Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Ciência e TecnologiaNo Poo/Low Poo – Entenda melhor esta técnica capilar

No Poo/Low Poo – Entenda melhor esta técnica capilar

  • Written by:

Lavar o cabelo é um processo de limpeza e leveza e para a maioria das pessoas, a limpeza só é completa quando o produto utilizado faz espuma. No entanto, a espuma que sai dos fios retira mais do que a sujeira do dia a dia, ela retira também a oleosidade natural do couro cabeludo, responsável pela sedosidade e proteção capilar, trazendo consequências como o aumento da produção de óleo (efeito rebote) para os cabelos que têm a oleosidade garantida; e ressecamento excessivo para os cabelos que têm falta da oleosidade natural, como os cabelos ondulados ou cacheados, pois estes devido ao formato espiralado ou anelado criam uma maior distância para a oleosidade percorrer até chegar à ponta dos fios, além de geneticamente produzir menos óleo no couro cabeludo.

O agente de limpeza presente nas formulações cosméticas que propicia a formação de espuma e retira essa oleosidade natural do couro cabeludo é na grande parte das vezes um derivado de Sulfato, como por exemplo, o Sodium Laureth Sulfate, presente em grande parte dos shampoos disponíveis no mercado.
No/Low Poo são técnicas que priorizam a utilização não só de sulfatos mais leves para a limpeza, como também de substâncias que tratem o cabelo por completo, sem mascarar a saúde dos fios.curly_girl

Ambas as técnicas foram popularizadas pela cabeleireira Lorraine Massey, criadora da marca exclusiva para cabelos cacheados Deva Curl, em seu livro Curly Girl. Neste livro a cabeleireira sugeria a utilização de pouco shampoo (Low Poo), ou abolir o uso completo de shampoos (No Poo). A trajetória de Lorraine começou com uma relação de amor e ódio dela com seus fios cacheados.

A prática de Low Poo defende a utilização de shampoos com agentes de limpeza de caráter leve, que não agridem a fibra capilar. Substâncias como o Anfótero Cocamidopropyl Betaine e Diethylhexyl Sodium Sulfosuccinate, são mais leves, fazem menos espuma e proporcionam limpeza aos fios sem retirar a proteção natural do couro cabeludo.

A técnica também defende a utilização de produtos que não contenham em sua fórmula Petrolatos (como por exemplo, Paraffinum Liquidum), pois o uso constante de petrolatos deixa o cabelo pesado e mascara a saúde dos fios. Além disso, os petrolatos criam uma barreira para a absorção de muitas substâncias presentes nos cosméticos.
Na técnica No poo é abolido o uso de shampoos, mesmo os de caráter mais leves. Sendo assim, além dos petrolatos, não utiliza qualquer produto (máscaras, leave-in, condicionadores) que contenham silicones insolúveis em água, pois estes só são retirados do cabelo com shampoo. A lavagem, chamada co-wash, é feita com condicionadores que não contenham silicones.

Sendo assim, a diferença do No Poo para o Low Poo é que neste último, o shampoo é utilizado com substâncias de limpeza leves e, portanto, máscaras, cremes de pentear e demais produtos podem conter silicones que são retirados dos fios com o shampoo. Já o No Poo, por não se fazer a utilização de shampoos, os produtos com silicones insolúveis não são utilizados.

Por Patrícia Andrei Saslavsky – Gerente Técnica do Portal Cosmetic Innovation
Contato: [email protected]

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons by Acurax Responsive Web Designing Company