Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Artigos TécnicosOLEA-HT™10 – Luz azul: Pandemia Negligenciada

OLEA-HT™10 – Luz azul: Pandemia Negligenciada

  • Written by:

A luz solar é composta por raios eletromagnéticos de diferentes comprimentos de onda, entre eles a luz azul. Essa radiação também está presente na luz artificial, emitida por tablets, smartphones e computadores. Com nossa rotina cada vez mais híbrida, dividida entre o convívio digital e presencial, ficamos mais susceptíveis às consequências da prolongada exposição à essa radiação.

Sua permeação na pele é muito maior quando comparada a radiação ultravioleta, apresentando grande influência na geração do estresse oxidativo.

Pesquisas demonstram que a luz azul pode levar a alterações nas células devido à processos oxidativos, acelerando o envelhecimento celular, através da liberação de citocinas pró-inflamatórias, causando danos ao DNA e, até mesmo, colaborando para alterações de pigmentação.

A BIONAP (Bioactive Natural Products), valorizando a tecnologia de obtenção de ativos botânicos de alta performance, através de processos sustentáveis alinhados ao conceito Green Tech, desenvolveu o ativo OLEA-HT™10, obtido a partir de um exclusivo processo de produção do azeite de oliva siciliano, capaz de reduzir os efeitos nocivos da luz azul.

OLEA-HT™10 é padronizado em elevadas concentrações de hidroxitirosol e tirosol (10-12%), duas substâncias conhecidas pelo seu importante potencial antioxidante. Desse modo, o ativo atua reduzindo os radicais livres, preservando assim a integridade celular da pele, proporcionando uma pele mais radiante, uniforme e com elasticidade preservada.

Em estudo realizado com queratinócitos e fibroblastos, OLEA-HT™10 demonstrou auxiliar na manutenção da viabilidade de células expostas à luz azul. O estudo utilizou células em cinco diferentes condições: Um grupo controle, que não foi irradiado com luz azul, um grupo controle / luz azul, que foi irradiado com a luz azul sem ser tratado previamente com OLEA-HT™10 e três outros grupos de células, tratados com concentrações crescentes de OLEA-HT10 (10, 25 e 50 mg/mL).

O pré-tratamento de queratinócitos e fibroblastos com OLEA-HT™10 aumentou consideravelmente a viabilidade celular nos grupos tratados com o ativo, reafirmando a propriedade protetora do ativo contra danos induzidos pela luz azul.

O estudo também avaliou os cinco grupos de células quanto a geração de ROS (Reactive Oxygen Species). Foi verificada uma redução significativa e dose-dependente na geração de ROS no grupo de células tratadas com o ativo. A redução chegou a 50% em queratinócitos e a 68% em fibroblastos, quando em comparação com o controle / luz azul.

Um terceiro estudo avaliou os efeitos promovidos pelo OLEA-HT™10 na MMP-1 (colagenase), MMP-12 (elastase) e no Colágeno tipo I. O estudo utilizou queratinócitos e fibroblastos em seis diferentes condições: Um grupo controle, que não foi irradiado com luz azul, um grupo controle / luz azul, que foi irradiado com a luz azul sem ser tratado previamente com OLEA-HT™10 e quatro outros grupos de células, tratados com concentrações crescentes do ativo (10, 25, 50 e 100 mg/mL).

Os resultados demonstraram que o pré-tratamento de fibroblastos com OLEA-HT™10, não apenas protegeu o colágeno da degradação, mas, foi capaz de estimular sua síntese de maneira dose-dependente.

Para saber mais sobre o  OLEA-HT™10  e demais produtos do portfólio da BIONAP no Brasil, entre em contato com a Divisão Industrial da Galena em: [email protected] ou 0800 14 41 50.

fsmip_meta_s_enable_floating:
yes
fsmip_meta_s_enable_post_icons:
yes

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Website Redesign Experts