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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciaisMercado brasileiro de proteção solar saltará 67% para R$ 9,5 bilhões até 2029

Mercado brasileiro de proteção solar saltará 67% para R$ 9,5 bilhões até 2029

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Adesão dos consumidores ainda é desafio para marcas que querem aproveitar o boom de crescimento

Por Estela Mendonça

Terceiro país no top 10 de consumo de produtos de proteção solar, atrás somente dos Estados Unidos e China, o Brasil, que registrou vendas de R$ 5,6 bilhões em 2024, com elevação de 6,4% em relação ao ano anterior, deverá atingir R$ 9,5 bilhões até 2029, um crescimento de 67% no período, segundo a Euromonitor International.

O notável no desempenho do mercado brasileiro de proteção solar é que, de acordo com a Euromonitor, tanto o aumento das vendas no ano passado quanto a previsão para os próximos 5 anos são bem superiores ao mercado global, que cresceu 5,3% em 2024 e deverá registrar elevação de 41,5% até 2029.

Lançamentos disparam

Entre os lançamentos no e-commerce em categorias e mercados-chave durante 2023-2024, monitorados pelo sistema de inovação da Euromonitor, a categoria de cuidados solares registrou um aumento de 19% em novos produtos em 2024, muito maior do que a média de 3% da categoria de beleza e cuidados pessoais. Quase 75% dos novos lançamentos de cuidados solares em 2023 ainda estavam ativos no final de 2024, indicando tração do produto. “Isso reflete a crescente conscientização do consumidor sobre a importância da proteção solar durante todo o ano e sinaliza um potencial de crescimento contínuo”, avalia a analista sênior Egle Tekutyte.

Egle destaca que a expansão de novos produtos tem sido impulsionada em grande parte por marcas consolidadas com fortes relacionamentos com varejistas. “As empresas estão renovando ativamente seus portfólios de marcas, com 95% dos lançamentos de proteção solar sendo lançamentos de submarcas, destacando como a renovação apoia o crescimento sustentado, atualizando o valor da marca existente e alcançando novos segmentos de consumidores”.

Principal passo do skincare

Nivea Sun, marca nº1 em proteção solar no mundo (Euromonitor International/2023), tem como propósito conscientizar sobre os males dos raios UV para pele, destacando a importância da proteção solar diariamente. “O Brasil ainda enfrenta altos índices de câncer de pele, e campanhas educativas são formas importantes de Nivea Sun se conectar com seu público”, conta Verena Christian, groupper de marketing de skincare. “Nos últimos anos, a marca vem reforçando a importância da proteção como o passo principal do skincare para a saúde da pele e fortalecendo sua liderança na categoria de solar entre os brasileiros”.

Verena Christian, groupper de marketing de skincare na Nivea

Para a temporada de verão 2024 e 2025, a marca apresentou a linha Nivea Sun Face Fluido, com FPS70 e textura ultraleve, suave e não pegajosa, sensação de pele hidratada e absorção imediata. São duas versões: Nivea Sun Face Invisible Fluido FPS70, para todos os tons de pele, proporcionando uma sensação de pele hidratada e uma aparência saudável, sem deixar marcas e com absorção imediata, permitindo que a pele respire. Já Nivea Sun Face Controle da Acne FPS70 combina complexo anti-acne e Niacinamida, que possui propriedades capazes de melhorar a saúde da pele, combate a acne e absorve o excesso de óleo. Ambas contam com Licochalcona A, um poderoso antioxidante que combate o estresse oxidativo e ajuda a preservar a juventude da sua pele.

Verena avalia que o mercado brasileiro vem crescendo e se desenvolvendo nesse segmento e que é possível perceber a relevância do tema, principalmente nas redes sociais, onde formadores de opinião e especialistas com expertise no assunto reforçam a importância do uso diário do protetor solar. “Nivea Sun continuará apostando no educacional, na conscientização do uso do protetor solar, como item de skincare e proteção, além do verão e da praia, como um dos passos principais do cuidado pessoal diário para manter a pele saudável”.

Experiência sensorial superior

“Os protetores solares de marcas como  se destacam no mercado por suas formulações, que combinam alta proteção contra os raios UVA e UVB com texturas diferenciadas e ativos de skincare, proporcionando uma experiência sensorial superior”, afirma Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento no Grupo Boticário.

Em Australian Gold, a linha Antiox Complex conta com Ameixa de Kakadu, um potente antioxidante de origem australiana. Além disso, possui textura ultra fluida de rápida absorção e mantém a hidratação natural da pele sem deixá-la pegajosa, garantindo um toque seco e aveludado.  Na linha Boti.Sun , segundo Dieamant, o diferencial está na tecnologia de proteção Sonnenstrahl, que garante um acabamento 100% invisível, evitando o residual branco e proporcionando um sensorial confortável para todos os tons de pele. A linha Aqua Fluido Antioleosidade e Antissinais FPS 30 e 70 foi desenvolvida com carnosina, ingrediente que protege contra os danos do sol e a poluição, além de auxiliar no controle da oleosidade e no combate ao envelhecimento precoce.

