Pesquisa global realizada pela NIVEA revela o perfil da mulher brasileira em relação ao uso do protetor solar
Pesquisa global realizada pela NIVEA revela o perfil da mulher brasileira em relação ao uso do protetor solar e também norteia novidades da marca no Brasil.
Há 101 anos, a NIVEA atua no mercado mundial com foco em oferecer produtos inovadores que atendem às necessidades e anseios dos consumidores. São várias as referências utilizadas em seus processos de Pesquisa e Desenvolvimento (R&D). Mas, sem dúvida, os chamados consumer insights destacam-se nesse contexto. Tanto que para nortear os produtos para a temporada de verão 2012/2013 essa “fórmula” foi determinante. E levou a empresa realizar pesquisa voltada a revelar costumes em relação ao uso do protetor solar, com cerca de cinco mil mulheres em nove países, incluindo o Brasil.
“Saber o que os consumidores esperam de um produto é algo que a NIVEA preza muito e com o qual realmente se baliza para desenvolver produtos. No caso da categoria solar, sabemos que existe o desejo de bronzeado, porém cada vez mais associado ao fator proteção. E esse foi um input que gerou nosso Protect&Bronze, formulado a partir das dicas de consumidoras brasileiras e hoje grande sucesso global da marca. Por isso, nos dedicamos a sempre apurar o que é de fato desejado pelo consumidor”, diz Tatiana Ponce, diretora de Marketing da BDF NIVEA Brasil, referindo-se ao novo estudo.
Na pesquisa, alguns pontos mostraram-se muito valorizados, como a demanda por dados mais destacados nas embalagens dos produtos. “Isso foi algo manifestado principalmente por brasileiros, o que nos levou a aumentar, nós rótulos, o tamanho da informação sobre FPS. Maior tamanho de embalagens foi também apontado como relevante, fatores considerados entre nossas novidades para a atual temporada”, cita Tatiana. Ela explica ainda que os consumidores ouvidos no estudo disseram enxergar com bons olhos um portifólio com várias opções de FPS, o que motivou a NIVEA a incrementar em sua linha infantil produto com FPS 30 e lançar spray em versão FPS 50, preenchendo essas suas lacunas anteriores.
“Biotipo” – No Brasil, o estudo revelou também uma espécie de “biótipo” da proteção solar, mapeado entre o público feminino: Vaidosas (30%) – afirmam que às vezes vale a pena até se expor um pouco mais ao sol para garantir o bronzeado; Cautelosas (20%) – normalmente são responsáveis pela proteção da família – estão sempre protegidas, mas não deixam de aproveitar o sol. Acreditam que um dia de sol implica em proteção; Engajadas (10%) – desejam bronzeado e proteção na mesma medida. São mais “antenadas” e buscam inovação; Super Protegidas (10%) – se expõem ao sol somente nos horários recomendados e sempre com o máximo fator de proteção, pois se preocupam com os efeitos do sol.
E é justamente para atender a estes e outros eventuais perfis de consumidoras que a NIVEA oferece atualmente ampla linha de protetores solares, todos com fórmula dermatologicamente testada para proporcionar proteção contra os efeitos nocivos dos raios UVB e UVA, este último responsável pelo fotoenvelhecimento (que provoca perda de elasticidade da pele, manchas e rugas). Além disso, os produtos oferecem rápida absorção e são resistentes à água. Clique aqui e confira destaques da linha.