes, como a vitamina C, trabalham em conjunto com ativos restauradores e que melhoram a aparência, como silicone, fitoplacenta, niacinamida e bakuchiol. Em um movimento em direção à autoaceitação, as marcas de produtos de beleza têm a oportunidade de fazer dos cuidados com as cicatrizes o novo autocuidado.
Albinismo: Uma oportunidade inesperada de hiperpersonalização
Por menor que um nicho possa parecer, a realidade é que todo nicho tem seus consumidores devotados, ansiosos para adotar o que o mainstream não está oferecendo. Uma condição frequentemente negligenciada que afeta 1 em cada 17.000 pessoas em todo o mundo é o albinismo. Se considerarmos a população dos EUA e os níveis populacionais da China e da Índia combinados, isso representa um número estimado de 20.000 e 165.000 pessoas, respectivamente. Como uma condição genética que reduz a quantidade de pigmento melanina na pele, no cabelo e nos olhos, o albinismo ocorre em todos os grupos raciais e étnicos do mundo. Sensíveis à exposição ao sol, as pessoas que vivem com albinismo dependem de cuidados com a pele sensível, cuidados com o sol e cuidados com o couro cabeludo para se protegerem dos danos causados pelos raios UV e de fatores ambientais irritantes. Embora essas categorias já existam no mercado atual, são raras as marcas que atendem à oferta de produtos e ao posicionamento das pessoas com albinismo.
Embora algumas marcas, como a Fenty Beauty, tenham revolucionado a abordagem do mercado em relação à gama de tons de base e tenham incluído os tons mais claros já desenvolvidos, o mercado de cuidados com o albinismo ainda não foi explorado. Exigindo alta cobertura solar e cuidados altamente eficazes com a pele sensível, as pessoas que vivem com albinismo desejam ser representadas no setor de beleza atual e se libertar dos estigmas relacionados a essa rara condição genética.
Fernanda Pigatto é Diretora Global de Parcerias e lidera as colaborações da BEAUTYSTREAMS com organizações-chave em todo o mundo, trabalhando em sinergia com equipes regionais tanto em nível estratégico quanto operacional. Fernanda tem dirigido projetos de co-marketing com a Cosmoprof Bologna, América do Norte e Ásia.Para obter mais informações ou perguntas da imprensa, entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected].
Fontes:: 1 British Journal of Dermatology / 2 Aveeno 2022 State of Skin Sensitivity Report / 3 UK’s National Eczema Society & the Global Patient Initiative to Improve Eczema Care / 4 The Insight Partners
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