O Protetor Solar Antioleosidade FPS 70 Vult, formulado com tecnologia anti-acinzentamento e textura leve de rápida absorção, também garante controle de oleosidade por até 9 horas, proporcionando um efeito mate duradouro. Já o Protetor Solar Facial Delícia FPS 70 da Quem Disse, Berenice? se destaca pelo uso de microesferas de sílica, que ajudam a disfarçar os poros aparentes e garantem um controle eficaz da oleosidade e do brilho ao longo do dia, mantendo a pele protegida e com um toque aveludado.

Bastão antimanchas

“Sabemos que, hoje, é essencial desenvolver produtos inovadores e confortáveis para o uso diário, pois isso aumenta a adesão do consumidor ao protetor solar, um hábito indispensável para a proteção da pele e a prevenção de problemas graves, como o câncer de pele”, afirma Renata Ribon, coordenadora de Pesquisa & Desenvolvimento na Sallve, que apresentou em janeiro o Protetor Solar Bastão com Cor Antimanchas FPS 90.

Disponível em 8 tons, o produto promete tratamento antimanchas completo, em um só passo. Enquanto a altíssima proteção solar previne e evita o aparecimento de manchas, ativos poderosos potencializam o tratamento e também ajudam a suavizá-las. Desenvolvido com ácido tranexâmico e niacinamida, a fórmula uniformiza o tom da pele enquanto reduz manchas existentes.

Inovação e acessibilidade

Henrique Sales, R&D VP Coty Brasil e Latam, que conta com marca Cenoura & Bronze, com opções em loção e aerossol, com proteção duradora e adequada às condições climáticas brasileiras, pontua que muitos brasileiros ainda associam o uso de protetor solar apenas a momentos de lazer ao ar livre, além de persistir a crença de que peles negras não necessitam de proteção solar. A combinação de produtos inovadores, campanhas educativas e acessibilidade em preço é fundamental para consolidar o autocuidado como parte essencial da rotina dos brasileiros.

Henrique Sales, R&D VP Coty Brasil e Latam

“A empresa se compromete a oferecer produtos de qualidade a preços competitivos, garantindo que todos os consumidores possam adotar a proteção solar como hábito diário, independentemente de sua classe social ou região, tornando a experiência de proteção solar não apenas uma necessidade, mas um prazer sensorial”, afirma Sales, ressaltando que os produtos possuem tecnologia inovadora que preserva o colágeno, minimizando os danos mais profundos na pele causados pelos raios infravermelhos.

Efeito radiante

A ISDIN acaba de trazer ao Brasil o Fusion Water Magic Glow, protetor solar sucesso nas redes sociais na Europa. Com textura ultra leve que se funde ao rosto, deixa a pele super protegida, controla a oleosidade, não arde os olhos e tem acabamento glow. O produto promete deixar a pele radiante e iluminada de forma instantânea. A fórmula contém Vitamina E, Pantenol e a tecnologia Golden Glow Active, que traz o efeito radiante natural e deixa a pele iluminada e com glow. Estudos demonstraram que ele aumenta a hidratação da pele em 50% uma hora após a aplicação, mantendo em 43% após duas horas e 23% após três horas e pode ser usado em todos os tipos de pele.

Tecnologia Duo Protection

A Helioderm Dermocosméticos, marca de proteção solar da Hertz farmacêutica, também traz novidades no portfólio da linha de FPS 70, com o lançamento da versão aerossol. A nova apresentação tem fórmula 3 em 1 (proteção, hidratação e ação antioxidante), com vitamina E e a tecnologia Duo Protection, que garante alta performance tanto na pele seca quanto molhada. Com uma textura fluida, o produto apresenta toque seco e secagem rápida, proporcionando um acabamento invisível, confortável e sem resíduos. Pode ser aplicado no rosto, corpo e couro cabeludo, sendo muito resistente à água e ao suor.

Proteção contra o melasma

A Eau Thermale Avène, marca dos Laboratórios Pierre Fabre, lançou o protetor Mat Perfect Tri-Defense Ultra Fluido FPS 50, disponível nas versões incolor e mais duas tonalidades. Com a tecnologia TriAsorB™, oferece proteção avançada contra a radiação solar, incluindo a luz visível e, especificamente, a luz azul, que pode causar hiperpigmentação e envelhecimento precoce. O produto reduz em 72% a hiperpigmentação associada à luz azul e diminui em 95% as lesões ao DNA causadas pela radiação solar. Além disso, sua textura de rápida absorção e acabamento invisível proporcionam um toque seco e efeito mate, ideal para o clima brasileiro, sem deixar resíduos brancos.

