Ontex Group compra negócio de fraldas da Hypermarcas por R$ 1 bi
A farmacêutica Hypermarcas assinou contrato de venda do seu negócio de produtos descartáveis para a Ontex Group, pelo preço de R$ 1 bilhão. O montante deverá ser pago em dinheiro no fechamento da transação, previsto para o primeiro trimestre de 2017.
O negócio é composto pelas marcas de fraldas infantis Pom Pom, Cremer e Sapeka, além da Bigfral, marca líder no Brasil no segmento de fraldas para adultos. No intervalo de 12 meses encerrados em 30 de setembro deste ano, a divisão gerou receita líquida de R$ 1,2 bilhão.
Com a conclusão da venda para a Ontex, a posição de caixa líquido “pro forma” da Hypermarcas, sem considerar a geração operacional de caixa, será de R$ 1,7 bilhão.
Veja aqui o que já tínhamos informado. Leia também o informe publicado no site da Ontex, em inglês.
A venda do negócio de fraldas da Hypermarcas não englobou a área do centro de distribuição localizada em Goiânia. Se fizesse parte da negociação, como inicialmente previsto, equivaleria a mais R$ 200 milhões no valor de venda de R$ 1 bilhão, mas a Ontex decidiu alugar o CD da Hypermarcas, segundo fontes.
A operação marca a entrada da Ontex no Brasil, assim como a ampliação da atuação na América Latina, onde só atua no México. Em março, a Ontex anunciou a aquisição de 100% do grupo mexicano PI Mabe.
A Ontex estaria considerando a hipótese de expandir a produção ou venda no Brasil da linha de itens de higiene descartáveis, como absorventes higiênicos e fraldas para adultos e idosos, segundo uma fonte. Atualmente, parte da produção está no México.
A Ontex opera globalmente com marcas para a linha de itens para adultos como Canbebe, Fiore, Helen Harper, iD e Serenity, e para crianças, com as linhas BBTips, BioBaby, Kiddies e Chicolastic, entre outras.
Com a transação, a Hypermarcas conclui a reestruturação do portfólio, “com o objetivo de se tornar uma empresa farmacêutica pura”.
Fonte: Valor Econômico