A nova era da beleza gira em torno do homem
Por Elaine Gerchon, Gerente de Projetos da Factor-Kline e Kelly Alexandre, Analista da Kline.
Os cuidados pessoais masculinos continuam no radar dos profissionais de marketing do setor de beleza. Recentemente, uma nova tendência, focada nos homens, está causando muita repercussão e tem grande potencial para impactar o mercado nos próximos anos. Os cosméticos masculinos e a beleza livre de gênero são as próximas etapas do movimento de beleza masculina, em que a mídia, as marcas de beleza independentes e até mesmo grandes empresas do setor dão atenção à ascensão masculina na beleza.
A mídia social deu voz às marcas de beleza independentes, como mostra o relatório da Kline “Beauty’s Most Buyable Brands: Global Tracking Service” (Tradução livre: “As marcas de produtos de beleza mais vendidas: serviço de monitoramento global”), e agora está oferecendo uma plataforma para homens tão aficionados quanto as mulheres pelos cosméticos e pela beleza. A mídia social ofereceu uma plataforma para os primeiros adeptos da maquiagem masculina compartilharem suas experiências com o mundo. Matérias como “10 Beauty Boys Who Will School You on Glam Makeup Looks”, da PopSugar e “Rise of the Beauty Boys!: 11 Male Makeup Artists You Must Follow on Instagram”, do Daily News, são apenas dois exemplos de artigos desse tipo publicados em 2016 que mostram claramente a mudança sobre o papel dos homens no setor de beleza nos Estados Unidos.
Um fator importante para o crescimento das tendências é o apoio de marcas independentes e inovadoras. Dentre essas marcas inovadoras está a Milk Makeup, lançada em janeiro de 2016, que adota uma abordagem da maquiagem livre de gênero, e a Menaji, que está no mercado há tempos, mas teve um crescimento de dois dígitos neste ano devido a seu novo e melhorado marketing com foco em cosméticos masculinos.
Embora as marcas independentes estejam chamando a atenção para essa importante tendência, 2016 também foi o ano de uma mudança marcante no marketing de grandes marcas em razão da tendência de beleza focada nos homens. Em 2016, a CoverGirl, uma das líderes do mercado de massa na área de maquiagem, provou que as grandes empresas de beleza podem ser progressistas ao anunciar seu primeiro “garoto da capa”: James Charles. Depois de mais de 50 anos de existência, a CoverGirl amplia o seu público-alvo para incluir os homens. Essa jogada ousada prova que a demanda por produtos de maquiagem masculina chegou para ficar, e outras grandes empresas devem estar preparadas para explorar essa tendência.
Para obter mais informações sobre essa e outras tendências no setor de beleza, veja a nossa apresentação Principais tendências e insights no setor de beleza, que estará disponível em breve como parte do tradicional relatório “Cosmetics & Toiletries USA” (Tradução livre: “Cosméticos e artigos de higiene pessoal nos Estados Unidos”). Além das principais tendências no setor de beleza, essa apresentação cheia de insightsmostra avanços corporativos, tendências de produtos e uma perspectiva do setor com uma abordagem altamente visual. Para completar, nosso próximo relatório “Male Grooming Products: U.S. Market Analysis and Opportunities” (Tradução livre: Produtos para cuidados pessoais masculinos: análise de mercado e oportunidades nos Estados Unidos) apresentará uma análise de mercado completa, bem como insights acionáveis sobre tamanho e crescimento desse dinâmico mercado, além de importaçõesnewsmaking, análise de canais alternativos, principais lançamentos e tendências de produtos.
Para maiores informações, entre em contato com a Factor-Kline.