Fórmula clareadora

Com FPS 99, Biosole E+ Ultra Vitamin é um protetor solar clareador em bastão lançado pela Ada Tina, que combina a tecnologia Solent com Difendiox ULTRA para clarear, uniformizar e iluminar a pele do rosto enquanto oferece 12 horas de proteção solar. “Com eficácia comprovada em testes, o produto, após 14 dias de uso, foi capaz de clarear a pele em 73%. Além disso, todos os usuários relataram boa fixação e facilidade ao espalhar, além de 87% terem notado a pele com um toque mais sedoso”, explica o farmacêutico Maurizio Pupo, especialista em cosmetologia e CEO da Ada Tina.

Fórmula com ácido hialurônico

A Mantecorp Skincare é outra empresa que acaba de apostar no formato bastão, com o lançamento de Episol Color Stick FPS 50, disponível nos tons claro, médio e escuro. Com alta proteção contra raios UVA, UVB e luz visível, a fórmula do produto inclui ativos que auxiliam na manutenção da pele, como ácido hialurônico, que hidrata e atua em rugas finas e linhas de expressão, e vitamina E, que oferece ação antioxidante e antipoluição, além de preservar o colágeno e minimizar danos causados por raios infravermelhos.

Microesferas de sílica

Reforçando que a proteção solar é essencial para a saúde da pele, já que protege contra os danos causados pelos raios UV, como queimaduras, envelhecimento precoce e câncer, Isabella Bagni, especialista de aplicação da Kobo, pontua que hoje os consumidores estão buscando mais do que nunca, benefícios que vão além da proteção. “Eles querem produtos que ofereceram uma barreira eficaz contra os raios solares, mas também que proporcionem uma experiência sensorial agradável”.

Isabella Bagni, especialista de aplicação na Kobo

Esse novo cenário, na avaliação de Isabella, exige que as fórmulas sejam leves, fáceis de aplicar e que deixem a pele confortável, sem aquela sensação pegajosa. As marcas, por sua vez, estão cada vez mais atentas a essa demanda, investindo em produtos que unem alta proteção e um toque suave, ajudando a tornar a rotina de cuidados solares ser não só eficiente, mas também prazerosa.

Para apoiar os fabricantes, a Kobo traz para o mercado a linha EXCEBEADS™, microesferas de sílica fundida, disponíveis em duas opções de tamanho (CS-320, com tamanho médio de 3,5 µm, e CS-725, com tamanho médio de 7,0 µm).

“Não porosas, as EXCEBEADS™ são ideais para criar diferentes efeitos em formulações de proteção solar, garante Isabella”, destacando que as microesferas proporcionam uma sensação suave e sedosa ao toque, sem afetar a viscosidade da fórmula, além de ajudar a criar um efeito “soft focus”, melhorando a aparência de rugas e poros, além de serem uma alternativa de alto desempenho aos microplásticos.

Repelente de areia

Desenvolvido pela Oleon, o Jolee 7202 (Propylene Glycol Diheptanoate) é uma alternativa sustentável aos silicones tradicionais, como o cyclopentasiloxane, oferecendo uma experiência sensorial superior. “Trata-se de um emoliente inovador que está transformando as formulações de proteção solar”, afirma Jessica Ribeiro, gerente técnica de contas da Oleon.

Jessica Ribeiro, gerente técnica de contas na Oleon

Obtido a partir de fontes vegetais (colza, girassol e rícino), o emoliente possui origem 100% natural e proporciona um toque macio e aveludado, sem deixar a pele pegajosa. Além disso, sua rápida absorção e alta espalhabilidade garantem uma aplicação uniforme e confortável, essencial para produtos de proteção solar.

“O Jolee 7202 também se destaca por suas excelentes propriedades de solubilização de filtros orgânicos”, acrescenta Jessica, que cita testes comparativos, nos quais ele demonstrou solubilidade superior a alguns emolientes de mercado, dependendo do filtro escolhido, como o Uvinul T150, por exemplo.

Outro benefício notável citado pela gerente da Oleon é sua ação repelente de areia. Em testes, o Jolee 7202 mostrou uma capacidade superior de repelir areia em comparação com silicones voláteis, como o ciclopentasiloxane (D5) e o dimethicone (5 cSt). “Isso resulta em uma experiência mais agradável na praia, sem a sensação incômoda de areia grudada na pele”.

“O Jolee 7202 é um ingrediente versátil e eficaz que eleva a qualidade sensorial das formulações de proteção solar. Sua origem natural e benefícios ambientais, aliados às suas propriedades sensoriais excepcionais, fazem dele uma escolha ideal para atender às demandas dos consumidores modernos por produtos sustentáveis e de alta performance”, resume Jessica, destacando que Oleon oferece uma gama de ingredientes substitutos de silicone e solubilizantes de filtros orgânicos e inorgânicos, desenvolvidos com o objetivo de trazer mais naturalidade para as formulações dos clientes.

