Novidades e oportunidades no mercado de hair care
Confira os destaques do 2º. Curso CI de Cosméticos Capilares, que aconteceu no último dia 21
Por Estela Mendonça
Enquanto o total da cesta de FMCG (Fast Moving Consuming Goods – Bens de Rápido Consumo), monitorada pela Kantar, cresceu apenas 1,5% em valor e registrou queda de 2,1% em volume em 2018, em relação a 2017, a cesta de higiene e beleza cresceu 5% em valor e 1,3% em volume. Os números foram apresentados por Tathiane Frezarin, diretora da unidade de novos negócios da Kantar, durante a segunda edição, o Curso CI Cosméticos Capilares, organizado pela Innovation Business Media e promovido pelo Portal Cosmetic Innovation, no dia 21, no Green Place, em São Paulo.
Durante sua apresentação para cerca de 50 participantes do curso, a executiva citou que as características mais consideradas para compra de produtos para cabelos são “boa relação entre preço e qualidade” (63%) e “fragrância do produto” (60%). “A Kantar monitora semanalmente mais de 11 mil lares em todo o Brasil. Isso permite direcionar estratégias de desenvolvimento de novos produtos”.
Entre as oportunidades no mercado de haircare, Tathiane apontou a hiper segmentação de produtos e comunicação, a maior demanda por ativos naturais e formulações isentas de ingredientes considerados perigosos. Ela também destacou o crescimento da demanda por produtos masculinos e do interesse pelas águas micelares, já consolidadas no segmento de skincare.
Conhecimento
Juliana Lusa, analista de assuntos regulatórios da Beauty Color, considerou o curso bastante dinâmico, especialmente em relação às tendências: “Achei muito interessante conhecer como as empresas de pesquisa chegam aos resultados sobre os hábitos do consumidor”. Ela sugeriu que nas próximas edições do curso sejam incluídos temas sobre assuntos regulatórios.
Já Kesia Franco, que atua em P&D na Mac Paul, destacou um interesse maior sobre o uso técnicas para avaliação de dano e claims de proteção térmica, tema abordado pela pesquisadora de pós-doutorado de física da USP, Cibele Castro. “Gostaria muito de me aprofundar neste tema, bem como sobre o microbioma do couro cabeludo”, disse.
À frente Biotiê, nova marca de cosméticos que está nascendo em São Carlos (SP), Renata Tiossi, viu no curso a oportunidade de encontrar insights e conhecimento técnico para apoiá-la nessa empreitada. “Tenho muito interesse em conhecer substitutos naturais em ingredientes para cabelos, além de legislação e hábitos de consumo”.
“Preparamos um programa bem mais técnico e isso agradou os participantes”, comemora Francine Laurindo, sócia-diretora da Innovation Business Media, lembrando que a grade do curso também contou com Tatiele Katzer, mestre em ciências farmacêuticas e tricologista; Adilson Marinheiro da Silva, especialista em engenharia e inovação em fisiologia capilar, e Celso Martins Jr., vice-presidente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT) e diretor da Grandha Professional Hair Care, além de palestras promovidas pela Ajinomoto e Seppic Brasil, patrocinadoras do evento.