A ideia de eliminar 99,99% das bactérias da pele já não é mais vista com os mesmos olhos. Se antes isso era considerado bom para a pele, hoje entende-se que precisamos de bactérias e fungos para termos uma pele saudável e equilibrada. Com isso, estão surgindo produtos com o objetivo de promover este equilíbrio.
Entende-se que dentro do microbioma, o universo de microrganismos que habitam a superfície da nossa pele e couro cabeludo, podemos ter a presença de bactérias e fungos que são beneficiais ou considerados “do bem” e também aqueles que estão relacionados com patologias ou considerados “do mal”. Esta relação de equilíbrio está diretamente relacionada com fatores como hidratação e nutrição da pele bem como de desenvolvimento de acne, dermatite e vermelhidão na pele. Contudo, não é só na pele do rosto que os microrganismos atuam, mas também em outras partes do corpo, sendo responsáveis também pelo mau odor das axilas e problemas capilares, como a caspa. Assim, existe uma gama de oportunidades para o desenvolvimento de produtos inovadores para estes segmentos.
E como avaliar o microbioma da pele e couro cabeludo? Buscando trazer inovação científica e conhecimento para o setor, a Núcleo Vitro junto com o Grupo IpClin desenvolveu uma metodologia utilizando ferramentas de biologia molecular com capacidade de desvendar o microbioma tanto de pele como de cabelo. Assim, conseguimos identificar como os produtos podem beneficiar o equilíbrio do microbioma e trazer informações relevantes para estes produtos inovadores.
Promovido pelo Portal Cosmetic Innovation, o próximo Innovation Day acontecerá em Curitiba, dia 22 de agosto, e levará para região do Sul uma plataforma de conteúdos num ambiente que propiciará conexão entre as empresas e promover negócios.
O Innovation Day é dirigido aos profissionais de P&D, técnicos, profissionais de marketing, vendas e suprimentos das marcas de HPPC, uma excelente oportunidade para troca de experiências, atualização, networking e fortalecimento do mercado local.