Dispersões estáveis

Para Allessandra Silveira, coordenadora de marketing técnico e inovação da Solabia no Brasil, a busca dos consumidores por produtos à base de filtros minerais para proteção solar tem se tornado cada vez mais frequente, que procuram naturalidade e evitar alergias e irritações, muito comuns neste tipo de produto. Porém, o desenvolvimento desse tipo de formulação enfrenta alguns desafios, como a transparência e sensorialidade. “As formulações precisam entregar a eficácia de altos valores de FPS, com um baixo residual branco na aplicação e um toque mais seco e sedoso”, afirma.

Allessandra Silveira, coordenadora de marketing técnico e inovação na Solabia

O grupo Solabia, fortalecendo sua presença no mercado, além dos ativos já conhecidos, vem ampliando seu portfólio com ingredientes multifuncionais e possui diversas soluções para esse tipo de aplicação. Entre elas, Allessandra destaca o S-BLOCKTM por ser uma dispersão de óxido de zinco que permite o desenvolvimento fórmulas com alto valor de FPS mantendo uma ótima sensorialidade.

“O S-BLOCKTM proporciona aos formuladores a capacidade de adicionar proteção mineral consistente de amplo espectro com FPS, tornando-o uma ótima opção para uma ampla gama de aplicações de proteção solar que precisam de requisitos de alto desempenho de proteção e com um sensorial muito agradável”, ressalta Allessandra.

A executiva da Solabia explica que as dispersões S-BLOCKTM são desenvolvidas para serem compostos extremamente estáveis, sem separação ou desenvolvimento de sinérese ao longo do tempo e uma alta carga de ativos. O óxido de zinco encontra-se distribuído uniformemente, melhorando a consistência sensorial, transparência e FPS. “É um ingrediente único que fornece um acabamento em pó suave ou hidratante com um sensorial não pegajoso e melhora a experiência do consumidor”.

Outro destaque do portfólio, segundo Allessandra, é o SENSOGELTM, um espessante e estabilizante que possui um efeito quick-break, que ajuda a trazer um sensorial mais refrescante. “Pode ser uma excelente opção para protetores solares, devido seu sensorial mais leve, mas também para produtos pós-sol.

Emulsão de elastômero

Raquel Silva, gerente de negócios de Personal Care da Dinaco, reforça que a experiência sensorial é um fator decisivo na escolha e no uso contínuo dos protetores solares. “A escolha do ingrediente certo pode transformar a textura, a aplicação e o acabamento dessas formulações, tornando a fotoproteção mais agradável e sofisticada”.

Raquel Silva, gerente de negócios de Personal Care na Dinaco

Uma das sugestões da executiva da Dinaco é o CHT Beausil™ BEAD 8105 EM, uma emulsão de elastômero de silicone desenvolvida para oferecer um sensorial superior em filtros solares. Sua incorporação a frio na fase aquosa e em alguns sistemas oleosos otimiza o processo produtivo, garantindo estabilidade e eficiência. “Além de proporcionar um efeito super mate com acabamento soft focus, ele reduz o brilho excessivo e melhora a aparência da pele. Sua textura leve e sedosa confere um toque aveludado, elevando a experiência do consumidor”, afirma.

Já a linha de emulsionantes Geomulse™, da Arxada, segundo Raquel, potencializa a sensorialidade das formulações solares com emulsões leves, não pegajosas e de rápida absorção, com opções para oferecer alta estabilidade, promover toque seco e sedoso, reduzindo a oleosidade sem comprometer a proteção, ou melhorar a espalhabilidade e garantir um acabamento suave. “Compatíveis com filtros físicos e químicos, esses emulsificantes elevam a performance e o sensorial dos protetores solares, incentivando o uso diário da fotoproteção”, completa.

Cera para sticks

Fernanda Santos, especialista de produtos Beauty & Personal Care na IMCD Brasil

Com um extenso portfólio de soluções para formulações de proteção solar com sensorial mais agradável, Fernanda Santos, especialista de produtos Beauty & Personal Care na IMCD Brasil, destaca da representada Grant Industries o Gransil VX-418, ingrediente que alia performance, inovação e conforto.

Fernanda explica que o Gransil VX-418 é uma cera de silicone que se destaca por seu baixo ponto de fusão, que proporciona efeito melting em contato com a pele, promovendo deslizamento e espalhabilidade. “É ideal para sticks e sistemas anidros. Essa tecnologia amplia as possibilidades de texturas inovadoras com sensorial de alto valor agregado, estabilidade e eficácia”.

