Natura adere ao movimento #Movethedate que alerta sobre o limite dos recursos naturais do planeta
Ação busca incentivar pessoas e empresas a criarem hábitos de consumo consciente
A cada ano, o Dia do Esgotamento da Terra (Earth Overshoot Day, em inglês) representa a data em que a humanidade usou todos os recursos naturais que o planeta pode renovar durante o ano inteiro.
Em 2020, o Dia do Esgotamento da Terra foi sábado (22/08). O cálculo para a data é feito anualmente pela rede ambientalista norte-americana Global Footprint Network em parceria com autoridades de diversos países e ONGs, como a WWF (World Widelife Fund for Nature).
O momento atual de pandemia e as consequentes mudanças de hábitos tomadas durante o isolamento social prorrogaram o Dia de Esgotamento da Terra em quase um mês, comparado ao ano passado. Essa data começou a ser calculada nos anos 1970 e, desde 2005, o Dia do Esgotamento da Terra não chegava à terceira semana de agosto. Entretanto, a organização alerta que as mudanças não são suficientes ou resultam de maior conscientização por práticas mais sustentáveis de consumo.
Diante da necessidade de adiar essa data todos os anos, a Natura decidiu aderir à campanha #MoveTheDate, criada para incentivar pessoas e empresas a contribuírem para a melhora do cenário do meio ambiente atual.
Sobre o #MoveTheDate
O principal objetivo do movimento #MoveTheDate é prorrogar o Dia do Esgotamento da Terra em, pelo menos, cinco dias a cada ano. Assim, a humanidade poderá alcançar a compatibilidade com os limites do planeta antes de 2050.
“Somos da geração que tem acesso ao conhecimento e à tecnologia que podem combater o esgotamento dos recursos naturais do planeta. Ao mesmo tempo em que os alarmes desse esgotamento nos mostram um cenário preocupante, podemos ser também a primeira geração que, consciente do impacto, se mobiliza para mudar o cenário que se aproxima. Ao aderir ao movimento #MoveTheDate, a Natura quer convocar mais empresas e pessoas a ser parte da solução para esse problema global”, afirma Denise Hills, diretora de Sustentabilidade.
Reforçamos a mensagem de adesão à campanha #MoveTheDate em nossas redes sociais com o intuito de ampliar o engajamento dessa rede de relações tão importante. E convidamos você e a todos que nos acompanham a se juntarem a este movimento.
Neste ano, o grupo Natura&Co se comprometeu a acelerar a implementação de um modelo econômico de produção circular, capaz de regenerar mais do que é necessário para a produção e garantir a circularidade de embalagens até 2030. O grupo também se compromete a usar 95% de ingredientes naturais ou renováveis e 95% de fórmulas biodegradáveis até 2030 em todas as quatro marcas do grupo (Natura, Avon, The Body Shop e Aesop), além de desenvolver mais soluções regenerativas focadas em comunidades de comércio justo, sistema de extração regenerativa e soluções de resíduos em plástico até 2030.
Sustentabilidade como compromisso
As iniciativas da Natura em prol do meio ambiente também contribuíram para a conservação de 1,8 milhão de hectares de floresta na Amazônia. A meta é conservar 3 milhões de hectares até 2030. A empresa também possui ações focadas em reciclagem, como a reutilização de 925 toneladas de plástico reciclado por ano na produção de embalagens dos produtos da marca, evitando que o equivalente a 31 milhões de garrafas PET vire lixo.
As principais linhas da Natura oferecem opções de refil, economizando anualmente o equivalente ao lixo produzido por 4,7 milhões de pessoas em um único dia. Além disso, até 2030, a empresa pretende, por meio de programas de coleta e reuso, atingir 100% de descarte responsável onde não houver infraestrutura de reciclagem disponível, assim como garantir que todas as embalagens de seus produtos sejam reutilizáveis, recicláveis ou biodegradáveis.
Fonte: Blog Natura 20.08.2020