Outro ingrediente distribuído pela IMCD Brasil é o Antaron™ Soja Glyceride (Maleated Soybean Oil Glyceryl/Octyldodecanol Esters), fabricado pela Ashland. De acordo com Fernanda, o ingrediente é um formador de filme biodegradável e de origem natural (82% de naturalidade), vegano e oferecendo resistência à água, booster de FPS e melhora na fixação de pigmentos.

“A textura de Antaron™ Soja Glyceride proporciona um toque aveludado, garantindo conforto sem pegajosidade”, ressalta a especialista da IMCD, acrescentando que ele é fácil de incorporar e compatível com filtros orgânicos e inorgânicos, podendo ser utilizado em formulações frias e transparentes, com estabilidade em ampla faixa de pH (4-8).

Associação de ceras

Tornar a aplicação mais fácil e agradável e melhorar o afterfeel das formulações são atributos dos mais perseguidos pelos desenvolvedores de produtos de proteção solar, o que a Gattefossé, líder na química de lipídios, promete entregar com o Acticire® MB, que utiliza a associação sinérgica de três ceras vegetais (jojoba, girassol e mimosa) por meio da tecnologia de manteiga de ceras.

Agente de textura ativa 100% derivado natural, Acticire® MB, segundo Luciana Ferra, gerente técnica de Personal Care da Gattefossé para a América do Sul e Central, melhora a aplicação e o afterfeel dos produtos, ao formar um filme leve e confortável. Além disso, reduz a oleosidade das formulações de fotoproteção.

Luciana Ferra, gerente técnica de Personal Care na Gattefossé

A Gattefossé realizou testes qualitativos e quantitativos utilizando uma câmera customizada para tirar fotos apenas na faixa UVA (320-400nm). Após 6 horas, ficou demonstrado que 1% de Acticire® MB melhora a durabilidade do filme, sendo a remanescência 60% superior à formulação controle. “Especialista em análise sensorial, a Gattefossé também conduziu testes descritivos e comprovamos que a adição de 1% de Acticire MB reduz a oleosidade de formulações de fotoproteção”, afirma Luciana.

Além disso, foi avaliado o impacto do clima (tropical e temperado) na percepção sensorial de formulações de protetores solares. Os testes realizados permitem afirmar que, ao empregar Acticire® MB a 1%, o aumento de oleosidade é limitado em ambiente tropical, minimizando o “gap” sensorial entre as diferentes condições de temperatura e umidade. “Assim, as formulações cosméticas tornam-se adaptáveis a diferentes climas, o que também é vital para a experiência do consumidor”, ressalta Luciana.

Filtro com alta absorção

Citando uma pesquisa de 2024 do Instituto de Cosmetologia de Campinas, revelando que 24,5% dos brasileiros evitam o uso diário de protetores solares devido à textura incômoda que os produtos deixam na pele, Guilherme Jerônimo, representante de serviços técnicos sênior de Personal care da BASF, sugere para enfrentar esse desafio o uso do Tinosorb® A2B, um filtro fotostável altamente eficiente contra radiação UVB e UVAII.

Guilherme Jerônimo, representante de serviços técnicos sênior de Personal care na BASF

O Tinosorb® A2B, segundo Jerônimo, oferece benefícios que melhoram significativamente o sensorial dos produtos de proteção solar: “Este ingrediente inovador proporciona uma sensação leve, não oleosa e de rápida absorção na pele, sendo ideal para formulações de toque seco, contribuindo para texturas agradáveis e de fácil espalhabilidade em fotoprotetores de uso diário”.

A alta performance é também um forte atributo do Tinosorb® A2B destacado por Jerônimo, já que oferece intensa proteção contra os raios UVB e UVAII e cobertura eficaz até a faixa da luz visível.   “Ele também oferece proteção extra na faixa de UVAI, preenchendo uma importante lacuna na proteção solar, e assim garantindo ganho em performance”.

Jerônimo acrescenta que a forma particulada do Tinosorb® A2B contribui para obter FPS maiores, sendo totalmente fotoestável, oferecendo proteção UV superior mesmo em baixas concentrações, permitindo fórmulas de alto desempenho, e com menor carga de filtros. “Adequado para sistemas ecologicamente responsáveis, destaca-se pela facilidade de utilização a frio, tornando-o a melhor escolha para formulações com o selo EcoSun Pass.

Complementando, Jerônimo garante que o Tinosorb® A2B não apenas melhora a eficácia dos protetores solares, mas também transforma a experiência sensorial, tornando o uso diário mais agradável e incentivando a adesão dos consumidores. “Com este ingrediente, a BASF lidera a inovação em proteção solar, oferecendo soluções que atendem às necessidades dos consumidores, protegem a pele e que são mais amigáveis ao meio ambiente”, afirma.

Filtro com niacinamida

Paula Cardoso, gerente de contas para Personal Care da Biesterfeld, avalia que os avanços em ingredientes facilitaram o desenvolvimento de produtos que proporcionem uma experiência sensorial luxuosa, com texturas suaves, hidratantes e de rápida absorção.

Paula Cardoso, gerente de contas para Personal Care na Biesterfeld

“A tecnologia de micropartículas desenvolvida pela espanhola ADP permite um sensorial e funcionalidade superiores utilizando apenas filtros minerais”, afirma Paula, citando o patenteado Enhance UZ Niacinamide, filtro mineral combinado com Niacinamida.

O óxido de zinco de alta performance e o ativo Niacinamida integrados em um único ingrediente, por meio de tecnologia patenteada de micropartículas, segundo a gerente da Biesterfeld, promovem transparência, fluidez e toque seco e aveludado em fórmulas anidras, com sticks, por exemplo, e emulsões. “Graças ao tamanho reduzido das partículas e à dispersão uniforme, os protetores solares podem oferecer acabamentos transparentes ideais para todos os tipos de pele”, acrescenta.

“Além das propriedades do filtro, a incorporação com o ativo em um único ingrediente traz os benefícios de anti-aging, antioxidante e anti-inflamatorio próprios da niacinamida”, ressalta Paula. Estudos comprovaram a eficácia e os atributos sensoriais do Enhance UZ Niacinamide.

Emoliente natural

“Avançamos nas tecnologias para altos níveis de proteção UV, mas aperfeiçoar a experiência sensorial durante a aplicação desses produtos continua sendo a maior necessidade do mercado”, afirma Scott Cardinali, gerente de negócios para Sun Care da Hallstar.

Scott Cardinali, gerente de negócios para Sun Care na Hallstar

A empresa agora aposta no HallSens™ DIAS (Diisoamyl Succinate), um emoliente natural sustentável que combina alto desempenho e toque sofisticado.  67% upcycled e feito a partir de fontes renováveis, à base de milho e cana-de-açúcar fermentados, o ingrediente entrega um sensorial seco, aveludado e respirável, comparável aos silicones voláteis, porém sem suas restrições ambientais e percepções negativas do mercado.

“Sua leveza e espalhabilidade excepcionais melhoram a aceitação dos produtos solares e fidelizam consumidores”, destaca Cardinali. Além do toque diferenciado, testes comprovam que HallSens™ DIAS promove 35% mais hidratação que o ciclopentasiloxano e reduz o tack, proporcionando uma aplicação mais agradável e uniforme.

Além de promover experiência sensorial superior, HallSens™ DIAS melhora a performance das formulações. “Ele otimiza a entrega de filtros UV e pigmentos, garantindo cobertura uniforme e eficaz”, explica Cardinali. A novidade também atua como solvente de filtros químicos e dispersante de filtros minerais, promovendo estabilidade sem comprometer a textura.

“HallSens™ DIAS equilibra ciência, sustentabilidade e prazer na aplicação, elevando o padrão da fotoproteção moderna”, completa o executivo da Hallstar.

Primeiro filtro polimérico

“Mais do que nunca, os consumidores estão dispostos a investir em produtos de beleza e cuidados pessoais que transmitam inovação, ofereçam resultados duradouros e utilizem ingredientes de alta qualidade”, avalia Lucas Serdan, assistente de marketing técnico da Focus Química, pontuando que, em proteção solar, é essencial que o produto vá além da proteção UV, comunicando sua tecnologia também por meio de uma experiência sensorial e visual, durante e após a aplicação. “Texturas inovadoras, toque seco e rápida absorção influenciam diretamente a percepção de qualidade e a fidelização do consumidor”.

Lucas Serdan, assistente de marketing técnico na Focus Química

Lucas explica que a pele possui uma textura naturalmente irregular, que pode dificultar a formação de um filme uniforme de protetor solar. Muitos filtros UV não se adaptam bem a essas variações, acumulando-se em áreas como rugas e comprometendo o sensorial e a eficácia da proteção.

Como solução, a Focus Química destaca o PARSOL® SLX (Polysilicone-15), o primeiro filtro UV polimérico do mercado, da dsm-firmenich, que oferece não apenas proteção eficaz contra os raios UVB, mas também uma aplicação homogênea, graças a sua estrutura flexível, que permite a fixação uniforme nos contornos naturais da pele. Testes de eficácia comprovam melhora significativa de performance UV da formulação, atuando como um booster, ao otimizar a distribuição de outros filtros na pele (veja gráfico).

“O PARSOL® SLX proporciona uma experiência única: forma uma película ultrafina, com textura agradável e acabamento suave”, reforça Serdan, além de melhorar a espalhabilidade e oferecer uma sensação confortável e elegante, sem pesar ou deixar residual oleoso.

A Focus Química também destaca o BELSIL® REG 1102 (Dimethicone, Dimethicone/Vinyltrimethylsiloxysilicate Crosspolymer), da representada WACKER. “Sua estrutura tecnológica combina um gel de elastômero a uma resina de silicone, conferindo ao protetor solar um toque almofadado, resistência à transferência, benefícios de longa duração e efeito soft focus, suavizando imperfeições e proporcionando uma pele visivelmente mais uniforme”, descreve Lucas.

Alternativa aos polímeros sintéticos

Mariana Dallegrave, gerente de laboratório e responsável técnica da Embacaps, concorda que, nos últimos anos, o perfil do consumidor no mercado de sun care passou por uma transformação significativa, com a experiência sensorial emergindo como um fator decisivo na escolha dos produtos. “Hoje, os consumidores não buscam apenas proteção solar. Eles valorizam fórmulas avançadas que proporcionam leveza, conforto e eficácia comprovada durante a aplicação”.

Mariana Dallegrave, gerente de laboratório e responsável técnica na Embacaps

Diante desse cenário, Mariana indica o VIVAPUR® CS Sensory 15 S (Microcrystalline Cellulose, Cellulose Gum), que se destaca como um inovador modificador sensorial. Derivado da celulose, é biodegradável, non-GMO e proveniente de recursos renováveis, posicionando-se como uma alternativa sustentável aos polímeros sintéticos (veja imagem) e alinhando-se ao conceito silicone-like.

Composto por partículas ultrafinas de apenas 15μm e 93,3% de naturalidade, o VIVAPUR® CS Sensory 15 S, segundo a gerente da Embacaps, oferece uma sensação de maciez incomparável e excelente espalhabilidade, elevando a experiência sensorial das formulações, além de atuar na absorção da oleosidade e na matificação da pele, proporcionando um toque suave e luxuoso.

Mariana, recomenda uma dosagem entre 2% e 3% para cuidados com a pele, maquiagens e fotoprotetores. “Certificado por normas internacionais como COSMOS e ECOCERT, o VIVAPUR® CS Sensory 15 S não apenas atende as exigências de um consumidor mais consciente, mas também reforça o compromisso com a sustentabilidade na indústria cosmética, transformando o uso diário de protetores solares em um momento de prazer e responsabilidade”.

Ativo premiado

Rosangela Barzinski Gonzalez, gerente técnica da Barentz Brasil, também ressalta que os consumidores brasileiros buscam protetores solares com sensorial leve e agradável, especialmente devido ao clima quente e úmido do país. “Eles preferem produtos de rápida absorção, que não deixem sensação pegajosa ou oleosa na pele, e que proporcionem um toque seco e confortável”, diz, lembrando que a textura é um aspecto fundamental, com consumidores valorizando fórmulas fáceis de espalhar e que se adaptem a diferentes tipos de pele, especialmente à pele oleosa, comum no Brasil.

Rosangela Barzinski Gonzalez, gerente técnica na Barentz Brasi

A Barentz Brasil traz a tecnologia CapSol™ da Sharon, que melhora o sensorial em protetores solares. Premiado como o ativo mais inovador na FCE 2024, CapSol™ utiliza oleossomas derivados de sementes de cártamo 100% naturais, sendo altamente eficiente no transporte de filtros UV. “Com essa tecnologia, é possível reduzir a necessidade de filtros orgânicos em até 50%, proporcionando fórmulas com FPS elevado, sem adição de filtros físicos ou hidrossolúveis”, destaca Rosangela.

Outro ponto do CapSol™, segundo a gerente da Barentz, é que ele permite o desenvolvimento de protetores solares com baixo processo de agitação, mantendo alta naturalidade, segurança e eficácia. “O resultado é uma fórmula estável com sensorial superior, proporcionando um toque seco e confortável”.

Rosangela também recomenda a Silica-HA da Bloomage, que combina ácido hialurônico e sílica, proporcionando benefícios únicos. O ácido hialurônico mantém a pele hidratada, enquanto a sílica oferece um toque seco e aveludado. “Juntas, essas moléculas proporcionam um acabamento natural e sem brilho, ideal para peles oleosas ou climas quentes, além de manter a hidratação sem comprometer a proteção solar”, afirma Rosangela.

Amido da batata

“Textura, sensorial e estabilidade são indissociáveis quando falamos de proteção solar. A complexidade da categoria exige uma combinação assertiva que harmonize esses três importantes pilares”, recomenda Gabriel Diogo, gerente de serviços técnicos em personal care da Nouryon, ressaltando que os biopolímeros, uma das principais especialidades da empresa, são ingredientes extremamente versáteis que atendem de forma completa essas necessidades.

Gabriel Diogo, gerente de serviços técnicos em personal care na Nouryon

Da linha de biopolímeros da Nouryon, Diogo informa que o Structure™ Solanace é o que mais se destaca para a aplicação em proteção solar. Ele tem como origem o amido da batata, possuindo maior número de ramificações e propriedades anfotéricas, características que agrega maior estabilidade, performance e benefícios sensoriais únicos.

“Além de atuar como modificador reológico, Structure™ Solanace contribui para a estabilização de emulsões, reduzindo e homogeneizando o tamanho das micelas em sistemas com alta carga oleosa”, explica Diogo. Este efeito acaba sendo superior quando comparado a polímeros acrílicos, uma vez que o tamanho das micelas pode ser até 72% menor. Essa característica também proporciona às formulações um toque aveludado e suavidade, sem residual oleoso.

Outra característica interessante apontada pelo gerente da Nouryon é a possibilidade de diferentes texturas, mantendo a estrutura da fórmula e mudando apenas sua concentração. “Com 1%, é possível obter formulações líquidas estáveis para produtos spray, e com 2%, podemos alcançar texturas fluidas para aplicação em gotas. Já as loções requerem 3% e texturas mais cremosas e consistentes 4%.

Diogo destaca que a Nouryon possui ainda em seu portfólio excelentes formadores de filme, como SolAmaze™ Natural, que contribui para a performance por meio do aumento da resistência à água sem impactar no sensorial, mantendo a suavidade e leveza da formulação, com ótimo perfil de sustentabilidade e biodegradabilidade.

Textura luxuosa

A Brenntag oferece soluções sensoriais e funcionais para proteção solar, combinando alto desempenho técnico com um forte foco em sustentabilidade. Um exemplo disso é o BELSIL® eco EG 3001, que integra o portfólio de silicones da WACKER. Este produto se destaca por seu índice de naturalidade, oferecendo uma alternativa mais sustentável aos silicones convencionais.

O BELSIL® eco EG 3001, segundo Rosilene Doratioto, coordenadora de P&D da Brenntag, é um gel elastômero de silicone com solventes de origem 100% renovável e perfil biodegradável, ideal para formulações que buscam alto sensorial com menor impacto ambiental. “Sua estrutura proporciona uma textura luxuosa, toque aveludado e acabamento seco, além de excelente espalhabilidade, contribuindo para uma aplicação uniforme mesmo em protetores com filtros minerais ou alta carga de ativos”.

Rosilene Doratioto, coordenadora de P&D na Brenntag

Além do sensorial superior, Rosilene destaca a ação formadora de filme do BELSIL® eco EG 3001, que favorece resistência à transferência e melhora a performance global do protetor solar, sem sensação oleosa ou pegajosa.

“Também podemos destacar as soluções da Agrana, distribuídas pela Brenntag, que oferecem alternativas naturais, versáteis e compatíveis com filtros solares modernos, permitindo a criação de protetores com sensorial refinado e alta aceitabilidade”, afirma Rosilene, citando como exemplo o ORGANIC TAPIOCA NATURAL 9097, um amido nativo de tapioca, certificado orgânico, ideal para produtos com apelo natural, que oferece ação matificante e efeito soft-focus, sem comprometer a espalhabilidade. Ele atua como modificador sensorial, promovendo absorção de oleosidade e acabamento seco com toque suave, especialmente indicado para sistemas O/A e formulações com filtros minerais.

“Com BELSIL® eco EG 3001 e ORGANIC TAPIOCA NATURAL 9097, unimos tecnologia sensorial de ponta e ingredientes sustentáveis para desenvolver protetores solares sofisticados e alinhados às exigências do consumidor moderno”, garante a coordenadora da Brenntag.

Claims campeões em lançamentos

Yang Hu, gerente de insights na Euromonitor

Estudo da Euromonitor aponta que 30% dos consumidores de beleza utilizaram proteção solar especializada com FPS 50+ mais de três vezes por semana em 2024, ante 17% em 2020. Os claims de saúde estão ganhando força nos lançamentos de produtos de proteção solar, principalmente “Antioxidante”, “Adequado para peles sensíveis”, “Boa fonte de vitaminas” e “Boa fonte de minerais”. “Esse aumento reflete a busca cada vez maior por uma vida saudável entre os consumidores de beleza, que estão cada vez mais buscando produtos alinhados com seus objetivos de bem-estar a longo prazo”, analisa a gerente de insights, Yang Hu.

Yang reforça que, munidos de mais conhecimento e evidências sobre o papel dos danos causados ​​pelo sol na aceleração do processo de envelhecimento da pele, os consumidores de beleza estão adotando os cuidados solares como um item de uso diário. “Espera-se que essa mudança acelere ainda mais o investimento em tecnologias avançadas de proteção UV, como nanotecnologia, filtros de amplo espectro e protetores solares inteligentes, incluindo aqueles que aumentam o FPS sob maior exposição UV ou possuem sensores UV integrados para promover a reaplicação oportuna. As enzimas de reparo de DNA também estão emergindo como uma área de inovação promissora”, prevê.

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